Wednesday, March 4, 2015

NO CINEMA: Back to the Future (De Volta para o Futuro)

Todo mundo tem aquela obra que é a queridinha, a obra do coração, não é? Aquela que marcou você de alguma maneira, que deixou tatuagens indeléveis em seu coração, em seus pensamentos, que moldou tudo aquilo que você ama, que você acredita, que você gosta. É basicamente aquele tipo de coisa que se fala, tem pessoas que você pode definir por apenas uma coisa. Isto então representa quem você é e o que faz com que você seja quem você é, sua personalidade, suas preferências. Bom, no meu caso, é o filme Back to the Future, filme lançado em 1985. Eu tinha 5 anos de idade. Não fui assistí-lo no cinema na época, claro. Porém, alguns anos mais tarde, este filme viria a mudar minha vida para sempre. E mudou. É com ele que eu construí minha identidade, minha personalidade. Cada personagem, cada situação do filme, representa um pouco de mim, representa um pequeno fragmento de minha pessoa. E você, caro leitor, vai notar que não somente isto que eu estou falando a você é verdade, como também vai perceber minha obsessão com esta aventura do genial diretor Robert Zemeckis e o produtor Steven Spielberg.


A história é muito simples: um garoto, Marty McFly, que vive nos anos 80, tem uma namorada chamada Jennifer Parker, estuda na escola de Hill Valley (cidade fictícia, aliás), tem uma banda de Rock na escola e um amigo cientista chamado "Doc" Emmett Brown e parece ter uma vida simples. Mas sua família é toda desestruturada. Seu pai, George McFly, trabalha para um sujeito mal-encarado chamado Biff Tannen, e o coitado é aquele tipo saco de pancada de todo mundo e, especialmente de Biff; Biff era um bully na escola em que o pai de Marty estudava e George era atazanado constantemente por ele. Sua mãe, Lorraine McFly também é uma senhora infeliz com sua vida, embora não admita. Marty tem dois irmãos e um tio que está na cadeia, ou seja, as únicas pessoas na vida com a qual Marty pode realmente contar são Doc e Jennifer. Marty, apesar de ser o único da família que é mais atirado e, por causa disso, tem mais chances de não se tornar mais um "loser" na família, também vive uma maré de azar. Sua banda não foi escolhida na sua escola e o menino tem constantes problemas no lugar e é atazanado pelo diretor, um senhor careca chamado Sr. Strickland.

Os personagens principais: Marty McFly, Jennifer Parker, Doc Brown, George McFly, Biff Tannen e Lorraine McFly

Então, um dia, a sorte de Marty parece começar a mudar. Ele é chamado uma noite por seu amigo, Doc Brown, pois o velhote tinha criado uma nova geringonça e precisava do auxílio de Marty para documentar tudo. Era um DeLorean. Mas o DeLorean já era um carro famoso nos anos 80. Só que não era simplesmente um DeLorean comum... era uma Máquina do Tempo! O carro, se acelerado a 88 mph ativava o chamado Capacitor de Fluxo e desaparecia diante de quem estivesse olhando, como em um passe de mágica.

Doc e sua maior invenção: o capacitor de fluxo!
GREAT SCOTT!!... Wow, this is heavy!!

Doc queria viajar para o futuro com o carro, ver o que a humanidade fazia no futuro e o quanto ela avançou. O problema, é que o pobre cientista e o menino são atacados por um grupo de terroristas libianos com a qual Doc se envolveu para comprar plutônio para sua máquina do tempo, prometendo-lhes construir uma bomba, Sentindo-se enganados, os libianos matam o cientista a tiros, mas Marty consegue escapar e viajar para 1955, acidentalmente, 30 anos atrás no passado.

Mr. Saaandmaaaaaan...

A partir daí, o filme todo se desenrola. Marty está na mesma cidade que sempre esteve, porém 30 anos no passado, totalmente deslocado, se sentindo um estranho em uma terra estranha. Ele terá que encontrar o Doc de 1955 e convencê-lo a lhe ajudar a voltar para 1985. Porém, o menino topa com seus pais, causando o que o cientista amigo do garoto gosta de chamar de um paradoxo no espaço-tempo, ou seja, o encontro com sua mãe fez com que a menina se apaixonasse por ele, então Marty saca uma foto que ele tem dele e seus irmãos e vê que todos os três estão desaparecendo da foto, ou seja, por causa deste evento, Marty pôs em risco sua existência e a de seus irmãos. Portanto, agora o garoto terá que encontrar uma forma de voltar para 1985, mas antes, terá que fazer seus pais se apaixonarem de novo um pelo outro para que ele e seus irmãos continuem existindo no futuro.

Turma de 1955: Doc Brown, George McFly, Biff Tannen e Lorraine Baines

Bacana a premissa, não? E é aí, caro leitor, que você irá ver toda e qualquer referência aos anos 50 e as origens de várias coisas, como a origem do Rock'n'Roll, a fascinação do pessoal de 1955 com as primeiras televisões em preto e branco, o fato de ainda não existirem câmeras portáteis ou qualquer produto light, etc. A história vai ficando cada vez mais interessante minuto a minuto, tensa e ao mesmo tempo, divertida. Há muitas sequências memoráveis no filme das quais devemos destacar.

Por exemplo? a sequência onde Marty inventa o skate!

O primeiro skate de Hill Valley... não é um sonho?

Ou então a divertida cena em que George acorda ao som da guitarra de Eddie Van Halen e é avisado por "Darth Vader" do planeta Vulcano que o "alien" irá derreter seu cérebro se não convidar Lorraine para ir ao Baile do Encanto Submarino.

Marty McFly homenageando George Lucas e Leonard Nimoy

Ou então a épica performance de Marty tocando Johnny B. Goode no baile para que seus pais dançassem. Fenomenal!

Essa é uma antiga... bem... antiga do lugar onde eu venho...

E finalmente... a célebre cena que irá se repetir durante todos os filmes da trilogia. O momento em que Doc e Marty estão tentando criar uma descarga de... pasmem... 1.21 GIGAWATTS!!... durante uma tempestade para levar Marty de volta a 1985.

IT WORKS!!
Enfim, um filme maravilhoso, cheio de aventura, drama, ação, comédia, uma trilha sonora espetacular do compositor Alan Silvestri, parceiro constante de Zemeckis, e o que mais você imaginar! Um blockbuster inteligente, divertido e que fez um estrondoso sucesso nos anos 80. E ainda faz. Eu me lembro das tardes a fio diante da televisão esperando o filme passar, naquela época ainda era a dublagem da BKS que todos gostavam. Tentava sempre gravar em VHS para assistir novamente outro dia, mas nunca conseguia! Sim, minha obsessão com este filme era enorme. Ainda guardo as lembranças dele com ternura em um espaço especial no meu coração e nas minhas memórias. Isso sem falar na minha coleção, que contém minha caixa com a trilogia que habita minha estante de DVDs! Caixa que, pelo menos uma vez por ano eu saco da estante para revisitar minha juventude.
Como eu disse inicialmente, este foi o filme que formou muito do meu caráter e minha personalidade, é só pegar os personagens e analisar. Marty gostava de Rock'n'Roll e queria tocar em uma banda... Doc gostava de ciência, tecnologia, descobrir coisas e livros de Julio Verne... George McFly gostava de histórias de ficção-científica e sofria bullying na escola que estudava por ser um nerd... Biff e Marty, ambos gostavam de filmes de faroeste, principalmente os de Clint Eastwood. CARA, ESSE SOU EU!!

Sem contar que foi neste filme que começou também meu interesse por viagem no tempo, uma área que muitos cineastas tem dificuldade em explorar. As teorias de viagem no tempo me fascinam até hoje, já assisti milhares de filmes e documentários sobre o tema, inclusive as teorias de Stephen Hawking sobre o assunto e também li muito a respeito. Claro, a viagem no tempo aqui neste filme em particular tem caráter meio a meio... um pouco de ciência e um pouco de fantasia. Apesar da faceta fantasiosa, o filme se torna eficiente o bastante para que alguém crie interesse pelo assunto. E esta é uma das características de uma grande obra-prima do cinema.

E é justamente isso que é Back to the Future, uma grande obra-prima do cinema blockbuster! Tão bom que acabou gerando mais duas sequências alguns anos depois. Não só isso! Gerou uma febre generalizada das pessoas na época de seu lançamento, com bonecos de ação, miniaturas, jogos para Nintendo e Sega Genesis, convenções, e por aí vai, e recentemente até mesmo um game para PC, IPAD e alguns consoles. Bem que Doc sempre dizia: se você realmente se dedicar, poderá conseguir qualquer coisa! Mas isto já são cenas do próximo episódio deste especial, especial que teve sua origem exatamente dadas as circunstâncias do filme ter passado na rede Cinemark no dia de hoje, 30 anos depois de sua estreia original e me dado a chance e a satisfação de poder dizer aos meus filhos e netos no futuro, que eu assisti Back to the Future no cinema. E de me deixar, mais uma vez, desta vez no telão do cinema, com os olhos marejados em "Earth Angel".

Eu sinceramente acredito que um filme como este, mesmo depois de mais 30 anos, jamais vai perder seu apelo. O filme simplesmente dá um pau de cinta em qualquer blockbuster moderno. Back to the Future venceu o teste do tempo e se tornou um grande e indiscutível clássico do cinema. Um filme que, mesmo após todo esse tempo ainda podia causar risos e deixar todos nas cadeiras do cinema extasiados com a experiência. Hoje, mais do que nunca eu me sinto cada vez mais perto, cada vez mais íntimo destes personagens incríveis que eu adoro e cultuo, Marty, Doc, George, Lorraine, Biff, Sr. Stricklander, Sr. Peabody, todos, todos tiveram influência em minha vida de alguma forma. E é o resultado desta enorme influência que eles tiveram em minha vida que me fez estar no cinema hoje.

E você, caro leitor, acredito que queira saber das outras matérias referentes a franquia, não? Bom, como diria o nosso querido Doc Brown, somos nós que fazemos nosso futuro. E o futuro será feito, seja daqui alguns dias ou meses, se as continuações estrearem, ou então dia 21 de Outubro de 2015, que é o dia que nossos queridos Marty e Doc chegam aqui, portanto, não seja um "slacker" (pessoa preguiçosa, frouxa) e permaneça ligado!

Curiosidades:

- Você sabia que Michael J. Fox quase fica sem o papel? Pois é, Fox sempre foi a primeira opção dos envolvidos no filme, mas ele estava indisponível na época por causa de seus compromissos com a série de TV Family Ties, então a produção convocou o ator Eric Stoltz para fazer Marty McFly no filme, até chegaram a rodar algo com ele. Não deu certo e então resolveram esperar Fox achar algumas brechas em sua agenda para poder fazer o filme. Fox trabalhava em Family Ties de dia e gravava de noite, ou seja, não dormia bem e tinha rotina dobrada de trabalho. O ator literalmente deu o sangue para este filme, e olha que ele chegou a recusar a oferta de início, até o ponto de persuadirem ele a ler o roteiro, que ele adorou e acabou então fazendo;

 - O roteiro do filme foi rejeitado e revisado 40 vezes antes de ser dada a largada para o início da produção;

- Duas das mais famosas expressões de Biff Tannen no filme, "butthead" (algo como "cabeça de bunda", que quer dizer pessoa estúpida) e a frase "make like a tree and get out of here" (faça-se de árvore e dê o fora daqui) foram improvisações do ator e comediante Thomas F. Wilsom.










Back to the Future (1985)
Título em português BR: De Volta para o Futuro
Nota: 10 / 10

Direção: Robert Zemeckis
Produção: Neil Canton, Bob Gale, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Steven Spielberg
Roteiro: Robert Zemeckis, Bob Gale
Trilha sonora: Alan Silvestri

Estrelando: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilsom, Claudia Wells, James Tolkan, Huey Lewis

Outros filmes desta cinessérie:
- Back to the Future: Part III (De Volta para o Futuro: Parte III) (1990)
- Back to the Future: Part II (De Volta para o Futuro: Parte II) (1989)
Back to the Future (De Volta para o Futuro) (1985)

Game relacionado:
Back to the Future: The Game (De Volta para o Futuro: Parte III) (2010-2011/2015)

Trailer:

No comments:

Post a Comment