Wednesday, December 30, 2015

MATÉRIA: Temas de James Bond - os 10 melhores

Para tirar o gosto amargurosíssimo da morte de Lemmy da minha boca neste final de ano, após um dia inteiro tomando porre de Motörhead na orelha, resolvi fazer uma matéria inspirada em um assunto que vi recentemente. Há uma série de resenhas que eu comecei a rascunhar este final de semestre, mas não terminei, todas de discos, que estarei publicando ano que vem, com mais tranquilidade, então permaneçam ligados. Enfim, apesar disso, resolvi terminar o ano com algo mais light, e como eu falei, baseado em um assunto recente. O assunto trata-se da música do grupo Radiohead que não foi aproveitada no filme de James Bond, que saiu este ano.

E já vou dando aqui minha opinião pessoal sobre o assunto: eu achei o tema de Sam Smith mais apropriado para o filme. Gosto do Radiohead, gostei bastante da música que eles fizeram para o filme Spectre, mas ela simplesmente não se encaixa como um tema de James Bond. Sam Smith escreveu um tema que remete mais ao universo do espião.

E com isso eu não estou querendo dizer quem seja melhor ou pior, pelo amor de Deus! Eu nem conhecia o Sam Smith, pra falar a verdade, nem sabia que ele existia até ver o filme. Está mais do que na cara que o Radiohead é musicalmente superior ao Sam Smith, depois de eu ter checado um pouco do trabalho do cantor! O cara canta bem, mas é muito novinho e pouco experiente para querer ser melhor do que o grupo inglês. No entanto, a música que ele escreveu é um tema melhor de James Bond do que a música do Radiohead.

Quando se ouve as duas músicas, a do Smith já grita na sua cara "TEMA DE 007". Ela é pop o bastante e tem mais pegada bondiana, figurando junto de qualquer outro bom tema de Bond composto até hoje. O Radiohead já apela para o experimentalismo, aí fica realmente difícil considerá-la, meu amigo. A música tem que ter qualidade sim, mas tem que ter apelo pop suficiente para que seja comercialmente vendável, e a do Radiohead é muito "experimental", não tem este apelo, por isso foi descartada e eu também a descartaria; talvez a aproveitaria nos créditos finais do filme, mas isso é o máximo que faria, não como uma introdução do filme, que tem que prezar pela qualidade, pelo estilo e pelo apelo pop.

Enfim, baseado neste assunto, resolvi nomear aqui as músicas que acho os temas mais legais de James Bond já escritos na história da franquia. Não estou falando de filme, mas sim das músicas compostas para os filmes, com exceção, claro, do primeiro filme de 1962, Dr. No, que apenas traz o tema de Monty Norman, que se tornou o tema oficial do espião. Selecionei abaixo, as que eu pessoalmente me identifico mais musicalmente.

10º) A View To A Kill
Intérprete: Duran Duran
Filme: A View To A Kill (1985)
Título brasileiro: 007 Na Mira Dos Assassinos

Este tema foi o que trouxe os arranjos musicais de 007 para a modernidade. Ele é diferente de qualquer outro já feito, e também bastante excitante, denotando aventura, ação, adrenalina, drama, enfim, tudo aquilo que se espera de um filme do espião na atualidade. Uma pena que foi no último filme estrelando Roger Moore, quando este já estava um pouco mais velho para tanta adrenalina, mas de qualquer forma foi o tema que modernizou os demais temas de 007, foi a partir daqui que chegamos onde estamos.




9º) You Know My Name
Intérprete: Chris Cornell
Filme: Casino Royale (2006)
Título brasileiro: 007: Cassino Royale

Primeira música criada para a nova era de filmes de James bond, estrelando Daniel Craig, no início isto me pareceu um pouco forçado e feito nas coxas, pelo menos era o que eu sentia, considerando a estrutura mais genérica de Rock dela, mas com o tempo eu vim a apreciá-la mais e certamente ela caiu em um bom filme do espião, ainda que seja o reboot de uma série inteira, ideia que eu sempre fui contra, mas que foi bem executada. A música inclusive ganhou uma releitura muito bacana e consideravelmente melhor do grupo finlandês Poets of the Fall, que pode ser ouvida no Youtube; não, não estou exagerando, a banda finlandesa para mim simplesmente pegou essa música e a aproximou da perfeição.



8º) Skyfall
Intérprete: Adele
Filme: Skyfall (2012)
Título brasileiro: 007: Operação Skyfall

Eu não sou chegado em Adele, aliás, nem ouço as suas músicas, conheci algumas porque estão por aí na mídia e não param de tocar. Mas devo admitir que a moça tem uma ótima voz e acertou em cheio aqui neste tema de Bond. Toda atmosfera e arranjos característicos que são indispensáveis para uma música figurar em um filme do espião estão aqui reproduzidas, fazendo deste um dos melhores temas. A dramaticidade se destaca mais do que a sedução, mas o andamento lento da música garante que tudo esteja muito bem equilibrado, fazendo este tema ser indispensável.




7º) For Your Eyes Only
Intérprete: Sheena Easton
Filme: For Your Eyes Only (1981)
Título brasileiro: 007: Somente para Seus Olhos

Quando a apresentação de For Your Eyes Only inicia com aquela atmosfera totalmente séria e dramática, você é imediatamente capturado por ela. Logo após, você se deixa levar pela voz suave e charmosa de Sheena Easton e eis um tema diferente que merece figurar entre os melhores. Leveza, drama e sedução são os ingredientes muito bem balanceados aqui que nos dão uma perspectiva diferente. A veia pop oitentista aqui também já começa a tomar conta das melodias, mas vale muito a pena ver este ótimo trabalho que mostra que o charme e a leveza também podem figurar entre os grandes temas de Bond.



6º) Nobody Does It Better
Intérprete: Carly Simon
Filme: The Spy Who Loved Me (1977)
Título brasileiro: 007: O Espião que Me Amava

Este é, sem dúvida, o tema que o pessoal mais velho mais deve se lembrar, porque trata-se do filme de James Bond que mais passou na TV! Campeão da Sessão da Tarde, The Spy Who Loved Me nos trazia a música de Carly Simon, um tema bem mais leve e que pega bem mais pelo lado charmoso e soft das músicas do espião. A voz da cantora impõe esta leveza e os arranjos também adotam esta vertente mais soul, distanciando-se um pouco do Jazz e do bolero, mas mantendo as famosas instrumentações que são marca registrada da franquia. Este tema antecipou artistas como Rita Coolidge em seu tema "All Time High", que eu não selecionei por achar casual demais, e Sheena Easton, por exemplo. Um tema que merecidamente teve a atenção que recebeu em seu tempo e que dá a tônica de filme de sucesso na TV para esta aventura de Bond, que é uma das mais conhecidas.



5º) The World Is Not Enough
Intérprete: Garbage
Filme: The World Is Not Enough (1999)
Título brasileiro: 007: O Mundo Não É O Bastante

Eu adoro este tema do Garbage. Ele é feito se baseando nos protótipos clássicos de músicas da franquia, ou seja, com uma carga alta de sedução, porém, tem um tom dramático contagiante e um grau de adrenalina que chega a capturar toda nossa atenção. O filme em si é médio, mas este tema é absolutamente obrigatório, marcando a mistura do clássico com o moderno, com o som andrógino do Garbage e as instrumentações belíssimas que sempre marcaram as melodias bondianas. Sem dúvidas, um tema muito marcante e que merece figurar entre os melhores da franquia.




