Wednesday, February 10, 2016

MATÉRIA: Os conceitos por trás de The Astonishing, do Dream Theater

Não faz muito tempo atrás, dia 29 de Janeiro, para ser mais exato, o Dream Theater acabou de lançar a sua mais nova obra, a Ópera Rock chamada The Astonishing. E, como de costume, eu saí em busca de conhecer a nova obra do grupo, para fins de resenhá-la. Só que, quando eu vi do que se tratava, pensei comigo mesmo "cara, eu não vou poder simplesmente encarar isso como mais um disco, isso aqui é uma experiência!"


Leia a resenha: http://acienciadaopiniao.blogspot.com/2016/02/cd-astonishing-dream-theater.html

Em outras palavras, a coisa se mostrou tão, mas tão elaborada, contendo até um endereço na web informativo, com detalhes de personagens da ópera rock, mapas, ilustrações de lugares e explicações de conceitos, que eu não vi outra escolha a não ser me debruçar sobre ela, para absorver tudo aquilo que eu pudesse, para poder falar sobre isso de maneira melhor, com mais dados e informação. É uma obra, aparentemente intensa e extensa, e que requer um mergulho muito mais fundo do que um simples álbum de músicas novas. Muitas obras do Rock Progressivo e Experimental são assim, você não apenas ouve, mas lê, como um bom livro, se atenta aos detalhes delas.

Por isso, o que pretendo fazer com esta matéria, ainda sem ter escutado o novo disco, é explorar cada detalhe e nuance previamente, antes de mergulhar na história ou música do álbum duplo, contendo 34 faixas ao todo, divididas entre dois atos. Encare esta matéria como uma espécie de "trailer" e explicação dos conceitos e personagens. Isso me lembrou bastante as peças de Shakespeare, que, antes de iniciarem a história em si, apresentavam os participantes da narrativa e suas funções.

Eu estava aguardando o Dream Theater lançar outro álbum desse há muitos, muitos anos, desde o segundo CD do álbum Six Degrees of Inner Turbulence! Este novo disco da banda, não se trata de um novo álbum apenas, mas sim de um evento. Por isso, o que segue abaixo, são explicações sobre a mitologia da história do disco, para que possamos nos situar melhor, e para que a minha futura resenha do álbum, se concentre mais na obra musical em si, do que ter que ficar explorando detalhe a detalhe dos conceitos e personagens da história, coisa que pretendo realizar aqui. Se formos perder tempo explicando isso tudo na resenha, ela vai fica enorme! Então, vamos fazer isso aqui, nesta matéria. Quem for ler minha futura resenha do disco, por favor, recorra a esta matéria para entender melhor os conceitos do disco, OK?

Vamos lá. Ah, e antes de prosseguirmos, um aviso: toda informação que está nesta matéria foi baseada no link do site da banda que contém estes conceitos. Nada aqui é elucubração minha ou análise, eu simplesmente peguei as informações do link postado abaixo e as reproduzi aqui, explicando em português para todos, o que se passa.

Para mais detalhes e ilustrações extras, acesse: http://www.dreamtheater.net/theastonishing.

LOCALIZAÇÕES E UNIDADE TEMPORAL

Estamos no fim do século XXIII, no ano 2285, situados no fictício império da GNEA, que é a união das repúblicas da América do Norte, região nordeste dos EUA.

G.N.E.A.: The Great Northern Empire of the Americas
Significa: O Grande Império do Norte das Américas
Governante: Imperador Nafaryus
Esposa: Imperadora Arabelle
Filhos: Daryus e Faythe


GNEA é um império que está vivendo em um governo autoritário, ditatorial, e sua população está sendo constantemente vigiada. É um futuro distópico influenciado por diversas obras de ficção-científica recentes, mas principalmente, nota-se a influência direta da obra Fahrenheit 451, livro escrito por Ray Bradbury em 1953, que mostra um governo ditatorial em um futuro distópico que queima obras de arte, e principalmente livros, evitando que a sociedade tenha acesso à cultura.

Além do imperador e sua família, este império é também governado por máquinas, robôs chamados NOMACS, que provém o único tipo de entretenimento que a sociedade pode desfrutar, os sons e barulhos que emitem.


Entre as localidades mais marcantes deste império, estão o pequeno e pacato vilarejo de Ravenskill - longe da região de New Maineland, o temido e deslumbrante Palácio do Imperador e as antigas ruínas do anfiteatro localizado em Heaven's Cove.

RAVENSKILL

PALÁCIO DO IMPERADOR - NEW MAINELAND

HEAVEN'S COVE


PERSONAGENS


- Gabriel: este é o irmão do rebelde Arhys, e salvador de Ravenskill; pessoas pensam que ele é o escolhido; ele possui uma forte aliança com seu irmão e com a princesa Faythe, filha do imperador; tem complexo de John Connor: luta, mas questiona se ele é realmente o messias que as pessoas pensam. Sua arma principal é o seu dom da música, que usa para ajudar as pessoas a se curarem e a lutarem contra a falta de expressão e inspiração. É visto como uma ameaça pelo imperador Nafaryus e a estabilidade de seu império.




- Imperador Nafaryus: também conhecido como Lorde Nafaryus; marido de Arabelle, usa sua supremacia e poder para controlar riquezas e espalhar a dependência econômica em um sistema que oprime os cidadãos do império. Ganancioso e faminto pelo poder, o aristocrata sente-se ameaçado pela influência de Gabriel, que é tido como um messias pelo pequeno vilarejo de Ravenskill; e com a crescente influência dos NOMACS, ele fará de tudo para não permitir que sua filha, a princesa Faythe, seja influenciada pela presença magnética de Gabriel.




