Thursday, August 27, 2015

FILME: Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) - especial Batman na Tela: edição 21

Um novo universo de Batman surge, o de Christopher Nolan. O diretor teve um ótimo início em Batman Begins, que apesar de não ter sido o mais rentável dos três filmes, conseguiu um lucro excelente na bilheteria e animou o pessoal da WB a seguir em frente com o recomeço. Eis que um cara chamado Jordan Goldberg tem a ideia de fazer um spin-off deste novo universo, convocando assim a equipe do departamento animado da DC, criadora do universo animado clássico. Este spin-off, seria parte da campanha viral que estava rolando à época que estávamos aguardando o segundo filme da franquia, The Dark Knight. Eles estavam dispostos a fazer histórias do Batman no estilo anime, o estilo japonês de animação, algo bem semelhante com o que foi feito com Animatrix. Ótima ideia! Para isso, a equipe de animação da WB/DC teve que chamar ajuda de fora, com animadores japoneses autênticos para lhes ajudarem nessa empreitada. Este lançamento então é o marco inicial do Batman na série de animações em longa-metragens novas do DCUAOM.


O selo DC Universe Animated Original Movie (DCUAOM) é o resultado do sucesso que a equipe de animação da DC teve com seu clássico DCAU anos antes e que acabou em 2005. Através deste selo, a WB/DC continuaria sua tradição em lançar longas animados adaptando arcos de histórias das HQs da DC Comics para seus filmes. Isso garantiria a liberdade dos artistas em poder serem o mais fiéis possível às histórias originais em filmes voltados aos fãs dessas histórias, sem a necessidade de ter que atingir públicos mais variados como é o caso dos filmes em live-action.


No caso do Batman, a equipe de animação havia se comprometido a ajudar a expandir o universo do morcego nos cinemas e a manter viva a expectativa do público em geral para o próximo filme, The Dark Knight. Portanto, este seria um projeto diferenciado daquilo que os animadores estavam desenvolvendo até agora, e por diferenciado, eu também quero dizer que foi muito interessante!

Eu não sou um fã de animes em geral. Ouço falar muito por aí dos animes mais famosos, como Naruto e coisas semelhantes, mas eu não acompanho o que sai de animes por aí. Tive minha época de animes quando garoto e tokusatsus também, assistia Jaspion, Changeman, Jiraia, e mais tarde mergulhei em animes famosos, como Cavaleiros do Zodíaco e Dragonball, por exemplo, assistia essas coisas feito louco no Cartoon Network, então eu conheço bem as mecânicas dos animes. Mas depois de alguns anos, comecei a enjoar de acompanhar e larguei mão. Porém, eu gosto muito do traço dos animes, e quando eu consigo achar coisas mais sucintas e que prendem minha atenção, como os filmes do Hayao Miyazaki, ou o clássico Akira, de 1988 que eu inclusive tenho em blu-ray, eu adoro poder estar conferindo. Aliás, uma das minhas animações modernas favoritas, Avatar: The Last Airbender, é um desenho feito com o traço dos animes, então eu curto sim, esse traço, e achei ótimo tentarem trazê-lo para o universo de Batman.

Esta coleção de trabalhos de curtas animados, no entanto é um lance experimental, o que quer dizer que algumas coisas deram certo, outras deram muito certo, e algumas deram errado, portanto, eu vou falar de cada uma das animações individualmente, pois além de serem trabalhos com traços diferentes, eles tem perspectivas diferentes, apesar de estarem interligados pelo tema principal. Vamos então dar uma olhada a fundo nos curtas de Batman: Gotham Knight.

(Eu obtive uma história para você)
Have I Got a Story for You (Studio 4°C)
Nota: 6,5 / 10

Este primeiro episódio é mais uma releitura da história "The Batman Nobody Knows", de Batman #250, história de 1973. Francamente eu não gostei muito dessa releitura, ainda prefiro muito mais o episódio "Legends of the Dark Knight" de TNBA, que pra mim é uma releitura bem mais bacana. O traço do desenho também não me agradou muito, quiseram estilizar a coisa de um jeito diferente, mas pra mim não funcionou. Isso sem contar que os diálogos ficaram bem mal escritos, com as crianças interagindo de forma bem pobre. Eles poderiam ter usado a linguagem de rua delas, mas trabalhado um pouco melhor as interações entre elas. Enfim, início com o pé esquerdo, bola fora, episódio descartável. A única coisa que ficou mais interessante foi a ideia que cada criança faz sobre o Batman, mas como o traço de desenho não ajuda tanto, isso ficou bem encoberto. Não que ele não funcione sempre, às vezes esse traço te dá uma sensação de desorientação interessante, por exemplo, funciona quando mostram o Batman mais parecido com um gárgula. Mas no geral, pra mim, foi mesmo uma bola fora. Passemos ao próximo.

