Sunday, November 28, 2004

CAIXA: Don't Try This At Home & The Making Of V - Spock's Beard

No início, confesso que fiquei meio receoso com este show, pois não sabia o que esperar da banda ao vivo. Claro, em estúdio eles são simplesmente fantásticos, e para o meu gosto pessoal, superam em muito várias bandas progressivas mais atuais e atualizam o rock progressivo. Os discos ao vivo da banda, Don't Try This At Home e Don't Try This At Home Either tem alguns cortes e passagens com qualidade de som não tão alta, mas audível, então eu estava me preparando para ver meus 154 reais desaparecerem no horizonte com aquelas asinhas, sacam? Cara, eu estava errado! Foi um dos shows mais legais que eu já presenciei!

A gravação do show de turnê do disco Day For Night é uma união dos dois discos da banda ao vivo supracitados, algo que o Genesis já havia feito com The Way We Walk, juntando o The Shorts e o The Longs em um único DVD. De ponto negativo nesse show do Beard só ficam 3 coisas, que, mesmo existindo, não tiram o brilho da apresentação do quinteto liderado por Neal Morse: a qualidade de som é estereo, mas tem um pouco aquela sonoridade de bootleg, em que você tem que aumentar um pouco o volume da TV para escutar legal, mas o som é ótimo; as câmeras são bem limitadas em termos de visão, proporcionando quase sempre os mesmos ângulos, mostrando uma filmagem um tanto amadora; a iluminação também é meio precária, acho que os operadores de luz quiseram fazer um lance meio anos 70, com aquele jogo de luzes estilo state-of-the-art, mas o que conseguiram foi um visual de recital de estudante de música bem aquém do previsto.

Apesar disso tudo, o DVD é diversão garantida! Creio eu, que, considerando os limitados recursos que a banda possui para fazer uma filmagem de alto nível, como em um Rush In Rio por exemplo, e adicionando o fato que trata-se de uma banda que não tem muita divulgação de seu trabalho, considero que os caras deram o melhor de si para trazer este material até nós. Nele, você verá a banda em um show grandioso, dá para perceber claramente que os caras estavam inspiradíssimos naquela noite!

O show abre já com uma música inédita, "Day For Night", que a banda apresenta seguida da excelente "In The Mouth Of Madness". Já nessas duas, Neal mostra um carisma como poucos tem e interage com o público presente e com a banda, sempre com muito bom humor, seja mandando ver em seu teclado ou chamando o pessoal presente para cantar junto, ou até mesmo dando de mão beijada o microfone para alguém da platéia se sentir astro por um dia, como foi o caso de uma feliz fã que pode cantar os refrões de "Skin". Os outros membros também são extremamente carismáticos, até mesmo o Dave, o mais quieto da banda, que uma vez ou outra dá ares de Chris Squire. Destaque mais do que merecido também para Ryo, que vez ou outra faz seu teclado literalmente tremer nas bases, tendo seus acessos de Jon Lord e Keith Emerson.

Destaques no show? Eu diria o show INTEIRO! Temos a performance magistral da banda na dificílima "Gibberish", que tem os famosos coros de vozes estilo Gentle Giant e Yes que a banda costuma fazer. Temos o fantástico épico "The Healing Colors Of Sound", em que hora vemos Neal em seu teclado, hora vemos o articulado músico tocando seu violão doze cordas e ao mesmo tempo comandando o show de forma surpreendente. O cara é um monstro! E é sempre muito divertido quando ele resolve interagir com os caras da banda. Ou quando Alan faz ruídos com sua guitarra, após um solo divertidíssimo, ou mesmo ao desfecho emocionante do épico, com a mais do que aprovação da platéia que até canta os coros junto com a banda e depois na seção final, em que vemos Al dar a volta no palco, indo parar lá atrás, na ponte, igual Alex Lifeson e Geddy Lee faziam em A Show Of Hands. FANTÁSTICO! Isso é que é dinâmica!

Outros momentos ótimos do show são a belíssima "June" em que Nick vem para frente animar a platéia, aliás, ele também se revela aqui, seja tocando violão ao lado dos irmãos Morse, bem a lá G3 em "The Doorway", seja na sensacional "The Light" em que a banda INTEIRA se junta para fazer a percurssão, ou mesmo quando Neal vai tocar bateria e Nick vem para o front na excelente cover do Genesis, "Squonk", em que a banda reitera mais uma vez sua paixão pelo antológico trabalho da banda de Peter Gabriel, Phil Collins e companhia.

