Wednesday, January 11, 2017

LISTA: 22 álbums e lançamentos musicais de 2016

No ano passado, em Janeiro, eu comecei com essa ideia de divulgar, tanto quanto eu pudesse, alguns bons lançamentos musicais que tivemos no último ano, como forma de mostrar a todo mundo duas coisas: o que eu consegui conferir de bom durante o decorrer do ano, e que a música boa, de qualidade, estava muito, mas muito longe de estar morta, muito embora, várias pessoas ignorantemente acreditassem nessa ideia.

Pois bem, este ano eu vou fazer exatamente a mesma coisa. E nos próximos anos também. E preciso da sua ajuda, caro leitor, para espalhar isto por aí, e para mostrar a todo mundo que nós ainda temos SIM, ótimas opções de música de qualidade.

"Ah, mas você esqueceu de outros discos bons que eu escutei!" De fato, eu posso ter esquecido, meu querido! A ideia dessa lista não é listar absolutamente tudo que você imaginar, mas sim, de eu, compartilhar com você, o que eu ouvi de novidades durante o ano. Quem é mais velho como eu, deve se lembrar, lá no tempo da escola, de como a gente se reunia com os colegas e trocava ideias nesse sentido, sobre os artistas que ouviu, as músicas que conheceu, etc, e de como tudo isso era bacana, porque você tinha artistas de qualidade aparecendo mais na mídia. Ou seja, com isso, eu não estou tentando apenas trazer a música boa a tona de novo, mas retomar essa prática que as pessoas tinham, discutindo coisas boas de fato, e não o lixo sonoro que se tem nos veículos midiáticos de hoje.

Por isso, eu faço a você o mesmo convite que fiz ano passado: comente aí, divulgue o que VOCÊ também ouviu, e espalhe para seus amigos algo daqui que você gostou!

Confira também a lista de 2015 e a de 2017!

A minha lista é baseada nas minhas preferências pessoais, naquilo que chama mais o meu interesse, e por isso, você pode ter uma outra visão! Não importa! Vamos trocar informações sobre música boa, para que, quem sabe um dia, possamos erradicar a porcaria que virou a cultura musical no nosso país. Já pensou que legal? Sendo assim, segue a minha lista dos lançamentos de 2016 que eu consegui conferir:


Blackstar
(David Bowie)
Lançado em 8 de Janeiro de 2016
Gênero: Pop Rock / Indie Rock
Nota: 10 / 10

Ler resenha






Into The Legend
(Rhapsody Of Fire)
Lançado em 20 de Janeiro de 2016
Gênero: Power Metal / Epic Metal

O Rhapsody of Fire retorna mostrando a todos como se faz metal sinfônico com audácia e qualidade.

Ler resenha de 2018




The End
(Black Sabbath)
Lançado em 20 de Janeiro de 2016
Gênero: Hard Rock
Nota: 8 / 10

Ler Resenha





Dystopia
(Megadeth)
Lançado em 22 de Janeiro de 2016
Gênero: Trash Metal

A transição de guitarristas no Megadeth gerou um novo álbum muito bom, desta vez, com a contribuição do brasileiro do Angra, Kiko Loureiro.





Ghostlights
(Avantasia)
Lançado em 29 de Janeiro de 2016
Gênero: Opera Rock

Mais um lançamento legal do Avantasia, seguindo a mesma ideia do disco anterior, com uma variedade bacana de temas e melodias.






The Astonishing
(Dream Theater)
Lançado em 29 de Janeiro de 2016
Gênero: Metal Progressivo
Nota: 8,5 / 10

Ler Resenha






Wonderful Crazy Night
(Elton John)
Lançado em 5 de Fevereiro de 2016
Gênero: Pop

Elton John continua sendo ele mesmo. E isso é muito bom! O compositor lança aqui mais um ótimo trabalho.





Where You Are Going To
(Robin Trower)
Lançado em 25 de Março de 2016
Gênero: Rock

Quem diria que um veterano como Robin Trower ainda fosse lançar algo tão bacana? O sigo desde quando descobri o guitarrista no Procol Harum, e aqui ele acerta novamente na carreira solo.

Ler resenha de 2018



Metal Resistance
(Babymetal)
Lançado em 29 de Março de 2016
Gênero: J-Metal

As fofurinhas do Babymetal lançam o seu segundo disco, uma coleção muito bacana de J-Metal que consegue cativar e impressionar.





Santana IV
(Santana)
Lançado em 15 de Abril de 2016
Gênero: Rock Latino
Nota: 10 / 10

Ler resenha






Fallen Angels
(Bob Dylan)
Lançado em 20 de Maio de 2016
Gênero: Folk

Assim como em seu disco anterior, Shadows In The Night, Dylan mais uma vez nos oferece um adorável trabalho de regravações, também com músicas já regravadas antes por Frank Sinatra.




I Still Do
(Eric Clapton)
Lançado em 20 de Maio de 2016
Gênero: Blues
Nota: 9 / 10

Ler resenha






Good Karma
(Roxette)
Lançado em 3 de Junho de 2016
Gênero: Pop
Nota: 8 / 10

Ler resenha






The Shadow Self
(Tarja)
Lançado em 5 de Agosto de 2016
Gênero: Heavy Metal / Hard Rock

Mais um bom trabalho solo de Tarja, muito embora eu ainda prefira seu anterior de inéditas, Colours in the Dark, mas este novo também tem muito para se apaixonar.
F.E.A.R. (Fuck Everyone And Run)
(Marillion)
Lançado em 23 de Setembro de 2016
Gênero: Rock Progressivo
Nota: 8 / 10

Ler resenha






The Holographic Principle
(Epica)
Lançado em 30 de Setembro de 2016
Gênero: Metal Sinfônico Progressivo

O novo trabalho do Epica de progressivo sinfônico é, como sempre, sensacional, muito embora o anterior, The Quantum Enigma, ainda seja meu favorito. Mas vale muito a pena, vá atrás!
Clearview
(Poets Of The Fall)
Lançado em 30 de Setembro de 2016
Gênero: Pop Rock
Nota: 8 / 10

Ler resenha






The Sessions
(Joe Lynn Turner)
Lançado em 07 de Outubro de 2016
Gênero: Hard Rock

Eu sempre gostei do Lynn Turner, até mesmo no Rainbow e no Deep Purple, acredite, fora o Hughes-Turner Project, que eu acho ótimo. Aqui, ele simplesmente lança regravações, mas é uma boa coleção.





Resonate
(Glenn Hughes)
Lançado em 28 de Outubro de 2016
Gênero: Hard Rock

Impressionante como alguns artistas são como vinho: quanto mais velhos, melhor ficam. Glenn Hughes é um grande exemplo, e Resonate mais uma vez mostra isso! Que voz esse cara tem!

Ler resenha de 2017



This House Is Not For Sale
(Bon Jovi)
Lançado em 4 de Novembro de 2016
Gênero: Pop Rock

Resolvi dar mais uma chance para o Bon Jovi, após o último disco dele, e até que ele se recuperou bem. Não é um clássico, mas este disco traz aquele Bon Jovi mais vintage.
Hardwired... To Self-Destruct
(Metallica)
Lançado em 18 de Novembro de 2016
Gênero: Trash Metal
Nota: 10 / 10

Ler Resenha






Blue & Lonesome
(The Rolling Stones)
Lançado em 2 de Dezembro de 2016
Gênero: Blues
Nota: 9 / 10

Ler Resenha

No comments:

Post a Comment