Direção: Shoujirou Nishimi
Produção: Norifumi Fujita, Rika Hatakeda, Kazuma Taketani, Eiko Tanaka
Roteiro: Jordan Goldberg, Josh Olson
Trilha sonora: Christopher Drake

Estrelando: Kevin Conroy, Jason Marsden, Scott Menville, George Newbern, Corey Padnos, Crystal Scales, Alanna Ubach, Hynden Walch

(Fogo Cruzado)
Crossfire (Production I.G)
Nota: 9 / 10

Este aqui ficou sendo meu segundo curta favorito desta coleção! Ele aliás, foi uma das inspirações que usei para criar um personagem em minha fan fiction. Escrita pelo grande escritor Greg Rucka, conhecido por trabalhos como Gotham Central e No Man's Land, além de títulos na Action Comics e na revista da Batwoman, ele mostra dois detetives, Allen e Ramirez, tendo que levar um capturado para o Asilo Arkham, e na volta acabam se vendo, literalmente, no meio do fogo cruzado entre o chefe Maroni e O Russo, ou seja, a máfia italiana e russa que está aqui tomando as ruas de Gotham. O interessante aqui é a discussão se Batman é aliado ou não. Dois policiais com diferentes visões sobre o morcego duelam opiniões sobre a validade da polícia tendo a ajuda do vigilante mascarado. A trama é interessante, atmosférica e envolvente, se desenrola sem problema algum, de forma bem natural, o clima pesado também faz a história ficar bem mais interessante, o visual é excelente, a estética do traço da animação é uma das minhas favoritas aqui, enfim, um grande curta desta coleção.

Direção: Futoshi Higashide
Produção: Mitsuhisa Ishikawa, Rui Kuroki, Ryuji Mitsumoto
Roteiro: Jordan Goldberg, Greg Rucka
Trilha sonora: Kevin Manthei

Estrelando: Kevin Conroy, Jim Meskimen, Ana Ortiz, Corey Burton, Gary Dourdan, Jason Marsden, Scott Menville, Pat Musick, Rob Paulsen, Andrea Romano

(Teste de Campo)
Field Test (Bee Train)
Nota: 7,5 / 10

Em Field Test, Bruce Wayne e Lucius Fox testam um mecanismo magnético que aparentemente pode deter balas. No entanto, a ferramenta que o Cavaleiro das Trevas aplica em campo se mostra eficiente demais, determinando que o mecanismo pode ser perigoso para aqueles a sua volta. Bruce então volta de uma missão após deixar um capanga hospitalizado e decide que não usará o mecanismo com receio de ferir as demais pessoas acidentalmente, o que faz com que Batman reforce seu compasso moral de não tirar vidas e não permitir que vidas sejam tiradas. O episódio ainda mostra que a essa altura, Lucius Fox já sabe do pequeno segredo de Bruce Wayne, fazendo com que o comportamento dos dois em The Dark Knight não nos surpreenda tanto. O estilo de traço usado aqui é interessante, mas a roupa de Batman eu achei bem fora de contexto, não me agradou muito. O foco então aqui é com o desenvolvimento de mundo que a história nos proporciona.

Direção: Hiroshi Morioka
Produção: Mitsuhisa Ishikawa, Kôichi Mashimo
Roteiro: Jordan Goldberg
Trilha sonora: Robert J. Kral

Estrelando: Kevin Conroy, Corey Burton, Will Friedle, George Newbern, Rob Paulsen, Kevin Michael Richardson

(Na Escuridão Habita)
In Darkness Dwells (Madhouse)
Nota: 8 / 10

Este curta ficou bastante interessante porque ele expande o mundo criado a partir de Batman Begins. É também uma oportunidade de mostrar o trabalho do roteirista David Goyer, que escreve aqui o screenplay para o curta. Batman sai à caça do Espantalho e descobre que ele mantém um prisioneiro nos esgotos de Gotham onde habita uma criatura que atende pelo nome de Croc. O bacana é que temos a chance de ver um vilão que não aparecerá na trilogia de Nolan e de ver esse mundo de forma um pouco mais abrangente. O visual é bom e o traje de Batman se parece demais com o que Bale usa nos filmes, aliás, foi essa a ideia. Um curta ótimo, com uma história envolvente e que é meu terceiro favorito desta coleção, nos mostrando que existem mais coisas por baixo do submundo da Gotham dos filmes de Nolan do que imaginamos.