Há também a performance magistral de "Go The Way You Go", um solo de keytar alucinante em que Ryo até vai para o meio do público e tem seu momento 'Rick Wakeman' e ao final o fechamento com a ótima "Waste Away", terminando com o riff de "Fire" do Jimi Hendrix. Um show simplesmente sensacional!

Os extras também são muito interessantes. Há momentos na casa de Neal em que a banda está compondo as partes vocais de "Gibberish" e "The Gipsy" do "Day For Night", ou uma cover muito bacana em que a banda se diverte tocando "Space Truckin'" do Deep Purple, e um vídeo com os irmãos Morse, em "The Legend Of The Morse Brothers".

Temos também no pacote, o DVD com o fascinante e divertido documentário do processo de gravação de "V" e alguns extras muito bacanas como o videoclipe promocional de "All On A Sunday", uma versão acústica de "The Doorway" sem Ryo, outra versão ao vivo de "Go The Way You Go" e o mais legal de tudo, um vídeo de "June" com um convidado muito estranho vestindo uma máscara de Ace Frehley que simplesmente chega, cumprimenta todos e vai para a bateria, assim do nada. Quem? Ah, você não quer que eu estrague a surpresa, quer? OK, uma dica: tocou com a banda de Neal Morse. Pense. Este DVD costumava ser vendido separadamente até meados de 2001, quando o grupo resolveu juntar tudo em um único pacote. Vale a pena checar o processo de composição das músicas, é tudo muito detalhado, mostrando os mecanismos, os meios, enfim, para o fã, um presentão.

Por último, o CD bônus que está também sendo comercializado no pacote triplo de Snow, com a cover do Yes e outtakes das gravações do disco duplo. Este terceiro disco é exatamente o mesmo que vem na edição tripla do álbum, a única diferença é o selo do CD, mas o conteúdo é o mesmo.

Desnecessário dizer que é um pacote simplesmente IMPERDÍVEL para um fã casual ou declarado da banda, ou mesmo para quem gosta de rock progressivo e pode gastar em torno de 50 dólares no pacote, pois só é comercializado no exterior, não tem no Brasil. Se você puder gastar um dinheiro a mais, não deixe passar este DVD, você não vai se arrepender.

Don't Try This At Home & The Making Of V (2002)
(Spock's Beard)
Nota: 8,5 / 10

Setlist:
Disco 1 - Don't Try This At Home: Live In Tilburg:
01. Day For Night
02. In The Mouth Of Madness
03. Skin
04. Gibberish
05. Go The Way You Go
06. June
07. The Healing Colors Of Sound
        a. The Healing Colors of Sound Part 1
        b. My Shoes
        c. Mommy Comes Back
        d. Lay It Down
        e. The Healing Colors of Sound Part 2
        f. My Shoes (Revisited)

08. Ryo's Solo
09. The Doorway
10. The Light
11. Squonk
12. Waste Away / Fire
Material bônus:
Gibberish (Day For Night Studio Sessions)
The Gypsy (Day For Night Studio Sessions)
Space Truckin' (Live In Lansing)
The Legend Of The Morse Brothers

Disco 2 - The Making Of V:
"The Making Of V" Documentary
Material bônus:
All On A Sunday (Promo Video)
The Doorway (Border's In-Store Performance)
June (Live In Chicago)
Go The Way You Go (Live In L.A.)

Disco 3 da Special Limited Edition do álbum Snow:
01. South Side of the Sky (Yes)
02. The Good Don't Last / Open Wide the Flood Gates (live acoustic)
03. Working on 'Devil / Fiddly / Disco'
04. Looking for Answers (live acoustic)
05. Stranger in a Strange Land (demo)
06. 4 O'Clock
07. Working on Ryo's Solo
08. Lost Bass Solo
09. The Light (live acoustic)
10. Working on 'I Will Go'

Selos: InsideOutMusic

Spock's Beard é:
Neal Morse: voz principal, teclado e violão
Alan Morse: guitarra, violão, voz
Dave Meros: baixo, voz
Ryo Okumoto: órgão hammond, keytar e mellotron
Nick D'Virgilio: bateria, percussão, violão, voz e voz principal em "Squonk"

Discografia:
Noise Floor (2018)
The First Twenty Years (2015) - compilação
The Oblivion Particle (2015)
Brief Nocturnes and Dreamless Sleep (2013)
- X (2010)
- Spock's Beard (2006)
Octane (2005)
Feel Euphoria (2003)
Don't Try This At Home & The Making Of V (2002) - DVD
Snow (2002)
V (2000)
Day for Night (1999)
The Kindness of Strangers (1998)
Beware of Darkness (1996)
The Light (1995)

Site oficial: www.spocksbeard.com

No comments:

Post a Comment