Sunday, January 29, 2017

FILME: Justice League Dark (Liga da Justiça Sombria)

Nota: 10 / 10

Iniciando novamente o ano com os filmes de HQs, meus amigos, como primeiro exemplar do gênero em 2017, trago a vocês Justice League Dark, lançado agora em Janeiro. Por muito tempo eu aguardei para ver uma adaptação boa destes personagens. Enfim, Constantine, Etrigan, Zatanna, Monstro do Pântano e Desafiador, a Liga da Justiça Sombria, ganham a tela!

O único porém que vi, foi o de colocarem o Batman como padrinho da Liga. Achei meio desnecessário, mas divertido. E falo isso como fã do personagem, mas mesmo fã, reconheço que ele não precisa aparecer em tudo que é filme da DC, oras. Mas até que isso não foi um empecilho, o morcego soube se manter em seu lugar e deixar a Liga Sombria ter seu dia ao sol... ou nas trevas; enfim, vamos ao filme.

Ops, hehe, esqueci de avisar antes: para os não iniciados no universo DC, este será um filme meio confuso, porque muitos destes personagens nunca foram apresentados ao grande público, ou também não da forma adequada; assim, caro leitor que os desconhece, peço paciência e se você curte filmes de heróis, recomendo que vá conferir esta animação mesmo assim.

Um pequeno descritivo antes de tudo, para quem é marinheiro de primeira viagem: Jason Blood é um cavaleiro da época do rei Arthur que ganhou o dom da imortalidade após Merlin, o mago, juntar ele e o demônio Etrigan em um só corpo. Desafiador (no original, Deadman) é o espírito que vaga entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, e só pode ser notado por quem tem conhecimento das artes sombrias de magia negra; também pode incorporar em outras pessoas, seja para conversar com alguém, seja para controlar esse alguém. Zatanna é uma mágica com poderes sobrenaturais que já teve um caso com Constantine e também com o Batman no passado. Alec Holland, o Monstro do Pântano é uma criatura mutante ambientalista, meio homem, meio vegetal. Constantine é o mago inglês com habilidades de expulsar demônios do mundo dos vivos, que você provavelmente conhece do filme do Keanu Reeves (muito mal e porcamente adaptado) ou da série de TV da NBC (uma adaptação zilhões de vezes mais fiel, mas não perfeita). E o Batman... é o Batman!

Esclarecido? Ok, então valendo...

A trama começa com a Liga da Justiça regular, a do Superman, da Mulher-Maravilha, você sabe, tendo que lidar com uma epidemia de aparições de monstros infernais e ilusões, algo bem longe da alçada dos maiores heróis da Terra. No Salão de Justiça, a Liga da Justiça discute os incidentes, mas Batman não leva muito a sério essa coisa de magia... ou não levava... pelo menos não até o Desafiador visitá-lo na Mansão Wayne e escrever pelas paredes o nome do britânico John Constantine, que se encontrava em Las Vegas com Jason Blood, o demônio Etrigan, jogando cartas com o trio de filhos do capeta conhecidos como os Três Demônios Irmãos. Típico!

Só que aí a coisa complica. Jason Blood fala de uma esmeralda vermelha chamada de Dreamstone, e os três capetinhas ficam nervosos por perderem uma aposta no jogo de cartas, e caçam briga com os dois. Constantine faz Blood evocar Etrigan e os dois se encarregam de mandar os demônios temporariamente de volta para o inferno. Eis que Batman visita a mágica Zatanna em busca de achar Constantine. Ele, a mulher e o espírito Desafiador vão se encontrar com o mago britânico na chamada House of Mystery, atualmente a base secreta da Liga Sombria, e propriedade de Constantine nos Novos 52, e também encontram por lá a Orquídea Negra, uma personagem menor da DC que combate o crime em Gotham e pode mudar de aparência; ela aparece bem pouco, e aqui no filme tem um papel não muito relevante.

Bom, acontece que Jason Blood conta uma história para seus amigos logo após um amigo de Constantine, Ritchie Simpson, ser atacado, e revela que ele estava atrás da Dreamstone; Constantine investiga dados que estão bem longe e ocultos dos computadores da Liga da Justiça regular, e descobre que Ritchie foi atacado por Felix Fausto, um feiticeiro de tempos remotos do universo DC; então o time vai até o Monstro do Pântano para que ele os leve até o observatório invisível de Fausto, que fica fora do nosso plano; o Monstro os leva até lá e Blood invoca Etrigan, o demônio que não consegue dizer algo sem ser em rimas, e assim ele invade o observatório e confronta a magia demoníaca de Fausto. O embate entre Fausto e a Liga Sombria é épico!

Muitas reviravoltas depois, eles descobrem quem realmente estava por trás de toda a invasão de demônios, e então o confronto final se dá novamente em nosso plano. E é sensacional! Fora de série! O mais legal de tudo é que a Liga da Justiça regular tenta intervir, mas a Sombria, com a ajuda de Batman a detém; é como se dissessem "não não, esse é o nosso filme, Superman e companhia! Afastem-se!"

Como eu disse no começo, há muito Batman na animação, e eu achei que ele poderia ter saído de cena desta vez, e nem precisava ter ganho um lugar de destaque tão grande na capa da animação. Mas no filme, Batman funciona apenas como o cara que procura estes personagens para resolver um problema que a Liga da Justiça regular simplesmente não pode resolver, por mais boa vontade que tenha. E assim, a adaptação funciona muito bem. Extraordinariamente bem!

Os personagens da Liga Sombria estão perfeitos aqui, a adaptação é fidedigna. A não ser pelos vícios de Constantine, como o álcool, o cigarro e as orgias, coisa que você sabe que fazem parte do universo clássico dele das HQs da Vertigo e não estão aqui, este é o melhor Constantine que já foi feito em qualquer adaptação. Sim, melhor até do que o Constantine de carne e osso da NBC. Haja vista que este é um Constantine suavizado pelo selo Novos 52 e a sua saída do selo adulto da DC, a Vertigo, e inserção no universo de Batman e Superman, mas fora isso, é uma adaptação perfeita. E adivinhem só? A voz de Constantine aqui é a de Matt Ryan, o Constantine de carne e osso da NBC! Fantástico, não? Ryan destila toda ironia e sarcasmo de Constantine, sem falar em seu divertido sotaque bretão. Alguns vão sentir falta do Constantine mais adulto, eu mesmo me incluo nesse grupo, e entendo perfeitamente se alguém ver problemas com essa versão, mas ela é fiel ao mago inglês dos Novos 52.

E não é só o Constantine, todos, TODOS os personagens da Liga ganham aqui renderizações fidedignas de suas contrapartes das HQs, desde Etrigan, até o Monstro do Pântano. Eu tenho certeza que você, que assim como eu, gosta do personagem Etrigan, não ficou sem repetir em uníssono os versos do encantamento que invocam o monstro! "Gone, gone, the form of man, rise the demon, Etrigan!" Ele já apareceu em outras adaptações, inclusive na série animada clássica do Batman, mas nunca numa forma tão empolgante quanto esta. É um sonho meu que acabou de se realizar! Eu esperei muito tempo para ver a Liga Sombria numa versão tão boa, e agora a DC me presenteia com esta maravilhosa versão de 2017! Graças a Deus o selo DCUAOM existe para nos darem estes presentes todo ano!

O clímax final é também épico, e a despedida de Etrigan é de partir o coração. No fim de tudo, quem tem destaque mesmo é a Liga Sombria, eles são as estrelas do filme. Batman chega até a desaparecer na cena final para dar espaço a Constantine e Zatanna, que são os dois destaques maiores da história.

Enfim, este é só o primeiro filme de heróis de 2017, e já periga se tornar o melhor filme de todos que irão ainda estrear este ano. Vamos ver o que o restante do ano nos oferecerá, mas nem bem Janeiro chegou ao fim e já temos um forte candidato às primeiras colocações. Recomendadíssimo! Especialmente se você curte histórias de terror de monstros e criaturas sobrenaturais..

Justice League Dark (2017)
Título em português BR: Liga da Justiça Sombria

Direção: Jay Oliva
Produção: Daniel Giordano, Benjamin Melniker, Sam Register, James Tucker, Michael Uslan
Roteiro: J.M. DeMatteis, Ernie Altbacker, Ernie Altbacker (baseado em personagens e histórias criados por Steve Bissette, John Totleben, Jamie Delano, John Ridgway, Alan Moore, Jack Kirby, Gardner Fox, Murphy Anderson, Arnold Drake, Carmine Infantino, Len Wein, Bernie Wrightson, Bill Finger, Bob Kane, Marv Wolfman, Mike Sekowsky, Denny O'Neil, Neal Adams, Tony DeZuniga, Sheldon Mayer, Jeff Lemire, Peter Milligan, Jerry Siegel, Joe Shuster, William Moulton Marston)
Trilha sonora: Robert J. Kral

Elenco de vozes do original: Matt Ryan, Camilla Luddington, Jason O'Mara, Ray Chase, Enrico Colantoni, Roger Cross, Jeremy Davies, Rosario Dawson, Brian T. Delaney, Alfred Molina, Jerry O'Connell, Colleen O'Shaughnessey, Jeffrey Vincent Parise, Laura Post, Fred Tatasciore, Nicholas Turturro, Dee Bradley Baker, JB Blanc

Para outros títulos da linha DCUAOM, confira:
Trailer:

No comments:

Post a Comment