Thursday, April 14, 2016

ESPECIAL: Universo Estendido DC

Este artigo se refere ao 3º universo de super-heróis dos cinemas, o Universo Estendido DC, que começou em 2013 com o filme Man of Steel. Aqui você poderá acompanhar os filmes que já saíram, bem como os próximos lançamentos que sairão ao longo dos anos. Conforme este universo expande, este artigo será atualizado, então ficará mais fácil para todo mundo acompanhar.

Sentindo-se perdido em relação aos vários universos cinemáticos compartilhados no cinema? Seus problemas acabaram! Eu resolvi escrever estes artigos para te ajudar, e também me ajudar a acompanhar estas séries de filmes de mundos mais abertos.

Outros universos:

DC Comics:
O Universo Animado da DC (DCAU) - 1992-2017
A Série de Filmes DCUAOM da DC Comics
Arrowverse televisivo da DC
- Universo Estendido DC
Universo de Filmes Animados da DC (DCAMU) - 2013-2020

Marvel Comics:
X-Men - Marvel / Fox - 2000-2020
Universo Cinemático Marvel
Universo Marvel da Sony

Outros:
A série clássica dos Monstros da Universal - 1923-1960
Dark Universe (Monstros da Universal do século XXI)
- O MonsterVerse da Warner Brothers

Sempre que se sentir perdido, vá na opção Especial, aí do lado direito do menu do meu blog, e procure estes artigos, que você poderá acompanhar estes universos tranquilamente, porque eu vou mantê-los sempre atualizados. Ou então vá na busca lá em cima no canto superior esquerdo, e digite "universo cinemático" e qual universo você quer. Mas antes de tudo, uma introdução. Role mais abaixo para ver a relação de filmes se você quiser pular o texto.

Vendo que a ideia de universo compartilhado estava dando certo para a Marvel Studios, com seu Universo Cinemático Marvel, a Warner Brothers e a DC Comics resolveram tentar entrar na jogada, chamando o seu universo nos cinemas de Universo Estendido DC, mas se quiser, por questões de facilidade, chamar de "cinemático" mesmo, eu até prefiro, não sei por que escolheram chamar de "estendido", mas tudo bem. Antes disso, a DC ainda tentou conduzir seus filmes de heróis de forma separada, ou seja, da forma clássica, sem fusão de universos, o que acabou originando a trilogia do Batman de Christopher Nolan, composta dos filmes Batman Begins, The Dark Knight e The Dark Knight Rises, além da animação spin-off Batman: Gotham Knight, trilogia que deu um reboot no Batman e o trouxe de volta aos holofotes, após o fracasso retumbante da série anterior do morcego dirigida por Tim Burton e Joel Schumacher.

Como Nolan preferia deixar o seu Batman ser uma coisa própria, sem mistura de mundos, e a Warner/DC não sabia como vencer a Disney/Marvel na concorrência, teve-se uma longa demora até que a DC finalmente resolvesse por também compôr um universo cinemático seu. Este atraso imenso acarretou prejuízos para a editora, que ficava a ver navios e sem ter filmes para concorrer, uma vez que as únicas coisas que o estúdio conseguia trabalhar bem, eram o Superman e o Batman. Tentaram fazer um filme do Lanterna Verde com Ryan Reynolds, Green Lantern, de 2011, mas foi um verdadeiro fracasso. Por isso, a DC continuou ainda um longo tempo com seus filmes na geladeira e apenas lançando seus longas-metragens animados, que sempre foram sensacionais e traziam os personagens exatamente como queríamos que eles fossem.

Parecia sempre que a única coisa que a DC sabia fazer bem, eram animações, e nisso, realmente a DC sempre se sobressaiu imensamente em relação à Marvel e continua se sobressaindo ainda hoje. Se você quer assistir excelentes histórias dos personagens da DC, eu recomendo que você vá atrás das animações, que sempre nos impressionam de alguma forma e nunca decepcionam. Todo o universo compartilhado da DC, portanto, foi sempre trabalhado nas animações que saíam direto para DVD. Sendo assim, a editora sempre contou com este universo animado, a série do Superman do saudoso Christopher Reeve e a trilogia de Nolan como carros-chefes de ofertas suas.

No entanto, após o fim da trilogia de Nolan e o início do universo televisivo da série Arrow, ideias começaram a circular pelo estúdio da Warner, ideias de Christopher Nolan, David Goyer e outros, que começaram a visualizar uma forma de tentar trazer seu universo compartilhado para o cinema, tentando não parecer que estavam indo na onda da proposta cinemática da Marvel. Assim, surgiu o primeiro filme deste universo em 2013, e aqui está a lista de filmes que compõem este universo compartilhado a partir de então.

Este não é um universo tão bem planejado quanto foi o da Marvel Studios, até porque o da Marvel já nasceu planejado, o que a DC está tentando fazer na verdade, é se segurar, correr contra o tempo para recuperar o terreno que perdeu no cinema em relação à Marvel devido à demora para ter começado a agir, mas de qualquer forma, estão se esforçando, portanto, estes são os filmes já confirmados do Universo Estendido DC.

FILMES:

01. Man of Steel (2013)
(O Homem de Aço)
Diretor: Zack Snyder

02. Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)
(Batman vs Superman: A Origem da Justiça)
Edição Definitiva (2016)
Diretor: Zack Snyder

03. Suicide Squad (2016)
(Esquadrão Suicida)
Diretor: David Ayer

04. Wonder Woman (2017)
(Mulher-Maravilha)
Diretora: Patty Jenkins

05. Justice League (2017)
(Liga da Justiça)
Diretores: Zack Snyder, Joss Whedon

06. Aquaman (2018)
(Aquaman)
Diretor: James Wan

07. Shazam! (2019)
(Shazam!)
Diretor: David F. Sandberg

08. Wonder Woman 1984 (2019)
(Mulher-Maravilha 1984)
Diretor: Patty Jenkins


DCEU: O balanço geral:
1 - 2013 a 2017;
2 - 2018 a 2019.

Pôsteres:

09. Cyborg (2020)
(Ciborgue)
Diretor: (desconhecido)

10. Green Lantern Corps (2020)
Diretor: (desconhecido)

Relação sem data:
- Batgirl;
- The Batman;
- Black Adam;
- Flashpoint;
- Gotham City Sirens;
- Justice League Dark;
- Nightwing;
- Suicide Squad 2.

Sem nomes (apenas sondados):
- Birds of Prey;
- Deadshot;
- Deathstroke;
- Harley Quinn;
- Harley Quinn and the Joker;
- Justice League 2;
- Lobo;
- Man of Steel 2.










 


No comments:

Post a Comment