Saturday, July 3, 2004

CD: Day For Night - Spock's Beard

Este é considerado por alguns, como o disco mais fraco do Spock's Beard até então, porém, não deixa de ser um ótimo disco, que puxa um pouco mais para as referências mais pop que a banda deliciosamente imprime na grande maioria de suas composições, sem é claro deixar a veia progressiva desaparecer ou ser sobreposta pela veia pop. Tudo funciona de maneira muito bem equilibrada. Em uma opinião pessoal, acho esse disco satisfatório para uma banda deste porte. Pessoalmente é um dos meus favoritos do grupo. 

O disco abre com "Day For Night" que tem um jogo de vocais muito legal e bem trabalhado, além do instrumental de costume. Em seguida vem "Gibberish", que se mostra bem mais interessante, e que puxa várias referências de um Yes, com deliciosos jogos de vocais. Os solos de Alan também são bem legais. "Skin" é uma boa música pop, que inclusive lembra um pouco o Roxette. Não sei se a referência é essa, mas lembra!

A seguir, uma belíssima introdução de violão espanholada inicia a belíssima "The Distance To The Sun", uma das mais belas baladas que a banda já fez. A próxima, "Crack The Big Sky", uma longa, retorna novamente ao progressivo, com uma excelente veia jazzística e arranjos excelentes, acompanhados como sempre de um instrumental impecável e as excelentes interpretações vocais frenéticas de Neal, facilmente uma das melhores do disco! O início misterioso de "The Gypsy" causa um certo estranhamento, mas é uma excelente e dançante música com um clima bem denso e viajante. E mais uma vez a banda arrisca uma balada pop no melhor estilo Elton John, "Can't Get It Wrong" uma bonita música, poderia ter sido melhor, mas quem às vezes não tem esses lapsos de tentar algo mais simples e direto?

E a seguir, vem o momento que acredito que todos estavam esperando! "The Healing Colors Of Sound - part 1" dá a partida para uma seqüencia non-stop de faixas que formam um todo. Um excelente e inspirado instrumental dá início à frenesi progressiva, com Alan mandando ver nos ótimos solos de guitarra, para em seguida cair na densa e boa "My Shoes" com melodias de piano muito legais, e uma leve veia jazzística, e logo na seqüência entra a ótima e funkeada "Mommy Comes Back", com passagens de guitarra muito legais, Alan está bastante inspirado neste disco para compor riffs. Tenho certeza que os caras se divertiram muito escrevendo isto; segue com a lenta e compassada "Lay It Down", com seu refrão lembrando de leve "The Carpet Crawlers" do Genesis. Segue para "The Healing Colors Of Sound - part 2", tão bela quanto sua primeira parte e tudo termina em seguida, com a reprise de "My Shoes (Revisited)" onde Alan capricha na seqüência de fechamento, nos solos de guitarra, inspiradíssimos! A última faixa, "Urban Noise", é somente Alan tirando um rápido efeito de distorção de sua guitarra.

E para a versão européia do disco, segundo as notas de Neal, ainda tem uma cover de uma banda local que os caras costumavam assistir, chamada Code Blue, com a música "Hurt", uma música bem legal de rock, e algo bem diferente do que a banda costuma fazer. Bem, para quem fez algo inusitado como "Into The Fire" já não é mais surpresa!

Resumindo, um disco da banda que começa morno, vai esquentando as turbinas e termina extremamente bem. Nada mais do que o esperado, vindo do Beard. Se não é o melhor disco da banda, ao menos não fica devendo no básico! Pode pegar tranqüilamente e deliciar-se.

Day For Night (1999)
(Spock's Beard)
Nota: 8 / 10

Tracklist:
01. Day for Night
02. Gibberish
03. Skin
04. The Distance to the Sun
05. Crack the Big Sky
06. The Gypsy
07. Can't Get It Wrong
(The Healing Colors of Sound)
08. I. The Healing Colors of Sound Part 1
09. II. My Shoes
10. III. Mommy Comes Back
11. IV. Lay It Down
12. V. The Healing Colors of Sound Part 2
13. VI. My Shoes (Revisited)
14. VII. Urban Noise
Bonus da versão européia:
15. Hurt (Code Blue)

Selo: Metal Blade

Spock's Beard é:
Neal Morse: voz principal, teclado e sintetizador
Alan Morse: guitarra, mellotron voz
Dave Meros: baixo, voz
Ryo Okumoto: órgão hammond e mellotron
Nick D'Virgilio: bateria, voz

Discografia:
Noise Floor (2018)
The First Twenty Years (2015) - compilação
The Oblivion Particle (2015)
Brief Nocturnes and Dreamless Sleep (2013)
- X (2010)
- Spock's Beard (2006)
- Octane (2005)
- Feel Euphoria (2003)
Don't Try This At Home & The Making Of V (2002) - DVD
- Snow (2002)
- V (2000)
- Day for Night (1999)
The Kindness of Strangers (1998)
Beware of Darkness (1996)
The Light (1995)

Site oficial: www.spocksbeard.com

No comments:

Post a Comment