Tuesday, September 20, 2016

NO CINEMA: Don't Breathe (O Homem Nas Trevas)

Nota: 8,5 / 10

Sabe aquela piada de que o ladrão vê uma velhinha na rua e vai assaltá-la, mas a velhinha é faixa preta e põe o ladrão pra correr? Bom, imagina agora que Home Alone (Esqueceram de Mim) é um filme de suspense, e ao invés do menininho batendo nos bandidos, temos uma mistura de Batman com Demolidor... do mau!

Pois é. Don't Breathe, novo filme do diretor uruguaio Fede Alvarez, que só tem no currículo o remake Evil Dead, é um filme de suspense com toques de filme de terror de monstro; segue aquela estrutura de Home Alone, ladrões vão assaltar a casa de alguém que eles julgavam inofensivo, mas acabam se estrepando e descobrem, da pior maneira possível, que as aparências enganam. Isso, claro, menos o tom de comédia do clássico natalino de Macaulay Culkin e muita, mas muita tensão e reviravoltas.

A trama nos apresenta dois amigos e uma moça, que namora um deles. O trio arromba casas e surrupia dinheiro, deixando traços da invasão, e até o momento, não foram pegos. A moça tem uma filha e a menina adora a praia. A mãe sugere então que se mudem para a ensolarada California, mas antes, os três resolvem fazer um último furto porque a menina vai usar parte do dinheiro para pagar a viagem para a California, e o lugar escolhido é justamente na casa de um ex-veterano da guerra do Iraque que ficou cego com estilhaços de granada nos olhos. O homem velho, a primeira vista, parece inofensivo. Parece.

Ao invadirem a casa escura do senhor recluso, eles descobrem, de forma bem amarga, que o velhote não somente sabe se defender e não precisa de seus olhos, mas também tem um cão rottweiler preto ameaçador e babão. Logo ao encontrar os invasores de seu recinto, ele já toma a arma de um deles e já despacha com um tiro.

É neste momento que se inicia a trama claustrofóbica de confinamento do filme. O garoto sobressalente e a menina, apavorados com o velho tentam, de todas as formas, escapar da casa; mas o velho parece um morcego com sonda na cabeça, está em todos os lugares, e conhece cada centímetro do lugar onde mora. Me lembrou até um episódio do Batman de 1992 em que ele fica cego por um tempo e tem que caçar o Pinguim dessa maneira.

A destreza do velho em achar seus invasores é tamanha, que ele acaba virando o "monstro" do filme. Sabe aqueles filmes de terror em que se tem um monstro, um inimigo invisível no recinto, e os sustos e a tensão vem exatamente do fato de você nunca saber o que o monstro vai fazer? Acrescente isso à angústia dos protagonistas de se encontrarem em um ambiente inóspito e escuro pra caramba, fato que favorece o velho; tem até uma cena bacana no filme em que o visual do lugar fica igual quando se coloca óculos de visão noturna. e dá-lhe correria, gritos de horror e jump-scares.

Durante o início da trama, a gente se sensibiliza pelo velho, que além de ter perdido a visão e a filha pequena, teve seu lugar invadido por ladrões, mas mais para a metade, os invasores descobrem que ele também tem seus esqueletos no armário. Eu não vou revelar muito do que acontece, mas basicamente ele tem um cômodo subterrâneo onde ele mantém uma pessoa em cativeiro. A descoberta aterradora faz o jogo mudar de ares, e passamos também a torcer para que os ladrõezinhos arrependidos escapem do lugar.

A trama do filme é autoral, original, não sendo baseada em nenhum livro, série ou coisa parecida, mas não é nada novo; no entanto, ela é divertida o bastante para nos causar espanto, tensa o suficiente para fazermos exatamente o que o título original do filme diz, segurar a respiração, e assustadora o bastante para nos fazer afundar na poltrona e não perder a atenção por um segundo sequer.

Fazia tempo que eu estava querendo assistir um filme novo que fosse assim, diferente das constantes adaptações de quadrinhos e videogames e sem ser continuação de nada. Me agradou bastante, tive horas divertidas e de extrema tensão e horror, e acabei me divertindo com algo da qual não esperava nada demais.

As reviravoltas do filme são tantas, que você se pega dizendo "puta merda, só falta o velho se teletransportar e virar um alienígena gosmento!" Que sujeito miserável! E foi a atuação ótima do ator veterano Stephen Lang (Avatar, 2009) que fez toda a diferença no filme. Eu só não vou contar o desfecho pra não perder a graça, mas olha, termina como uma boa história de horror se fosse escrita por Stephen King, e o pensamento final que vem à cabeça é "bem, pelo menos ele não vai para a California!" Quando for assistir o filme e ele terminar, lembre-se desta minha frase! E se você, assim como eu, curte uma boa história de horror e suspense, vá assistir este que eu recomendo bastante! Não vai mudar sua vida, mas vai te divertir e reforçar aquela máxima de nunca julgar, pois diferente do senhor cego, os seus olhos... bem... podem te enganar!

Don't Breathe (2016)
Título em português BR: O Homem Nas Trevas

Direção: Fede Alvarez
Produção: Fede Alvarez, Sam Raimi, Rob Tapert
Roteiro: Fede Alvarez, Rodo Sayagues
Trilha sonora: Roque Baños

Estrelando: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette, Daniel Zovatto, Emma Bercovici, Franciska Töröcsik, Christian Zagia, Katia Bokor, Sergej Onopko, Olivia Gillies, Dayna Clark, Athos, Astor, Nomad, Jimmie Chiappelli, Jane May Graves, Michael Haase, Brak Little

Trailer:

No comments:

Post a Comment