Saturday, November 7, 2015

CD: Get Up! - Bryan Adams

Quanto tempo que eu não vejo Bryan Adams lançar algo realmente inédito! Eu sempre gostei do trabalho dele, tem gente que torce o nariz, acha o cara muito radiofônico. Mas curtir o som que ele faz apenas mostra o cara que realmente está em sintonia com as próprias raízes do Rock'n'roll e da música Pop de forma geral, que é exatamente o que ele faz. Não importa se você curte Hard, Metal, Punk, Progressivo etc, eu mesmo também curto muita coisa desses estilos, mas gosto de pensar que o lado soft também tem seu espaço. Dito isso, vamos conferir Get Up!, o novo disco de estúdio do cantor canadense.

Ao todo, o novo álbum tem 9 músicas novas e mais 4 versões acústicas. Talvez a minha crítica maior a esse disco seja essa, de que tem pouco material inédito. Em 2014 ele lançou o primeiro disco de covers da carreira dele, Tracks of My Years. Considerando aí um espaço que o cara teve de mais ou menos uns 7 anos desde seu último disco de inédias, 11 (2008), achei que o disco poderia vir mais recheado de material novo, mas OK, qualidade acima de quantidade; atualmente Adams se dedica bem mais ao seu trabalho de fotógrafo, isso fica evidente quando ele relata que o disco foi feito esporadicamente entre 2013 e 2015, quando o produtor Jeff Lynne (ELO) e Jim Vallance, que é colaborador de longa data de Adams se juntavam a ele para escrever as músicas. Vamos ver o disco.

De uma forma geral, Adams nunca desvirtuou de sua tradição musical. Desde as canções agitadas up tempo como o single de abertura "You Belong to Me" ou o blues com caída de country-rock "Go Down Rockin'" que são duas das minhas favoritas do álbum, até as pop rock "That's Rock and Roll", que tem bem aquela pegada Motown, a mais pop "Thunderbolt" e "Brand New Day", que é uma típica música de Adams, daquelas bem clássicas mesmo, até me lembrou "Summer of 69" do álbum Reckless (1984), que é uma das mais famosas do cantor, ou seja, canções com aquela sonoridade que acabou me chamando a atenção para o cara no final dos anos 80, quando ele tocava sem parar nas rádios. E falando em rádios, há também as baladas típicas dele, como "Yesterday Was Just a Dream".

Também há aquelas que ilustram bem as raízes e influências de Adams, como "We Did It All", que se assemelha a uma música de Paul McCartney, "Don't Even Try", que parece um som dos Beach Boys ou "Do What Ya Gotta Do" que emula bem o estilão do The Who. Por fim, temos as versões acústicas de algumas faixas do disco que estão na própria versão normal dele. Eu geralmente não sou tão apegado em versões acústicas, mas gostei da versão acústica de "Brand New Day", até acho legal checar algumas músicas numa forma mais acústica para se notar a raíz melódica mesmo, mas eu geralmente prefiro a versão elétrica. Se você quiser comprar o disco pelo iTunes, ainda ganha uma entrevista final de 12 minutos com Adams falando um pouco sobre o disco.

Enfim, Bryan Adams aqui continua sendo ele mesmo, coisa que ele nunca deixou de ser, o que para mim sempre foi motivo de grande felicidade. Quem é fã, vai adorar este disco novo, quem nunca foi fã, pode torcer o nariz como sempre, mas eu recomendo que dê uma chance, pois se tem uma coisa que está em falta hoje na grande mídia, é música pop de qualidade; e Adams sempre dedicou sua carreira a ela.

Get Up! (2015)
(Bryan Adams)
Nota: 8 / 10

Tracklist:
01. You Belong to Me
02. Go Down Rockin'
03. We Did It All
04. That's Rock and Roll
05. Don't Even Try
06. Do What Ya Gotta Do
07. Thunderbolt
08. Yesterday Was Just a Dream
09. Brand New Day
10.Don't Even Try (acoustic version)
11. We Did It All (acoustic version)
12. You Belong to Me (acoustic version)
13. Brand New Day (acoustic version)
14. Interview (faixa extra da versão do iTunes)

Selos: Universal, Polydor

Banda:
Bryan Adams: voz, guitarra
Jeff Lynne: guitarra, back vocal, piano, baixo, bateria
Jim Vallance: guitarra, slide guitar, back vocal
Steve Jay: percussão

Discografia:
- Shine a Light (2019)
Get Up! (2015)
- Tracks of My Years (2014)
- 11 (2008)
- Room Service (2004)
- Spirit: Stallion of the Cimarron (2002)
- On a Day Like Today (1998)
- 18 til I Die (1996)
- Waking Up the Neighbours (1991)
- Into the Fire (1987)
- Reckless (1984)
- Cuts Like a Knife (1983)
- You Want It You Got It (1981)
- Bryan Adams (1980)

Site oficial: www.bryanadams.com

No comments:

Post a Comment