- Arhys: este é o comandante da Ravenskill Rebel Militia; viúvo de Evangeline, seu único amor, que deu à luz a seu filho Xander e morreu no parto. Ele acredita que seu irmão Gabriel é o escolhido para, através do dom da música, trazer a paz ao povo do império, e por isso luta contra as forças de Nafaryus na revolução para trazer paz e harmonia ao povo de Ravenskill. Acima de tudo, ele luta para manter sua palavra à esposa morta e garantir uma vida melhor a seu filho. Foi tentado pelo Príncipe Daryus a trair seu irmão Gabriel em troca da liberdade de seu filho, tendo então que escolher entre a lealdade à seu irmão e o futuro de Xander.


- Faythe: esta é a princesa de GNEA, irmã de Daryus e filha de Nafaryus e Arabelle. Ela tem a síndrome da princesa da Disney, ou seja, procura, fora do palácio e do conforto onde mora, algum sentido em sua vida. Sua paixão por música e pela vida foi o que a atraiu aos charmes de Gabriel em primeira instância, especialmente após ter ouvido ele cantar pela primeira vez. Esta conexão dela com o líder da Ravenskill Rebel Militia é o que a impulsiona a ser a líder passional e justa que seu povo precisa.




- Daryus: é irmão de Faythe, filho de Nafaryus e Arabelle. Ele respeita muito seu pai, porém, tem um grande ciúme de sua irmã ser a favorita para o trono, e está cansado de viver na sombra de Faythe. Seu objetivo é acabar com essa situação apreendendo Gabriel e apresentando seu prisioneiro diante de seu pai. É um conspirador que se usa do amor de Arhys pelo seu filho Xander, como isca para levá-lo a trair seu irmão Gabriel.





- Imperadora Arabelle: é mulher de Lorde Nafaryus e mãe de Faythe e Daryus. Ela é uma mulher extremamente fiel à sua família e a seu marido. Apesar dos exageros e defeitos de Nafaryus, é ela a voz da razão que o guia quando ela percebe que o Lorde está sem visão ou indo para um caminho que pode levá-lo à ruína. Ela não tem medo de desafiar seu marido a ver as coisas de uma perspectiva diferente. Intuitiva e solidária, ela apóia a paixão de Faythe pelo rebelde Gabriel, mesmo que Nafaryus o veja como uma ameaça; também sabe perdoar as transgressões de Daryus, que puxou à ganância por poder de seu pai. Ela é a balança que pode trazer equilíbrio entre o império e o povo que governa.

- Evangeline: é a falecida mulher de Arhys e mãe de Xander. Ela veio a morrer no momento do traumático parto de seu filho. Foi o único amor verdadeiro de Arhys. Tendo vivido uma vida de sacrifícios em meio à pobreza e adversidades, ela sempre foi a inspiração de Arhys para que ambos tivessem forças para lutar por um reino onde Xander pudesse viver feliz e em paz, longe da opressão que eles vem sofrendo. Em seu leito de morte, ela recebeu o juramento de seu marido que iria continuar lutando até que a realidade a sua volta mudasse, e eles fossem livres.



- Xander: é o filho de Arhys e Evangeline, e sobrinho de Gabriel. Até os seus 8 anos, nunca conheceu sua mãe. Arhys o protege e o guia em meio ao mundo caótico em que vivem. O menino é a razão pela qual Arhys luta por uma vida melhor. O menino possui um olhar jovem e otimista em relação ao futuro, mesmo com todos os problemas. Em memória à sua mãe, ele usa a cruz que antes pertencia a ela, para honrar o seu sacrifício máximo ao lhe trazer à vida. Confia plenamente em seu pai que lhe mostra o quanto é importante lutar pelo que se acredita, e em seu tio Gabriel, que lhe mostra o quão libertador é o poder da música e da expressão criativa.



PROGRAMA DA ÓPERA ROCK

ACT I
1. Descent of the NOMACS 
2. Dystopian Overture
3. The Gift of Music
4. The Answer
5. A Better Life
6. Lord Nafaryus
7. A Savior in the Square
8. When Your Time Has Come
9. Act of Faythe
10. Three Days
11. The Hovering Sojourn 
12. Brother, Can You Hear Me?
13. A Life Left Behind
14. Ravenskill
15. Chosen
16. A Tempting Offer
17. Digital Discord 
18. The X Aspect
19. A New Beginning
20. The Road to Revolution

ACT II
1. 2285 Entr'acte
2. Moment of Betrayal
3. Heaven's Cove
4. Begin Again
5. The Path That Divides
6. Machine Chatter 
7. The Walking Shadow
8. My Last Farewell
9. Losing Faythe
10. Whispers on the Wind
11. Hymn of a Thousand Voices
12. Our New World
13. Power Down 
14. Astonishing

ENFIM...

O que vimos aqui, foi então um detalhamento dos elementos que encontraremos no novo álbum do grupo americano, para que possamos entender e apreciar melhor este novo trabalho do Dream Theater. Ainda não emiti opinião alguma em relação ao disco, meu único propósito aqui, sendo que eu mesmo ainda não ouvi o disco, foi simplesmente detalhar o que nos está sendo apresentado, a priori da primeira audição do álbum. Logicamente que, estou com uma certa expectativa em relação ao disco,  e bastante animado com o tema, mas minhas reais impressões e opiniões, serão detalhadas na resenha que lançarei em breve aqui, portanto, fique de olho. Até lá! Deixo vocês com o trailer de lançamento do disco.

No comments:

Post a Comment