Thursday, April 23, 2015

FILME: Batman: The Movie (Batman: O Homem-Morcego) - especial Batman na Tela: edição 3

E chegam finalmente os anos 60 na trajetória de Batman! Passados 17 anos desde a última produção voltada ao Homem-Morcego, muita gente, até por causa da falta de qualidade da coisa, havia esquecido completamente os seriados quarentistas da dupla dinâmica. Eu pessoalmente não os culpo, afinal. Enfim, após mais de uma década e meia, temos outra produção referente ao Batman. Este é o longa metragem que passou nos cinemas americanos em 1966 e que deu o sinal verde para uma das mais famosas e célebres séries camp de todos os tempos, Batman. O filme não estreou no Brasil na época, ficando o nosso país apenas com a série de TV. A produção foi feita inspirada nas HQs de Batman do período da famigerada Era de Prata dos quadrinhos e distribuída pela nova proprietária dos direitos dos personagens, a 20th Century Fox. Como a Columbia não soube o que fazer direito com os personagens, teve então que vender os direitos da série.

Deixarei mais esclarecimentos sobre o que vem a ser a Era de Prata para o artigo sobre a série em si, vamos aqui falar do filme. Primeiramente, eu tenho que confessar a todos uma coisa: eu não gosto desta tradução de Batman. Pois é, o Batman camp e comédia de Adam West não faz muito meu gênero. Mas eu sei muito bem que eu faço parte de uma minoria, mas eu tenho que deixar minha posição bem clara e cristalina para poder ser o mais honesto com todo mundo. Aliás, a própria arte que uso para exibir como abertura de meus especiais sobre o Batman já deixa claro quais são minhas interpretações favoritas do Batman, ou seja, o desenho animado dos anos 90, Christian Bale na trilogia de Christopher Nolan e o Batman da série de games Arkham. Esses três fazem parte do meu top 3 de melhores Batmen já criados fora dos quadrinhos. Falarei sobre isso em especiais futuros, mas no momento me aterei à interpretação de Adam West.

Bom, e sobre o que se trata este filme? É muito simples: o Coringa, o Pinguim, a Mulher-Gato e o Charada se juntam para caçar a dupla dinâmica e desintegrar a Organização das Nações Unidas! É isso. Este é o simples pano de fundo para termos Batman e Robin fazendo estripulias pela cidade de Gotham.

Vilões do filme reunidos: Lee Meriwether, Frank Gorshin, Burgess Meredith e Cesar Romero

Para quem gosta muito do humor camp e o estilo descompromissado de comédia do seriado, as cores vibrantes e vivas dos anos 60 e toda aquele clima light que a série impõe, então este filme é um prato cheio. Estão aqui reunidas todas as características que encantaram as pessoas daquela época e fizeram com que a série tivesse tanto sucesso. Bruce Wayne e Dick Grayson vão escorregar na entrada secreta da Batcaverna e aparecerem lá embaixo com seus trajes já devidamente vestidos, teremos o telefone vermelho para emergências de Batman, teremos frases de duplo sentido e brincadeira com as palavras com o comissário Gordon e o chefe O'Hara, Alfred e a tia Harriet, as exclamações de Robin, bonecos de borracha, luzes e todas aquelas cenas de luta clássicas do seriado com os letreiros enormes cobrindo a tela, "wham!", "splash", "soc", "pow!", "ouch!" e muito mais!

Heróis reunidos: Burt Ward, Adam West, Alan Napier, Madge Blake, Neil Hamilton e Stafford Repp

Isso sem contar com a clássica cena da dupla dinâmica subindo as paredes de incautos vizinhos com cordas. Sempre aparecia alguém lá da janela para bisbilhotar os heróis da série, lembra?



Isso e muitas outras surpresas que somente quem for apaixonado pelo estilo camp do seriado irá apreciar. Temos as pessoas em volta cumprimentando a dupla dinâmica, soldados reverenciando-os, temos as atitudes civicamente corretas do Batman de Adam West, que jamais nos remete à figura sombria e misteriosa dos quadrinhos e filmes, temos Batman correndo com uma bomba nas mãos e encontrando pelo caminho freiras, uma banda militar, e pombos na água, temos o Batman sendo atacado por um tubarão de borracha e usando o spray bat-repelente de tubarão para espantá-lo, enfim, uma centena de boas surpresas para os amantes da série de TV.

Cenas do filme: bat-repelente de tubarão e bat-bomba

Como este não é meu tipo de Batman favorito, então eu só tenho a dizer que, apesar disso, eu entendo perfeitamente quem gosta do seriado; apesar de não gostar desta versão de Batman, eu entendo de onde vem as pessoas que gostam tanto dela. Eu mesmo não me sinto na posição de criticá-la até porque foi a primeira versão de Batman que eu tive contato quando era moleque e a série era exibida no SBT. Falarei mais sobre a série em meu artigo da semana que vem. Quem se interessar pela "santa-série de TV dos anos 60!", o filme se encontra à venda no Brasil.



Voltar à edição 2                                                                             Ir para edição 4




Batman: The Movie (1966)
Título em português BR: Batman: O Homem-Morcego
Nota: 7 / 10

Direção: Leslie H. Martinson
Produção: William Dozier, Charles B. Fitzsimons
Roteiro: Lorenzo Semple Jr., Edmond Hamilton e Sheldon Moldoff (baseada nas HQs escritas por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson e Dick Sprang)
Trilha sonora: Nelson Riddle, Neal Hefti

Estrelando: Adam West, Burt Ward, Lee Meriwether, Cesar Romero, Burgess Meredith, Frank Gorshin, Alan Napier, Neil Hamilton, Stafford Repp, Madge Blake

Outros filmes desta série:
- Batman vs. Two Face (Batman vs. Duas Caras) (2017)
- Batman: Return Of The Caped Crusaders (Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica) (2016)
Batman: The Movie (Batman: O Homem-Morcego) (1966)

Trailer:


No comments:

Post a Comment