Monday, March 21, 2016

HQ: Batman #9: Night of the Owls (Batman nº 9: Noite das Corujas)

Nota: 9 / 10

Nesta 9ª edição da revista do Batman, temos algumas surpresas bastante interessantes. A edição americana continuou mantendo o formato tradicional, mas a edição brasileira veio com 116 páginas,  40 páginas a mais do que as costumeiras 76 que a gente compra quando vai à banca.

Mas só no formato da edição americana já dá pra entender o porque desta diferença, sendo que ela própria aumentou um pouquinho. Esta edição é especial, porque engloba todo o bat-universo dentro da trama da Corte das Corujas. Todas as revistas-satélite são envolvidas na história, não só a revista-mãe que é a que a gente fala aqui.

Mas vamos lá. Na edição anterior, vimos a invasão na casa de Bruce Wayne e uma história extra em que Batman convoca toda a bat-família para a guerra.

É interessante destacar também, que o arco da Noite das Corujas termina aqui nesta revista, no ponto máximo da história, onde todo o bat-universo está sendo ligado pela trama, fazendo deste, um arco de crossover, como dito na resenha sobre a oitava edição. Claro, que a história sobre a Corte não termina por aqui, ainda temos mais duas edições avulsas, antes de fechar a história toda; talvez você estivesse esperando que eu falasse também das histórias envolvendo a bat-família, mas como eu não acompanhei todo o bat-universo, até porque isso englobaria eu ter lido a revista sobre a bat-família, que aqui no Brasil é o volume mensal A Sombra do Batman, continuarei mantendo a análise unicamente na revista principal do morcego, como sempre fiz.

Muito bem, então vamos conversar sobre as duas histórias que figuram nesta nona edição. Uma delas é o ápice da história sobre a Corte, e a outra é a primeira parte de um conto de época sobre os Wayne, tendo como protagonista o pai de Alfred, Jarvis Pennyworth. Gostei muito da proposta, pois sempre achei que o histórico da família Wayne deveria ser mais explorado.

NIGHT OF THE OWLS
(A Noite das Corujas)

No início desta primeira história, Batman nos narra que os primeiros membros de sua família a habitarem a Mansão Wayne, de volta na metade do século XIX, foram dois irmãos, Joshua e Solomon. Ele nos conta que estes irmãos não chegaram a morar na mansão imediatamente, porque a caverna subterrânea estava infestada de morcegos, que acabavam emergindo e populando a mansão. Desta forma, o que os dois irmãos fizeram para expulsar os morcegos, foi colocar lá dentro, predadores naturais, como falcões peregrinos, francelhos e corujas da virgínia, sendo que este último foi o predador mais eficiente. Em um ano, os morcegos abandonaram a propriedade.

Ele faz toda essa narração inicial para fazer um paralelo, claro, com sua própria situação atual. Mais para frente, ele diz que a mansão ficou livre de morcegos por um bom tempo, mas quando as corujas e os outros predadores foram embora, os morcegos retornaram. Na mesma narração em off, também aprendemos alguns detalhes da armadura de guerra que Bruce está usando.

De volta ao combate, Alfred está fazendo tudo que pode para diminuir a temperatura da caverna, mas o processo demora um pouco, cerca de uns 5 minutos até a temperatura abaixo dos 30 graus negativos começar a fazer efeito nas aves da Corte. Batman luta como um verdadeiro gladiador, se usando de seu dinossauro mecânico de estimação para deter o avanço de seus agressores, entre outras traquitanas.

Alfred tenta entrar lá para ajudar Batman, mas o patrãozinho não quer colocar em risco a vida de seu mordomo, e o deixa do lado de fora. A batalha é feroz, até que em uma reviravolta muito legal, os morcegos da caverna saem de um buraco e começam a atacar todos os Talons da Corte. Batman aproveita essa vantagem, já com seu traje mecânico destruído, para lançar um contra-ataque efetivo, e enquanto os morcegos dão conta dos invasores, que já começam a sentir os efeitos da baixa temperatura, Batman pega seu carro e vai atrás de um Talon fujão. Ele chega a atropelar o fujão (até porque os Talons tem poder de cura e não se abalam facilmente com isso) e decide ir atrás do alvo mais urgente da Corte, sendo que a bat-família já está dando conta de alguns.

Assim, Batman vai às pressas até o candidato Lincoln March (lembram dele no arco anterior?), mas acaba chegando tarde. Apesar de March ter conseguido matar seu agressor, este, um Talon, já havia lhe tirado a vida. Antes de morrer, March pede a Batman para entregar um bilhete a Bruce Wayne lhe revelando o nome de três pessoas que podem ser Talons e a localização deles, pois estão envolvidos com um dinheiro de doações. Batman recebe a mensagem de Alfred que os Talons foram congelados em sua caverna, e após March morrer, diz que vai à desforra, para destruir os Talons assassinos e a casa deles. A história pára por aqui.