4º) Goldfinger
Intérprete: Shirley Bassey
Filme: Goldfinger (1964)
Título brasileiro: 007 Contra Goldfinger

Goldfinger não somente foi um marco na franquia, mas também apresentou a todos a intérprete Shirley Bassey, que viria a definir o que se pareceria musicalmente um tema de James Bond. Claro, que um outro tema havia sido composto no segundo filme, From Russia With Love (1963), mas na introdução do filme havia uma versão instrumental do tema, por isso não pegou tanto. O gênero bolero era bastante dominante nesta época em que o Rock já estava dominando as paradas de sucesso, então os produtores resolveram apostar nisso para diferenciar a franquia, e com Bassey interpretando Goldfinger na bela introdução, já teríamos uma ideia do estilo que as músicas seguiriam, sempre com harmonização dramática e sedutora. Sem dúvidas, um tema que deve ser ouvido para se entender como a música de James Bond evoluiu ao longo dos anos.




3º) Live and Let Die
Intérprete: Paul McCartney & the Wings
Filme: Live and Let Die (1973)
Título brasileiro: 007: Viva e Deixe Morrer

Aqui temos Paul McCartney inserindo um pouco de Rock nos temas de Bond, caracterizando aí uma nova pegada nos temas que foram produzidos até agora ao fim da era de Sean Connery na franquia. Paul então abre a era Roger Moore com esta pegada diferente, ainda assim herdando diversas características melódicas que permeavam os temas anteriores, da qual não se consegue desvincular, mas mesmo assim propondo que o espião fosse mais aberto ao domínio do Rock'n'Roll nas paradas musicais. Um tema forte, enérgico, bacana, e que até recebeu uma releitura do Guns N' Roses anos depois, que pode ser ouvida no álbum Use Your Illusion I, de 1991, que acabou se tornando a versão mais conhecida nos anos 90.




2º) Diamonds are Forever
Intérprete: Shirley Bassey
Filme: Diamonds are Forever (1971)
Título brasileiro: 007: Os Diamantes São Eternos

A musa Shirley Bassey, grande intérprete da época do Jazz é a recordista da franquia em músicas tema de 007 ATÉ HOJE! Ela fez o tema para Goldfinger, de 1964, este filme aqui e ainda retornou, anos depois, na era Roger Moore para fazer o tema para Moonraker, de 1979. Três temas ela fez! E não é a toa que ela era escolhida para isso, sua voz sensual, forte, marcante, com aquelas vibrações e o estilo bolero do arranjo não só estabeleceu o que deveria ser um tema para James Bond, mas também marcou época! Muitos outros intérpretes que escreveram temas para a franquia se basearam nela, inclusive gente como Tom Jones, Nancy Sinatra e Tina Turner. Aqui ela aperfeiçoou o que fez em Goldfinger, levando o grau de sedução e drama de suas composições para outro nível.




1º) GoldenEye
Intérprete: Tina Turner
Filme: GoldenEye (1995)
Título brasileiro: 007 Contra GoldenEye

E então chegamos no primeiro lugar. Tina Turner, neste arrasador e excitante tema do primeiro filme estrelando o meu Bond favorito, Pierce Brosnan, no melhor filme de sua era, GoldenEye, realmente vale ouro! Tina Turner pega todas as lições que a intérprete Shirley Bassey ensinou com seus temas no passado e aperfeiçoa o que ela fazia, com sua pegada mais pop e soul, mais carregada de emoção e contando com sua sensacional voz, Tina Turner faz justiça ao legado do espião britânico com charme, sedução, estilo, agressividade, classe e carisma; dá até para imaginar o passe da gata, aquele passe de desfile, aqui neste tema, de tão sedutor, charmoso e imponente. Com estes arranjos, Tina e The Edge do U2 compõem, o que é pra mim, o melhor tema do espião já escrito. Não só o meu Bond favorito e o meu filme favorito do espião (e eu posso provar pelas horas a fio que passei jogando o game de Nintendo 64 após ver o filme), como também, na minha opinião, o tema definitivo de Bond, James Bond!



----------------------

Estas são minhas escolhas. Se você concorda, escreva nos comentários, ou então faça a sua lista!

No comments:

Post a Comment