Sunday, August 20, 2017

EDITORIAL: Descontinuação - O Canto do Cisne

Pessoal, é o seguinte: primeiramente, eu gostaria de dizer que pensei muito mesmo, antes de tomar esta decisão. Pensei mesmo. Inclusive, tinha decidido isso ainda ano passado, mas voltei atrás e resolvi caminhar um pouco mais pra ver até onde iria. Só que chegou num estado de coisas que eu não consigo mais suportar. Estou descontinuando a sessão CANTO DO CISNE do meu blog.

Essa era uma parte do site que eu costumava fazer uma homenagem a algum talento que morreu recentemente. O que eu jamais imaginei é que iria pegar uma época com tantos talentos morrendo um depois do outro, a todo santo instante. Tem sido estressante acompanhar isso, e se me permitem dizer, muito deprimente.

Claro, não temos como escapar disso. A morte é uma certeza inevitável para qualquer pessoa, tão inevitável quanto o nascer de um novo dia. Mas escrever a todo momento, a todo mês sobre alguém de quem eu gosto muito, tem sido uma experiência não muito prazerosa. Aliás, essa coisa de ter que escrever sobre a morte de alguém a todo momento tem até me tirado, por vezes, parte do prazer de escrever.

Este blog sempre teve a proposta principal de ser um expositor de opiniões minhas em relação a como eu experimento a cultura de forma geral, tanto a mais popular quanto a mais alternativa. A ideia de fazer homenagens a quem morreu não estava nos planos originais, mas eu comecei a fazer, inclusive fazia isso ainda nos editoriais, antes de, no início deste ano mesmo, ter criado uma sessão só pra isso mesmo, uma vez que eu via que eu lotava os editoriais de lápides.

Desta forma, tomei minha decisão. A sessão será descontinuada, para que o prazer de escrever não se dissipe com o tempo, e para que o blog se atente, cada vez mais, com a sua proposta original, que sempre foi dar opiniões através de resenhas, indicações e matérias. O que eu já escrevi desta sessão vai permanecer aqui para todo mundo ver, ela só não será atualizada novamente.

Eu estava, há muito tempo, tentando achar uma justificativa para falar sobre isso. E ela veio em tempo, com a morte do comediante Jerry Lewis; hoje, portanto, mando um lembrete aí ao incrível comediante que inspirou tanta gente boa, com filmes como The Nutty Professor, The Delicate Delinquent, Hook, Line and Sinker (curiosamente, uma música do Royal Blood que saiu este ano), e tantas outras coisas boas.

Eventualmente, eu farei no futuro uma homenagem a algum artista que realmente não dá pra eu deixar de fazer, mas na forma de uma matéria, não na forma de um artigo desta agora extinta sessão do site. Espero que todos compreendam minha decisão, e sigamos em frente. Visitem minha conta no Facebook, para ver alguma coisa que eu postei por lá sobre alguém que venha a falecer. Muito obrigado, e até a próxima!

No comments:

Post a Comment