Monday, January 22, 2018

CD: Standards - Seal

10 / 10
Ok amigo, vamos falar de Jazz. Oi? Achava que eu não ouvia outra coisa a não ser Rock? Desculpe, a culpa é minha, falo bastante aqui sobre o gênero. Mudando de ares; se você sempre achou que eu não conheço Jazz, amigo... vai se surpreender!

Confira minha opinião!


Eu já falei sobre o Seal umas duas vezes aqui no blog. Aí abaixo, na discografia, tem os discos que eu resenhei do cara, em outros anos. Um deles, em 2010, quando o blog nem sequer existia, essa foi uma resenha originalmente postada no site Whiplash.net, porque nesta época, eu só falava de música, e só de Rock e metal.

Desta vez, fiquei sabendo em Novembro, nos últimos minutos de 2017 que o Seal gravou um disco de reinterpretações de standards do Jazz. Aí agora em Janeiro eu fui checar o tracklist e fiquei curioso; geralmente eu costumo ir mais atrás de material próprio do cantor mesmo, mas essas reinterpretações de standards do Jazz traziam coisas como "Love For Sale", temas brilhantes como "I Put A Spell On You", ou então uma das minhas grandes favoritas dessa era do chamado Rat Pack, "I've Got You Under My Skin", imortalizada por Frank Sinatra. Falei comigo mesmo "espera... isso é bem diferente. Vamos conferir agora!"

E valeu muito a pena. Seal coloca todo seu potencial vocal, classe e talento a serviço de reinterpretar esses clássicos musicais e faz um trabalho excelente. Lembrando todos que este não é um "Seal 8", ou seja, um novo disco do cantor com originais, mas sim um disco à parte em sua discografia, bem como os álbuns Soul e Soul 2. Ouvi por aí que o cantor estava pensando em não mais gravar álbuns novos de originais, não sei bem se isso é verdade, mas espero que não seja.

De qualquer forma, as reinterpretações que mais me chamaram a atenção aqui: "Autumn Leaves" é cantada aqui com toda doçura e sofisticação, acompanhada de uma orquestração digna de big band, algo absolutamente maravilhoso. "I Put A Spell On You" também ficou sensacional, voltei nela diversas vezes, a atmosfera blues que Seal reproduz aqui chega bem próxima da que a cantora Nina Simone gostava de fazer. Outra que gostei muito mesmo foi "Love for Sale", e achei interessante a batida de bossa nova e o refrãozinho melódico que me lembrou bastante o tema "You Only Live Twice", de Nina Simone, do filme de 1967 de James Bond.

Outro grande destaque para mim foi o famoso tema de Cole Porter eternizado na voz de Frank Sinatra, "I've Got You Under My Skin", uma das minhas jazz standards favoritas; eu realmente nunca vislumbrei a possibilidade de qualquer outra pessoa cantar este tema melhor do que Sinatra, e após a audição da versão do Seal, ainda continuo com a mesma opinião, mas Seal aqui faz um ótimo trabalho, fazendo justiça ao brilhantismo de Mr. Blue Eyes. "Smile" não tem outro jeito de interpretar, Seal aqui realmente faz um excelente trabalho trazendo a nós, mais uma vez, este tema inesquecível de Charlie Chaplin, eternizado na voz suave de Nat King Cole.

Para finalizar os destaques, temos o swing de "I'm Beginning to See the Light", tema de Duke Ellington, que eu sempre achei divertidíssimo na voz de Ella Fitzgerald, minha cantora de Jazz favorita, e uma das vozes mais divertidas e carismáticas do planeta. Pra falar a verdade, todas estas reinterpretações são magistrais, mas estes destaques, são aquelas faixas que realmente me chamaram a atenção de alguma forma.

A versão deluxe do disco continua com mais três reinterpretações, uma delas é "The Nearness of You", tema que eu lembro pela bela voz de Norah Jones, com Seal realmente incorporando a suavidade e sofisticação necessárias para fazer juz não só à Norah, mas a Sinatra, Ella, e todos os outros medalhões que já a interpretaram. Também tem "Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow", cuja primeira versão que me lembro é a do filme Home Alone (Esqueceram de Mim), por Dean Martin; Seal também capricha nesta versão dele, muito bonita. Finalizando o play, a linda "Christmas Song (Chestnuts Roasting)", que já teve Nat King Cole como intérprete, e aqui Seal não fica devendo nada ao Mr. Voz de Veludo.

E agora sim, chegamos ao fim. Que experiência grandiosa! Eu deveria ter escutado este disco durante as festividades natalinas, mas uma coisa eu prometo, ele não vai estar ausente nas deste ano, junto com a coletânea do Frank Sinatra que eu ganhei de Natal, hehe!

Sinto algumas pessoas coçando a cabeça me vendo falar de Jazz e música suave e lighthearted. É como se estivessem pensando "mas esse não é o cara que sempre fala de Rock e Metal?"... pois é, é o preço que se paga por ser eclético demais. Mas eu não ligo. E finalizo falando o seguinte: se você passar por aí, e ver este disco do Seal, meu amigo, agarre-o! Recomendadíssimo por mim, para todos vocês, que curtem música de verdade. Seal, neste álbum, mergulha de corpo e alma no universo do Jazz, e nos traz reinterpretações que modernizam a sonoridade destes clássicos, mas sem tirar o mofo deles, a magia que os fizeram tão queridos em primeiro lugar, pelos seus outros intérpretes.

Standards (2017)
(Seal)

Tracklist:
01. Luck Be a Lady
02. Autumn Leaves
03. I Put a Spell on You
04. They Can't Take That Away from Me
05. Anyone Who Knows What Love Is
06. Love for Sale
07. My Funny Valentine
08. I've Got You Under My Skin
09. Smile
10. I'm Beginning to See the Light
11. It Was a Very Good Year
Deluxe version (bonus tracks):
12. The Nearness of You
13. Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow
14. Christmas Song (Chestnuts Roasting)

Selo: Decca / Virgin EMI

Banda:
Seal: voz
Dean Parks e John Parricelli: guitarra
Kevin Axt e Chuck Berghofer: baixo
Randy Walden e Shelly Berg: piano
Gregg Field: bateria
Chris Walden: orquestrações

Discografia:
- Standards (2017) - álbum de covers
7 (2015)
- Soul 2 (2011) - álbum de covers
Seal 6: Commitment (2010)
- Soul (2008) - álbum de covers
- System (2007)
- Seal IV (2003)
- Human Being (1998)
- Seal (1994)
- Seal (1991)

Site Oficial: www.seal.com

No comments:

Post a Comment