Direção: Yasuhiro Aoki, Yûichirô Hayashi
Produção: Yohei Hamada, Jungo Maruta, Masao Maruyama, Masayuki Narai, Fumiaki Otake, Yuichiro Sato, Daisuke Tanaka, Alex Yeh
Roteiro: Jordan Goldberg, David S. Goyer
Trilha sonora: Christopher Drake

Estrelando: Kevin Conroy, Corey Burton, Will Friedle, George Newbern, Rob Paulsen, Kevin Michael Richardson

(Trabalhando através da dor)
Working Through Pain (Studio 4°C)
Nota: 8 / 10

Este curta é uma belíssima viagem de volta às origens de Batman. No presente, Batman se encontra ferido em um esgoto, se arrastando como pode para poder sair e voltar à superfície. Paralela a essa história, vemos um flashback em que Bruce aprende a arte de domar a dor com uma mulher chamada Cassandra no Oriente Médio. Odiada pelos outros do vilarejo, Cassandra ensina a Bruce a diferença entre dor física e dor espiritual. O episódio é lindo, fantasticamente ambientado e possui simbolismos e poética que só um escritor gabaritado como Brian Azzarello, autor de duas HQs conhecidas do Batman, Broken City, Joker e autor da série 100 Bullets, seria capaz de prover, fazendo com que este episódio esteja empatado com Crossfire entre os meus dois segundos episódios favoritos da coleção.

Direção: Toshiyuki Kubooka
Produção: Norifumi Fujita, Rika Hatakeda, Eiko Tanaka
Roteiro: Jordan Goldberg, Brian Azzarello
Trilha sonora: Kevin Manthei

Estrelando: Kevin Conroy, David McCallum, Will Friedle, Brian George, Jason Marsden, Parminder Nagra, George Newbern, Rob Paulsen, Kevin Michael Richardson, Hynden Walch

(Pistoleiro)
Deadshot (Madhouse)
Nota: 9,5 / 10


Por fim, o meu episódio favorito desta coleção de seis curtas, Deadshot. Escrito por Alan Burnett, um dos cabeças por trás da série Batman TAS, Deadshot mostra o Cavaleiro das Trevas enfrentando o vilão do título e ilustrando as diferenças e semelhanças entre o vilão e o morcego. Enquanto Floyd Lawton e Bruce vieram de famílias ricas e tentaram representar a justiça em Gotham, Lawton acabou se tornando um assassino contratado, sem remorso de puxar o gatilho e foi aprisionado por Batman, se tornando então seu desafeto. Deadshot até já tentou substituir o morcego em uma saga de HQs. Aqui, Lawton é contratado para matar Gordon para o Russo, que anda sendo investigado pelo policial. Batman então, em uma manobra ousada, consegue deter o "vilão que nunca erra seu alvo" sem usar armas, apenas com a destreza e inteligência que lhe são características e salvar Gordon de receber uma bala na cabeça. O episódio até mesmo lembra um dos episódios de Batman TAS, tamanha que é a sensação nostálgica que ele passa. A animação é fantástica e fluída, Alfred auxilia o patrãozinho nesta missão e rola até uma maravilhosa cena de flashback mostrando a morte dos Wayne. O curta então termina este experimento com animes da DC, fechando esta visita ao universo anime de Batman com chave de ouro.

Direção: Jong-Sik Nam
Produção: Masao Maruyama
Roteiro: Jordan Goldberg, Alan Burnett
Trilha sonora: Robert J. Kral

Estrelando: Kevin Conroy, Gary Dourdan, Jim Meskimen, David McCallum, Jason Marsden, Pat Musick, Kevin Michael Richardson, Andrea Romano, Hynden Walch


De forma geral, Batman: Gotham Knight é um experimento realmente muito interessante com o Batman, eu não me lembro de terem feito animações com esse estilo antes no universo do morcego, mas que se trata de um conjunto de acertos e erros, isso é verdade. Felizmente muitos acertos marcaram a experiência, tornando essa caixa de DVD obrigatória, até mesmo para quem não está tão por dentro do universo dos animes. Recomendado!


Voltar à edição 20                                                                       Ir para edição 22



Batman: Gotham Knight (2008)
Título em português BR: Batman: O Cavaleiro de Gotham
Nota geral: 8 / 10

Histórias baseadas em criações e personagens de Bill Finger, Bob Kane e outros criadores
Produção geral: Toshiyuki Hiruma, Benjamin Melniker, Kimberly Smith, Emma Thomas, Bruce W. Timm, Michael Uslan

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
- Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
- Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
- Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
- Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
- Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
- Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
- Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
- Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Títulos relacionados:
- The Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) (2012)
The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas) (2008)
Batman Begins (Batman Begins) (2005)

Trailer:

No comments:

Post a Comment