Sunday, April 10, 2016

HQ: Batman #10 (Batman nº 10)

Nota: 8 / 10

Antes de prosseguirmos, quero te avisar que vou dar spoilers aqui sobre o grande twist da saga das Corujas, que começou lá atrás em Batman #1. Se você não quer saber, não leia!

Este é o penúltimo número da revista do Batman dos Novos 52 sobre a Corte das Corujas. Confesso a você que, após ter terminado de ler esta edição da revista, tive um misto de excitação e decepção ao mesmo tempo.

As duas edições anteriores mostraram a saga de crossover entre as revistas-satélite do Batman, neste grande evento que foi a Noite das Corujas. Embora esta edição e a edição 11 da revista venham, erroneamente, com o letreiro Noite das Corujas na edição brasileira, o evento crossover acabou na edição 9. Mas estas duas últimas edições, irão tratar do gran finale da história que começou na edição 1.

Bom, já falei sobre as 9 edições anteriores da revista do morcego, e nas duas edições passadas, eu me limitei somente a falar da revista do Batman regular, apesar de o evento da Noite das Corujas ter afetado todas as outras bat-revistas. Resolvi fazer isso, até porque não li as outras, mas já chequei por fontes que no encadernado terá todas estas histórias, inclusive a publicada em Batman Anual.

Talvez depois que terminar a edição 11, eu resolva falar de alguma coisa que saiu nas edições brasileiras (a história de Batman Anual foi publicada na versão brasileira da edição 9), mas minha intenção principal aqui já foi cumprida, apresentar a saga das Corujas para quem não acompanhou. Dessa forma, vou dispensar maiores apresentações e partir para a primeira das duas histórias desta edição 10.

ASSAULT ON THE COURT
(Ataque à Corte)

A história se inicia com a narração em off de Batman, falando sobre o edifício onde fica o complexo Powers, um dos mais importantes da cidade. Considerado impenetrável, o lugar já vem de uma tradição de ser uma verdadeira fortaleza. Então, Batman quebra esta tradição, invadindo o lugar e abordando a Sra Powers. Ele mostra a máscara de Coruja que pertence a ela e pergunta pelo marido da mulher, ameaçando-a de haver outros encontros entre ele e a família.

Batman segue para Irvington, um lugar da cidade onde estaria o suposto lugar que a Corte estaria reunida, para encontrar com o marido da mulher, que ele e Alfred rastrearam através de uma ligação telefônica que ela fez após o encontro. Acaba que quando chega lá na sala principal, todos os membros remanescentes da Corte estavam mortos e dispostos em uma mesa de jantar. Mais tarde, Bruce Wayne, em sua mansão, conjectura sobre as pistas que encontrou até o momento e que o levaram até aquele estágio de sua investigação.

Conversa vai, conversa vem com o patrãozinho, e Alfred finalmente ajuda ele a desvendar o caso. Wayne cancela um encontro que tinha, para ir atrás da pista que colocará um fim a tudo isso. Enquanto Batman vai pensando, na narração em off, sobre a situação dos sumidouros em Gotham, ele nos explica que um desses lugares era uma espécie de abrigo para crianças, já desativado. Batman vai exatamente para este lugar abandonado, no Condado de Kane (referência executada com sucesso!) e lá, ele nos revela que veio prender um "homem morto". Esta é a grande reviravolta da história, que será revelada nos próximos parágrafos, portanto, se não quiser saber, não leia, pare por aqui! Você foi avisado!

Ao ser abordado pelo tal homem, Batman é atacado por uma rede, e fica surpreso em ver que o homem que o abordou é ninguém menos do que Lincoln March! Exatamente! O cara que era candidato à prefeitura de Gotham e foi morto nas edições anteriores! Este é o ponto da história, onde fiquei animado, como eu disse no começo! Todos nós sabíamos, a essa altura, que os membros da Corte das Corujas tinham a capacidade de se regenerar e até mesmo de voltar à vida devido a uma substância. Até Alfred, havia dito ao patrão que os membros da Corte que invadiram sua mansão e foram neutralizados, estavam em "estase de preservação" no laboratório frio.

No entanto, vimos March morrer nas edições passadas, sem sequer imaginar que ele também era um membro da Corte disfarçado! Isso foi muito bom! Um cara em quem Wayne confiava, desde o começo da história, se torna aqui o vilão principal da trama e ninguém sabia! Nem mesmo Batman suspeitava! Acabou deduzindo sobre ele agora, nos minutos finais! Achei essa uma senhora reviravolta!

Agora, a minha decepção. Esta reviravolta muito bacana é meio enfraquecida pelo clichê do "gêmeo mal". Batman explica que jamais existiu um Lincoln March em toda trama, e o tal "morto" nos revela que ele na verdade é Thomas Wayne Jr.! Sim, irmão de Bruce Wayne! Quando li aquilo, falei... "não, não pode ser! Snyder, Snyder, por que raios você foi estragar uma reviravolta tão legal?" Aí o Wayne Jr explica que ele nasceu prematuro e foi colocado lá no abrigo porque os Wayne queriam protegê-lo do mundo.

Essa revelação era somente para recuperar aquela investigação que Bruce fez quando criança, lembram? Quando seus pais morreram? Pois bem, é a forma de Scott Snyder nos dizer que o Batman já era fodão como detetive desde moleque, e que a investigação que ele fez sobre a Corte, realmente provou que ela tinha algo a ver com a morte de seus pais, até porque a Corte aproveitou o ensejo e pegou o menino para treinar, e para isso, matou Thomas e Martha Wayne.

