Friday, December 9, 2016

NO CINEMA: Fantastic Beasts And Where To Find Them (Animais Fantásticos E Onde Habitam)

Nota: 8 / 10

Este é um filme curioso. Baseado em um livro que é citado DENTRO do próprio universo de Harry Potter e creditado à autoria de um personagem chamado Newt Scamander; segundo alguns amigos meus que são fanáticos, os próprios Harry, Hermione e Ron, na série, colocaram notas no livro, contando suas experiências com os tais animaizinhos do universo.

Ou seja, trata-se de uma obra, escrita, obviamente pela própria autora da série, J.K. Rowling para viralizar sua série infanto-juvenil de livros, e que dá mais detalhes sobre as criaturas do mundo de Harry Potter.

Eu nunca li livro nenhum da série do bruxo, mas assisti a todos os filmes, então fiquei no mínimo curioso para checar este filme derivado da série.

A trama nos apresenta o tal escritor e mágico que escreveu o livro dentro do mundo de Harry Potter, ele é o personagem principal. Os personagens desta nova narrativa se encontram nos anos 1920, uma época onde estavam ainda se acostumando em vagar entre o mundo dos trouxas e o mundo da magia. Newt (Eddie Redmayne) toma conta dos tais animais que estuda, e está escrevendo seu livro. Ele até traz um trouxa para o seu mundo, Kowalski (Dan Fogler), que acaba se enturmando com o mágico e sua trupe, que ainda conta com Tina (Katherine Waterston).

Porém, uma dessas criaturas mágicas, um Obscurus... Obscuria... ou algo do tipo (perdoem-me fãs, eu sou um trouxa, hehe!) e outros personagens como o mago Graves (Colin Farrell) e seu pupilo Credence (Ezra Miller), trabalham em conjunto para espalhar estas criaturas no mundo dos não-magos, e causar o caos. Nesse ínterim, Newt e seus amigos fazem de tudo para proteger a maleta que contém um mundo de animais (sério um mundo mesmo, pode-se até entrar dentro da maleta!) e que Newt usará para concluir suas pesquisas e escrever sua obra. Eles até acabam sendo presos pelo conselho de magos dos Estados Unidos. Newt havia saído de Londres e ido para a América para conseguir uma outra criaturinha, bem ao estilo de um caçador de Pokemons... é... sinal dos tempos.

Enfim, a trama é interessante, mas às vezes se perde um pouco. A metragem do filme eu achei um pouco longa, apesar de nos apresentar muitos bons conceitos, mas a história flui bem. J.K. Rowling roteiriza toda a trama baseada no livro derivado que escreveu de sua série, e se mostra uma boa roteirista, apesar de ter pontos que pode melhorar aqui ou ali. Há algumas coisas que funcionam melhor nos livros e outras que você até pode manter para o formato filme, mas no geral, eu achei bacana e envolvente a narrativa. Rowling é uma boa escritora, mas pode ainda melhorar um ponto ou outro quando for roteirizar filmes. O diretor David Yates, diretor conhecidíssimo da série do bruxo, também continua fazendo um bom trabalho de direção.

Gostei da experiência, bastante divertida, e quem é fã da série de Harry Potter vai acabar se divertindo mais ainda, especialmente com as rápidas referências a Dumbledore e à escola de Hogwarts. Há também uma participação rápida do ator Johnny Depp no final, o que sinceramente me indicou que haverá uma continuação para esta nova série de filmes-prelúdios para a série de Harry Potter. Não vejo isso com bons olhos a princípio, mas vamos esperar, de repente eu posso estar equivocado.

De qualquer forma, é uma boa diversão, e eu recomendo que você vá assistir. São duas horas de puro escapismo  para que você esqueça dos problemas e mergulhe novamente no mundo do bruxinho para mais magia. Só não espere ver algum personagem clássico, esta é uma nova série com personagens diferentes, e que se passa muito antes da série original começar.

Fantastic Beasts And Where To Find Them (2016)
Título em português BR: Animais Fantásticos E Onde Habitam

Direção: David Yates
Produção: David Heyman, Steve Kloves, J.K. Rowling, Michael Sharp, Lionel Wigram
Roteiro: J.K. Rowling (baseado no livro de mesmo nome escrito pela própria autora)
Trilha sonora: James Newton Howard

Estrelando: Eddie Redmayne, Colin Farrell, Katherine Waterston, Samantha Morton, Dan Fogler, Ezra Miller, Faith Wood-Blagrove, Jenn Murray, Peter Breitmayer, Dan Hedaya, Carmen Ejogo, Kevin Guthrie, Ronan Raftery, Alison Sudol, Martin Oelbermann, Christian Dixon, Wunmi Mosaku, Ron Perlman, Zoë Kravitz, Johnny Depp, Fanny Carbonnel, Sam Redford

Outros filmes desta cinessérie:
Série prelúdio:
Fantastic Beasts And Where To Find Them (Animais Fantásticos E Onde Habitam) (2016)

Série principal:
- Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2) (2011)
- Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1 (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1) (2010)
- Harry Potter and the Half-Blood Prince (Harry Potter e o Enigma do Príncipe) (2009)
- Harry Potter and the Order of the Phoenix (Harry Potter e a Ordem da Fênix) (2007)
- Harry Potter and the Goblet of Fire (Harry Potter e o Cálice de Fogo) (2005)
- Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) (2004)
- Harry Potter and the Chamber of Secrets (Harry Potter e a Câmara Secreta) (2002)
- Harry Potter and the Philosopher's Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal) (2001)

Trailer:

No comments:

Post a Comment