Sunday, December 12, 2004

DVD: The Way We Walk – Live in Concert - Genesis

Em 1991, o Genesis lançava seu tão esperado disco de retorno "We Can't Dance", após uma longa ausência sem material novo desde seu milionário "Invisible Touch" de 1986. Após isso, a banda sairia para uma longa turnê, onde reuniria, além das músicas do mais novo álbum, sucessos de seu período oitentista e clássicos que remetem à sua época de ouro, os anos 70, resultando desses shows, na gravação dos discos ao vivo The Way We Walk Vol. 1 - The Shorts e The Way We Walk Vol. 2 - The Longs.

Longos anos após esses feitos, a banda, infelizmente inativa, coloca em 2002 no mercado o excelente DVD The Way We Walk, numa apresentação gravada em 1992 que juntaria material do primeiro e segundo volumes dos discos ao vivo. Um show realmente inesquecível para quem teve a oportunidade de presenciar a banda em atividade, em uma performance excelente e mais intimista, em um teatro, o London's Earl's Court. Com iluminação state-of-the-art e telões enormes, a banda realiza uma ótima apresentação que vale muito a pena conferir.

Ao colocar o disco 1 e deixar o concerto rodar, o show abre com a vibrante "Land Of Confusion", seguida por duas músicas do novo disco, "No Son Of Mine" e a elaborada "Driving The Last Spike". A interessante "Old Medley" que a banda faz reúne as seguintes músicas:

- "Dance On A Volcano", apenas as duas primeiras estrofes, abrindo muito bem a medley;
- "The Lamb Lies Down On Broadway", com a banda executando boa parte da música, lembrando seu período final com Peter Gabriel;
- "The Musical Box", apenas a 'closing section' da música, com Collins tendo ares de Peter Gabriel, re-interpretando a personagem da história interpretada por Gabriel, em uma fantástica performance;
- "Firth of Fifth", fazendo apenas a parte instrumental da música numa recriação explêndida;
- "I Know What I Like" com a banda tocando praticamente toda a música, intercalada com trechos de outras;
- "That's All", com a banda já entrando em seu período mais acessível, música que foi muito bem encaixada na medley;
- "Illegal Alien", na verdade apenas uma citaçãozinha do refrão, nada mais do que isso;
- "Follow You, Follow Me", e após ela, a banda finalmente fecha a medley com a parte final de "I Know What I Like".

Após essa brilhante medley, os três remanescentes da banda executam, sem a ajuda dos sidemans Thompson e Stuermer a introspectiva "Fading Lights" e fecham o disco 1 com a ótima e crítica "Jesus He Knows Me", onde criticam os pastores de TV, sempre com muito carisma e bom humor.

Mudamos o disquinho e vemos que a parte boa do show realmente estava no disco 1 mesmo, mas isso não quer dizer que o disco 2 não seja bom. Temos aqui a ótima "Dreaming While You Sleep", a fantástica "Home By The Sea", a baladinha romântica "Hold On My Heart", que é bonita e até passa, mas mesmo assim destoa do tom da apresentação.

Após Collins apresentar o seu 'Domino principle' com o carisma de costume, a banda manda a fabulosa "Domino", e tem uma boa performance aqui, mas na minha opinião, não tão boa quanto foi em Live At Wembley Stadium. O mesmo pode-se dizer de "Home By The Sea". Então Chester e Collins mandam ver em seus drumkits em "The Drum Thing". Vale ressaltar que aqui a banda se despediu totalmente das drum machines, fazendo com que as músicas dos últimos discos tivessem uma sonoridade muito mais humana. É o que se pode dizer da dançante e divertidíssima "I Can't Dance", uma crítica divertida à música 'dance' que emergia, "Tonight, Tonight, Tonight" e de "Invisible Touch", clássico da era pop largamente executado pela banda, e que ao vivo, ganha uma cara realmente diferente de sua versão original com drum machine. Para fechar o show a ótima "Turn It On Again", mais um clássico da banda.

O DVD duplo ainda conta com a programação de turnê e entrevista com Collins, Rutherford e Banks, falando sobre as músicas escolhidas para o show, além de uma galeria de fotos. Outro recurso legal no DVD é a possibilidade de assistir a apresentação em 4 ângulos de câmeras diferentes. Algumas músicas aqui no DVD ficaram faltando, se comparado com o material ao vivo dos CDs, como "Throwing It All Away", "Mama", "That's All" e "In Too Deep", mas sinceramente não fazem falta, perante a excelente performance da banda aqui. Um DVD que realmente vale muito a pena conferir! Vale cada centavo do investimento para quem é fã, ou mesmo ouvinte casual.

The Way We Walk – Live in Concert (2002)
(Genesis)
Nota: 8,5 / 10


Setlist:
Disco 1
01. Land of Confusion
02. No Son of Mine
03. Driving The Last Spike
04. Old Medley
        a. Dance on a Volcano
        b. The Lamb Lies Down on Broadway
        c. The Musical Box (closing session)
        d. Firth Of Fifth (instrumental section)
        e. I Know What I Like
        f. That's All (excerpt)
        g. Illegal Alien (excerpt)
        h. Follow You, Follow Me (excerpt)
        i. I Know What I Like (closing)
05. Fading Lights
06. Jesus He Knows Me

Disco 2
07. Dreaming While You Sleep
08. Home By The Sea / Second Home By The Sea
09. Hold On My Heart
10. Domino
        Part 1: In the Glow of the Night
        Part 2: The Last Domino
11. The Drum Thing
12. I Can't Dance
13. Tonight, Tonight, Tonight
14. Invisible Touch
15. Turn It On Again

Selo: Virgin

Genesis é:
Phil Collins: voz, bateria, percussão
Mike Rutherford: guitarra, baixo
Tony Banks: teclados

Músicos de turnê:
Daryl Stuermer: guitarra, baixo
Chester Thompson: bateria

Discografia:
- Live Over Europe (2007)
14 from Our Past (2007)
Turn It On Again: The Hits - The Tour Edition (2007)
Platinum Collection (2004)
Live at Wembley Stadium (2003) - DVD
The Way We Walk – Live in Concert (2002) - DVD
...Calling All Stations... (1997)
We Can't Dance (1991)
Invisible Touch (1986)
- Genesis (1983)
3x3 (1981) - EP
Abacab (1981)
Duke (1980)
- Wind & Wuthering (1976)
- Selling England by the Pound (1973)
- Foxtrot (1972)
- Nursery Cryme (1971)
Trespass (1970)

Site oficial: www.genesis-music.com

No comments:

Post a Comment