Óóóóhh... meu Deus! Cara, sério mesmo, na hora lembrei daquele poema "Quadrilha", de Drummond, na frase do personagem que "não havia entrado na história". E me perguntei: "Snyder, pra que usar esse subterfúgio tão passado pra justificar a investigação de um menino? Por favor, me poupe, cara!"

Mas enfim, agora teremos a briga do século!

Deus vs. homem?
Dia vs. noite?
Batman V Superman?

Nãããão! Irmão contra irmão!! Wayne vs Wayne! Coruja vs. morcego! Nada mais apropriado, não acham? Mas ok, o Wayne Jr. vai vestindo as tralhinhas dele de corujão para brigar contra o irmãozão morcegão. Quem vai ganhar? Isso vocês só vão saber na edição 11 da revista, meus queridos! Façam suas apostas!

No fim das contas, achei legal a reviravolta do prefeito, mas esse detalhezinho do irmão perdido azedou um pouco o caldo. Não sei se com isso os roteiristas quiseram remapear o Owlman, que é o Batman alternativo de uma outra Terra, ou se é só uma referência a ele, mas de qualquer forma, ficou estranho. Mas tudo bem, apesar disso, deu bastante curiosidade de ver como acaba, e é isso que conta. Por conta disso, esta edição não ganha a nota máxima, mas sai no lucro. Vamos agora ver um pouco a segunda história desta edição.

THE FALL OF THE HOUSE OF WAYNE (PART II)
(A Queda da Casa de Wayne (Parte 2 de 3))

A segunda parte da história de época do número anterior dá continuidade ao que presenciamos. Jarvis aparentava ter sido executado por algum membro da Corte, mas consegue escapar de alguma forma. A narrativa continua; aos três anos de Bruce, descobrimos que Martha Wayne pretendia criar uma escola para os menos favorecidos de Gotham, acreditando que este ato traria um futuro mais brilhante para a cidade, para Bruce e para (advinhem?) Thomas Wayne Jr! Sim, o filho prematuro que nós acabamos de descobrir na história anterior e que eu havia criticado.

O futuro Talon havia sido ameaçado, antes mesmo de nascer, e Martha estava inquieta, dizendo a Jarvis que homens estavam ligando para ela, e que o prefeito estava, de certa forma, envolvido no imbróglio todo. Martha tem uma discussão feia com o prefeito, ameaçando processá-lo junto com a família Kane (referência executada com sucesso!); a próxima coisa que vemos é Jarvis Pennyworth, também recebendo uma ligação de alguém. Esse alguém exigia que o mordomo deixasse a Sra. Wayne nas docas, para uma "conversa entre amigos", e que se ele se recusasse a fazer isso, as coisas não iriam mais ficar bem para a família. Durante esta cena, uma coruja bate contra a janela, imitando aquela cena clássica do morcego a atravessando que todos nós conhecemos tão bem, mas não chega a quebrá-la, morrendo no impacto.

Jarvis então comunica Martha, mas ela, para mostrar que não está nem um pouco intimidada com a ameaça, decide ir às docas mesmo assim. Isso eu achei bacana, pois justifica de onde Bruce herdou a teimosia e a obsessão, seu ímpeto com relação a fazer justiça e intimidar quem intimida. Pois é. Que pena que no meio da estrada, o carro com Jarvis dirigindo e Martha e Bruce no banco de trás é detido e capotado por um membro misterioso da Corte das Corujas. Sabem onde? No cruzamento da rua Lincoln com a rua March!

Novamente... Óóóóhh... meu Deus!

 A narrativa pára por aqui, nos deixando dúvidas em relação às consequências do ocorrido, mas não tanto assim, uma vez que sabemos muito bem como os Wayne seriam mortos no futuro.

Desta forma, o letreiro da HQ apenas nos informa que a história conclui na próxima edição. E realmente a próxima edição é o fim mesmo para este arco da Corte das Corujas.

---

Esta edição da revista é marcada por atingir o clímax da história da Corte. Nesta manobra, ela acerta em muitos aspectos; o Batman, nesta linha dos Novos 52, tem sido muito bom, e eu nunca escondi minha admiração pelo trabalho que Snyder e Cappulo vem fazendo até agora com o morcego; porém, também comete seus deslizes. De modo que eu vou guardar meus comentários aqui para a edição final que eu resenharei em breve. De forma geral, foi também uma boa edição da revista.

Batman #10 (Agosto/2012)
Linha: Os Novos 52
Títulos desta edição: Assault on the Court / The Fall of the House of Wayne (Part II)
Títulos em português BR: Ataque à Corte / A Queda da Casa de Wayne (Parte 2 de 3)

Arcos anteriores:
- Night of the Owls (Noite das Corujas) (Junho/2012 a Julho/2012)
The Court of Owls (A Corte das Corujas) (Novembro/2011 a Maio/2012)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiros: Scott Snyder / James Tynion IV
Desenhistas: Greg Cappulo / Rafael Albuquerque
Coloristas: FCO Plascencia / Nathan Fairbairn
Letrista: Richard Starkings / Pat Brosseau
Editores: Mike Marts, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment