Monday, March 14, 2016

FILME: Batman Unlimited: Animal Instincts (Batman Sem Limites: Instintos Animais)

Nota: 4,5 / 10

Eu pensei em esperar um pouco mais antes de voltar a falar de Batman aqui no blog, mas aí eu pensei no quanto este DVD poderia estar aparecendo por aí nas estantes das lojas e resolvi falar com vocês a respeito. Eu me recordo, na penúltima edição de meu especial sobre o Batman de ter falado brevemente sobre esta nova encarnação, brevemente até porque eu ainda não havia visto ela, pois não consegui achar versões de qualidade por aí.

Como bat-fã dedicado, sempre vou atrás de saber o que está rolando de novo no universo do morcego, ou melhor falando, nos possíveis novos universos que a WB e a DC podem criar para ele. Este novo, é um que eu não recomendo. E com o filme novo quase chegando nos cinemas, acho que vale a pena avisar as pessoas também sobre o que não consumir.

O filme já começa errado. Apresenta o Batman como se fosse uma vitrine para vender novos brinquedos para as crianças. Logo no começo da animação, que foi lançada em Maio de 2015 logo após três web curtas, a introdução já parece abertura de série animada dos anos 80, mostrando o morcego com seus brinquedos, seu batmóvel, etc e tal, com uma trilhazinha sonora bem sem-vergonha e genérica. O traje já parece, por si só, um daqueles designs esdrúxulos que a gente vê em bonecos de ação baratos de personagens famosos. Conforme a animação vai progredindo, você vislumbra os trajes dos outros personagens e também chega à mesma conclusão. O Batman mesmo, já troca os trajes (ridículos, a propósito) na mesma animação. Pronto, está dada a deixa para os fabricantes de brinquedos venderem duas ou mais versões do Batman para os meninos.

A trama não tem coisa alguma a ver com as tramas adultas, sofisticadas e robustas das animações feitas pelo departamento principal da DC Animated, até mesmo porque a animação é feita por outro departamento; esta versão do Batman já se mostra claramente como algo voltado mesmo para o público infantil. E não me entendam mal, eu não estou aqui criticando a iniciativa de aproximar o Batman das crianças e vender brinquedos, eu quero mais que isso aconteça mesmo, acho uma forma bacana de garantir que o morcego terá uma nova legião de fãs e admiradores no futuro com a geração mais jovem.

O que eu estou criticando aqui é os caras largarem uma iniciativa legal e bem feita como Batman: The Brave and the Bold, que também tem o tom mais suave e infantil, e apostar nesta nova proposta cheia de buracos de roteiro e idealizada claramente com o propósito principal de vender novos brinquedos, e não divertir e entreter em primeiro lugar. A venda dos brinquedos tem que ser uma consequência natural do público alvo se identificar com o produto principal, que é a animação, dessa forma, a coisa tem que ser bem planejada.

Mas aqui parece mais com um queijo suíço. A trama, toda esburacada e com situações que algumas vezes não fazem muito sentido, mostra Batman unindo forças com Red Robin, Asa Noturna, Flash e Arqueiro Verde para deter um plano diabólico do Pinguim e seus comparsas, a Milícia Animal, Cheetah (inicialmente inimiga da Mulher-Maravilha nas HQs), o gorila Silverback (adversário do Besouro Azul), Crocodilo e Morcego-Humano. Para aumentar a venda de brinquedos infantis, os vilões tem o suporte de androides robôs que são representações de animais predadores felinos. Já imagino nessa os pais malucos com os meninos doidos por esses robôs! Até o Batman tem um cão robô que vira moto! QUE VIRA MOTO! Olha que absurdo!

Para confundir mais ainda a nossa cabeça, este universo do Batman é totalmente futurístico! Carros de policiais podem virar naves voadoras e seguranças vestem mecha-armaduras com mísseis acoplados nos pulsos, você tem todo um visual "Blade Runner" com anúncios televisivos sendo feitos a todo momento perto de prédios e edifícios luminosos e um monte de outras coisas. Sabe, coisas que se vê por aí no nosso dia a dia... só que não. Tudo, claro, para chamar mais a atenção da meninada.

E  ainda por cima, tem uma sequência desta animação que esteve à venda nas lojas pouco tempo após o lançamento deste filme aqui, tamanha a confiança que os criadores tem no projeto. Eu vou falar dela depois, mas olha, não espere grandes coisas. Tudo planejadinho e feito sob medida para passar à meninada uma importante e clássica mensagem. Você sabe tão bem como eu qual é essa mensagem, no meio das tiradas engraçadinhas dos personagens rasos, do tom leve e do fiapo de roteiro, não é? Isso mesmo! COMPREM OS NOSSOS PRODUTOS!

Isso me entristece, porque o diretor do longa animado, Butch Lukic, já esteve envolvido em projetos muito mais valorosos no passado, como a série Gargoyles, simplesmente fantástica, episódios da série da Liga da Justiça, Batman Beyond e até mesmo como criador de storyboards para filmes clássicos como Batman: Mask of the Phantasm, ou a série clássica Batman TAS, entre outras coisas. O elenco de vozes também não é ruim, com uma ressalva ou outra. Roger Craig Smith está de volta aqui como Batman após ter feito o morcego nos games Batman: Arkham Origins e Batman: Arkham Origins - Blackgate. Will Friedle, o Terry McGinnis / Batman de Batman Beyond também está aqui como Asa Noturna. Também temos John DiMaggio, o Coringa de Batman: Under the Red Hood fazendo o Crocodilo aqui, entre outras vozes. Porém, nem a presença deles dá consistência para esta animação, que se prova uma das piores iniciativas mais recentes da DC.

Portanto, pais e pequenos, eu recomendo a todos vocês que deixem este projetinho sintético e bobinho de lado, e vão atrás de algo mais substancial, como o já citado The Brave and the Bold, algo muito mais bem feito e bem planejado com o intuito também de vender brinquedos, mas de divertir e encantar, em primeiro lugar.

Batman Unlimited: Animal Instincts (2015)
Título em português BR: Batman Sem Limites: Instintos Animais

Direção: Butch Lukic
Produção: Butch Lukic, Benjamin Melniker, Sam Register, Michael Uslan
Roteiro: Heath Corson (baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson)
Trilha sonora: Kevin Riepl

Elenco de vozes originais: Roger Craig Smith, Chris Diamantopoulos, Will Friedle, Charlie Schlatter, Yuri Lowenthal, Dana Snyder, John DiMaggio, Keith Szarabajka, Laura Bailey, Richard Epcar, Alastair Duncan, Amanda Troop, Matthew Mercer, Eric Bauza, Mo Collins, Keith Ferguson

Outros filmes desta cinessérie:
Batman Unlimited: Mech vs. Mutants (Batman Sem Limites: Mechas vs. Mutantes) (2016)
- Batman Unlimited: Monster Mayhem (Batman Sem Limites: Caos Monstruoso) (2015)
Batman Unlimited: Animal Instincts (Batman Sem Limites: Instintos Animais) (2015)

Trailer:

No comments:

Post a Comment