Saturday, June 10, 2017

CANTO DO CISNE: Adam West

Está ficando cansativo fazer tantas postagens assim. Eu nunca vivi em qualquer outra era em que tanta gente famosa morria, geralmente eram apenas dois ou no máximo 3 por ano, às vezes nem isso.

Adam West... apesar de não ser fã do Batman dele, esse cara teve uma certa importância em minha vida, portanto me sinto culpado em deixar passar batido.

Ta-na-na-na, na-na-na-na, na-na-na-na, na-na-na-na-na... BATMAAAAAN!!

IMPOSSÍVEL você não reconhecer essa introdução!

Adam West foi o primeiro Batman da vida de muita gente. Foi, por exemplo, da minha. Mesmo que a visão lisérgica e camp do Batman imposta pela série dos anos 60 não seja a minha favorita, não adianta mascarar os fatos: Adam West é o responsável pelo meu bat-fanatismo.

Foi com ele, e com o desenho animado dos anos 80, que eu fiquei conhecendo o homem-morcego. Foi por causa de Adam West que eu queria sair com meus pais vestido de Batman no Carnaval, anos atrás, quando eu era molecão. Foi por causa dele que eu tive, na minha infância, entre outros action figures, o Batman, um invejável Batmóvel com faróis retráteis, e inventava aventuras com meu irmão envolvendo o morcego, Superman, Darth Vader, e muitas outras coisas. Foi por sua causa, Mr. West!

A televisão ficava ligada no SBT. Em pouco tempo, começava outro episódio da série do Batman. Eu via com meus pais. Não conseguia aguentar a espera do dia seguinte para ver a conclusão da história. A partir disso, meu fanatismo só crescia. Desenhos, quadrinhos, a série animada dos anos 90... Minha mãe bem se lembra.

Eu queria ser o Batman. Eu queria viver aventuras, enfrentar o Coringa, o Pinguim, o Charada, ter um caso com a Mulher-Gato.

Uma das coisas que mais ficou gravada no meu imaginário foi a roupa. Eu me pergunto até hoje, como que o West conseguia impor respeito com aquele modelito? Mas ele conseguia! Meu Deus, ele conseguia! Com músculos flácidos, barriga e tudo! A versão do Batman dele está ligada ao imaginário dos anos 60, de forma indissociável! Hoje eu vejo. Era o único Batman possível para aquela época. Não gosto de pensar assim, mas não se pode tapar o sol com a peneira.

Adam West, com seu Batman, influenciou gerações e gerações de fãs. Qualquer pessoa para quem você dissesse "Batman" até os anos 80, antes de Frank Miller e Tim Burton, respondia na lata: "ah é, puxa, Adam West, cara, santa nostalgia!"

Não dá pra negar. Adam West e seu Batman sempre terão lugar privilegiado no imaginário coletivo, e a maior prova disso é que ano passado saiu uma animação do Batman de West, após tantos anos! A popularização do personagem só foi possível por causa da bat-mania, e ela foi disseminada, meu amigo, com o Batman de West. Isso, claro, não muda o fato de eu não gostar do Batman dele. Não gosto, sou chato mesmo quanto a essa opinião. Mas sei reconhecer sua importância.

Michael Keaton, Kevin Conroy, Márcio Seixas aqui no Brasil, Christian Bale e Ben Affleck também sabem disso. Estes futuros intérpretes do sombrio, solitário e amargo Cavaleiro das Trevas jamais teriam tido empregos se não fosse pelas peripécias do alegre e dinâmico CRUZADO EMBUÇADO de West. Se não fosse pelo bat-repelente de tubarão, a dancinha com a capanga na festa que apagou o morcegão, o surfe com o Coringa na praia, a bomba que ele não conseguia se livrar, as escaladas nas paredes vizinhas, e os incontáveis SOC, POW, TUM, PAFF, BAM que sempre pipocavam na tela em letras garrafais, sem tudo isso... o Batman de hoje não teria sido viável. Por isso, eu te agradeço, Adam West! Humildemente, mesmo que você hoje represente apenas uma memória infantil em minha cabeça, eu tenho humildade suficiente para chegar e te agradecer! Obrigado!

O filme animado póstumo que sairá este ano, Batman vs. Two-Face, sequência da animação do ano passado, e que terá a voz de West novamente, em uma última performance, terá uma matéria aqui no blog também. Além disso, Adam West deixa órfão, o elenco da série Family Guy, em que ele sempre participou como o prefeito de Quahog, o prefeito West. Vamos ver o que vão fazer com o personagem a partir de agora.

É isso, pessoal. Dada a grande importância que Adam West teve para que eu conhecesse o MELHOR SUPER-HERÓI DA FACE DA TERRA (fato e você sabe disso, hahaha!), seria de uma extrema indelicadeza se eu não fizesse aqui essa homenagem a ele. E assim, eu cito meu caro Fernando Petinati, em seu trabalho mais famoso, Feira da Fruta, que também estrela West, perguntando: "putakipariu, Bátima, e agora, o que que eu faço?"

"É muito simples, comissário, esta fita mostra tudo": a vida segue em frente!

Se você é fã de West, não deixe de comentar e homenagear este cara que ensinou a todos nós primeiro, a ter esperança na figura noturna vestida de morcego! A não ser, é claro, que você seja um dos capangas! Aí, é SOC, POW, TUM, PAF na tua cara! Hehehe! Ou então, para citar um personagem marcante que ele fez na série animada noventista: CUIDADO COM O FANTASMA CINZENTO!

Muito obrigado, Mr. West, e descanse em paz! Termino minha homenagem com a frase de Bruce Wayne na série animada, se dirigindo ao Fantasma Cinzento, e dizendo:

"Sabe, quando eu era pequeno eu o assistia com meus pais! Você era o meu herói!... E AINDA É!"

No comments:

Post a Comment