Gostei bastante deste número também. Muito legal o paralelo que a narração em off faz com o ataque da Corte das Corujas à mansão, e também gostei bastante da ação. Esta narrativa envolvendo a Corte das Corujas está chegando em seu desfecho, mais duas edições e ela termina. Vamos ver nas próximas vezes se ela irá fechar de maneira tão envolvente quanto foi conduzida.

Como eu já disse, os outros bat-números também foram afetados pela Corte, então sim, há histórias neles que farão ligações e reexibirão cenas que vimos aqui na revista do Batman. A história seguinte na edição brasileira, por exemplo, que é da revista-satélite Batman: The Dark Knight #9, mostra em detalhes a morte de Lincoln March, mas talvez eu chegue a falar sobre isso em um outro momento; e além do mais, não é algo essencial para a história que estamos seguindo, se fosse, eu falaria. Para manter a sequência e a constante, continuarei me atendo somente à revista principal do morcego. No futuro, posso até falar sobre essas outras histórias spin-off, mas não é o foco principal.

THE FALL OF THE HOUSE OF WAYNE (PART I)
(A Queda da Casa de Wayne (Parte 1 de 3))

A história que temos a seguir, não tem relação com o momento presente que estamos. Ela não dá continuidade ao que estávamos acompanhando na narrativa anterior. É a primeira parte de uma narrativa de época. O título já me agrada logo de cara, porque faz referência a um conto de terror de Edgar Allan Poe chamado The Fall of the House of Usher (A Queda da Casa de Usher), publicado em 1839. E a referência aqui é fantástica, pois o que temos é o pai de Alfred, Jarvis Pennyworth, escrevendo uma carta a seu filho, enquanto que vemos cenas de um passado que nos revela mais detalhes sobre a relação dos Wayne com as corujas.

A carta começa com Jarvis narrando que ama seu filho e que seria tradição para os Pennyworth que a proxima geração deles assumisse suas obrigações com os Wayne. Mas, apesar de tudo isso, Jarvis deseja que Alfred nunca viesse à Mansão Wayne, pois considera um lugar amaldiçoado.

O que vemos a seguir são relances de tempos felizes na Mansão Wayne, quando Jarvis cuidava de Thomas, Martha e o pequeno Bruce. Ele sempre acreditou que Alfred teria que assumir essa tutela quando chegasse a hora, e que se sempre tivesse um bom relacionamento com a família, isso beneficiaria a todos, inclusive a seu filho.

Mas ao mesmo tempo ele revela que foi incapaz de ver as sombras na parede da mansão, que acabaram por destruir toda esta felicidade. No trecho com a família, vemos Martha indignada com o atual prefeito que se envolveu em corrupção, e então a mãe do futuro Batman decide que é hora de sair e agir para pôr um fim nisso.

Jarvis termina dizendo que isso foi o catalisador para que um mal muito antigo atingisse a família, e na última página, ele acaba aparentemente morto por um Talon. A narrativa encerra sua primeira parte por aqui.

Recuperando e referenciando muitos elementos de Poe em sua narrativa, esta mini-história se mostra interessante em sua primeira parte, e, como eu disse lá em cima, nos revela mais detalhes sobre os Wayne. A derrocada final da família ainda estaria por vir mais adiante, então aguardemos os próximos números para eu contar mais detalhes.

---

Como de costume, mais uma edição interessante da revista do Batman, recheada com revelações, ação, escrita inteligente e dinâmica, roteiro ótimo, e painéis com a excelente arte de Cappulo e Albuquerque. Aqui tem fim o ápice da história da Noite das Corujas, mas ainda há mais dois números avulsos da revista do Batman onde teremos mais desenvolvimentos e a conclusão da saga da Corte, além é claro, da conclusão da narrativa extra iniciada nesta edição. Até lá.

Batman #9 (Julho/2012)
Linha: Os Novos 52
Nome do arco de história: Night of the Owls
Título em português BR: Noite das Corujas
Títulos desta edição: Night of the Owls / The Fall of the House of Wayne (Part I)
Títulos em português BR: A Noite das Corujas / A Queda da Casa de Wayne (Parte 1 de 3)
Nº de edições do arco: 2

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- Batman #9
Batman #8

Arco anterior:
The Court of Owls (A Corte das Corujas) (Novembro/2011 a Maio/2012)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal / Crossover
Roteiros: Scott Snyder / James Tynion IV
Desenhistas: Greg Cappulo / Rafael Albuquerque
Coloristas: Dave McCaig
Letrista: Comicraft, Richard Starkings / Pat Brosseau
Editores: Mike Marts, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment