Sunday, September 10, 2017

MATÉRIA: DCEU - Origens Secretas: Ciborgue


Chegamos ao último personagem que vai estar no filme da Liga da Justiça este ano, o Ciborgue. Eu não o conheci quando era moleque, somente ouvi falar dele quando li uma história dos Jovens Titãs, anos atrás, mas esqueci do personagem. Relembrei dele quando vi a série dos Jovens Titãs e o filme Justice League: DoomAcho ele um personagem fantástico, mas eu não o colocaria na Liga agora neste filme, uma vez que ele originalmente é membro dos Jovens Titãs, e só passou para a Liga agora, depois do reboot dos Novos 52 em 2011. Mas ele está aqui, então vamos conhecê-lo.

Ator: Ray Fisher


Alguns dados sobre o personagem antes:

Criadores: Marv Wolfman, George Pérez

Ano de criação: 1980

Primeira aparição: DC Comics Presents #26.

I- DESCRIÇÃO E ORIGEM:

A história do Ciborgue, é talvez a mais triste de todas, possivelmente até mais triste que a história do Batman; é uma história de perdas irreparáveis e um futuro indesejado para qualquer pessoa, pois soma-se perdas materiais, de capacidade e de fator humano. É bem parecida com a história do personagem Robocop, mas não inspirada, pois o Robocop veio uma década depois. Claro que o Ciborgue é um herói muito respeitado e conceituado hoje, mas o preço a pagar por isso, foi amargo.

Victor Stone era um jovem filho dos cientistas e pesquisadores Silas Stone e Elinore Stone. O pai de Victor nunca tinha tempo para o filho, e esnobava o fato de Victor querer levar uma vida dedicada a atividade atlética, especialmente ao futebol americano (na origem mais moderna). Silas pesquisava equipamentos eletrônicos e tecnologia alienígena nos laboratórios S.T.A.R., e elaborou um projeto todo centrado nessa tecnologia. Também realizou constantes testes usando o próprio filho, de aumento de intelecto, uma vez que o cérebro do filho possui nível de gênio.

Victor reclamava constantemente de o pai querer que ele fosse algo que ele não queria ser, o que fez com que ele cada vez mais se afastasse e não ouvisse seus pais, e por isso ele acabou arranjando amizades que o colocavam em problemas com a lei, como a de seu amigo Ron Evers. Já querendo abandonar a escola, Victor se recusou a participar de atos terroristas com Evers referente a assassinato por racismo, e tentou uma reaproximação com os pais. Quando Silas estava no meio de um experimento com portais interdimensionais e uma caixa, Victor vai visitar seus pais; no laboratório, uma criatura gelatinosa passa pelo portal, matando Elinore e causando danos irreparáveis no corpo de Victor, chegando até a mutilar membros e derreter estruturas vitais. Eventualmente, Silas consegue empurrar a criatura de volta ao portal, mas o estrago já estava feito.

Silas, desesperado com a morte da esposa e com medo de perder também o filho, o submete a um procedimento cirúrgico de emergência de implantes mecânicos com partes da tecnologia alienígena. Quando Victor acorda, vê seu corpo quase todo com implantes robóticos e metade de seu rosto coberto com implantes cibernéticos, e grita com o pai, dizendo que preferia ter morrido a ser submetido a isso.

Pouco a pouco, Victor vai se acostumando com seus implantes, mas sua mudança torna impossível sua reintegração social e o retorno às competições esportivas, até mesmo por causa da sua injusta vantagem graças a seus implantes. Ele tenta se mudar para outra cidade por causa do ódio que nutre de seu pai, mas em vão. Victor então é colocado para atuar junto dos Jovens Titãs, para poder superar sua transformação e se readaptar a uma vida junto a outros jovens renegados, e passa a ser chamado de Ciborgue. Ele passa a se destacar como mais novo membro da equipe e vai ganhando notoriedade. Após muito tempo nos Jovens Titãs, e depois da saga Flashpoint, de 2011, o Ciborgue é finalmente incorporado à Liga da Justiça, ao lado de Superman, Batman e os outros, e se torna o membro caçula da equipe, ganhando também sua própria revista mensal.

II- PODERES:

Seus poderes incluem força sobre-humana, velocidade, vigor e poder de voo graças a seus jatos propulsores. Seu computador interno pode fazer interface e se comunicar com qualquer tecnologia externa. Seu olho mecânico, que substitui seu olho esquerdo perdido, replica a visão a níveis muito maiores, fazendo dela uma ultravisão, além de ser visão noturna, e suas partes mecânicas dos braços podem se transmutar em qualquer arma graças ao caráter alienígena do material metálico. Também possui um gancho e amplificador de som, podendo escutar ruido branco se quiser e usar o som como arma, chamada de canhão sônico, que pode até rasgar metal. Sua carga de EMP (pulso eletromagnético) pode danificar ou desabilitar qualquer outro dispositivo eletrônico em 50 metros. Na saga Trono de Atlântida, dos Novos 52, seus pulmões humanos foram substituídos por partes cibernéticas, o que lhe conferiu a habilidade de respirar debaixo d'água.

III- INIMIGOS E ALIADOS:

Seus aliados são principalmente os Jovens Titãs e a Liga da Justiça. Diferentemente do que alguns acreditam, o Ciborgue também possui inimigos de destaque em suas aventuras, embora, por ter ganhado sua revista própria agora a poucos anos, eles não estejam tão proeminentes ou conhecidos a olho público. Um deles é o Anomalia, que apareceu recentemente na nova série DC Rebirth, se passando pelo seu pai, Silas Stone. Tem também os Tecnosapiens, compostos por Alfa, o líder, B'udde e Bobby Zirrozinski. Os Tecnosapiens apareceram no primeiro arco do Ciborgue nos novos 52. Porém, um em especial que realmente mete medo, é o Grid, uma inteligência artificial que foi capaz de descolar os implantes cibernéticos de Victor do que sobrou de seu corpo humano, o deixando as portas da morte, não fosse pela intervenção de seus amigos da Liga da Justiça.

IV- FILMES E SÉRIES:

Filme animado:

- Justice League: War (2015).

Algumas séries animadas em que é um dos protagonistas:

- The Super Powers Team: Galactic Guardians (1985-86);
- Teen Titans (2003-06);
- Teen Titans Go! (2013-hoje).

- Justice League (2017);
- Cyborg (2020).

VI- OBRAS RECOMENDADAS:

FILME: Justice League: War (2014)
             (Liga da Justiça: Guerra)

Este não é o meu filme animado preferido da DC Animation, aliás, da série DCUAOM, acho ele um dos mais fracos. As caracterizações são medianas, a do Superman e do Lanterna Verde, por exemplo eu achei ruins, a história é muito acelerada demais, a Liga malemá se conhece direito, e tudo que acontece é meio atropelado.

Porém, vale a indicação deste filme porque é o único que adapta a história do Ciborgue fora das HQs de forma adequada. O Ciborgue, inclusive, é o melhor personagem aqui, tendo as ideias principais de suas origens bem trabalhadas e mostrando a razão dele ter saído dos Jovens Titãs e sido promovido a membro fundador da Liga da Justiça nos Novos 52.

A história do Ciborgue acontece em paralelo com a história envolvendo o reinício da Liga da Justiça e a trama da invasão de Darkseid, mas pelo menos o arco de Victor Stone é bem planejado, muito embora ele acabe se tornando o Ciborgue muito rápido demais, mas vale a assistida.

HQ: Tales of the New Teen Titans: Cyborg (1982)
      (Contos dos Novos Jovens Titãs: Ciborgue)

Se você está procurando pela verdadeira origem do personagem, não procure mais. Esta é uma edição de uma série de quatro edições (as outras sendo Ravena, Mutano e Estelar), que conta as origens dos novos Jovens Titãs. Como o Ciborgue já foi um Jovem Titã, ele aparece aqui.

A trama, que acontece em um flashback, conta, em detalhes, desde lá dos primórdios, quando seus pais realizavam experiências com o filho, até o momento crucial, em que ocorre o acidente que irá mudar a vida de Victor para sempre.

A história é bacana e possui uma carga emocional bem forte; como se pode ver pela capa, muitos aspectos já mudaram em relação aos implantes cibernéticos de Victor, e alguns detalhes da origem também já foram retrabalhados na nova continuidade.

Mesmo assim, ainda recomendo a leitura, pois a ideia principal de sua origem é mantida e a história é bem escrita.

E com isso, chegamos ao fim!

Ou ao menos por enquanto, chegamos ao fim. Se este universo estendido da DC nos cinemas crescer mais ao longo dos próximos anos, mais personagens serão acrescidos a este especial, podem esperar. Mas por agora, isso é o suficiente para saberem as origens dessa versão da Liga da Justiça do filme de 2017. Acompanhem, no mês que vem, o perfil da Liga da Justiça em que finalizaremos falando da equipe, passado e presente, e teremos também, algumas indicações de obras. Até lá!

Leia mais:
Edição anterior: Aquaman
ESPECIAL: DCEU - Origens Secretas

No comments:

Post a Comment