Thursday, October 1, 2015

FILME: Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) - especial Batman na Tela: edição 26

Na edição 13 do especial, eu havia dito que às vezes é muito bom as tramas não se preocuparem em serem profundas demais e simplesmente deixarem os personagens serem eles mesmos e quebrarem o pau. Pois bem, aqui em Superman/Batman: Apocalypse é mais um caso em que isso acontece. O problema é que já faz algum tempo que as animações da DC vinham fazendo isso, portanto deixou de ser um caso de "às vezes" e passou a se tornar mais constante. Teve o filme animado da Mulher Maravilha, depois o do Lanterna Verde, que eu achei que houve esses exageros, enfim, aqui é o ponto onde eu comecei a notar esse algo "errado" com as produções animadas da DC. Como sempre, a animação é primorosa, a ação é vertiginosa e as vozes fazem um grande trabalho, porém, achei a trama bastante poluída de elementos, ela parecia por vezes não saber para onde queria ir. A história, assim como em Public Enemies, é baseada no arco de história escrito por Jeph Loeb, e desenhado por Michael Turner.


O universo aqui apresenta uma continuidade com as animações Superman/Batman: Public Enemies e Justice League: Crisis on Two Earths, uma vez que tanto nesta última quanto em Apocalypse é mencionado o que aconteceu com Lex Luthor após o término de Public Enemies.

Na história, Batman e Superman encontram uma garota em meio aos escombros de um meteoro e a levam para Gotham. Então descobrem que ela é na verdade, Kara, prima de Superman e a movem para a Fortaleza da Solidão, outro lar de Superman no Ártico. Após a destruição de Kripton, ela ficou vagando pelo universo durante anos presa a um meteoro e finalmente veio parar na Terra. Kara então é reavivada e ensinada por seu priminho querido como se passar por uma terráquea. Só que ela não sabe ainda controlar seus poderes, o que chama a atenção da Mulher Maravilha, que a leva para Temíscera para ser treinada ao modo amazona, para que ela tenha noções de luta e saiba dominar seus poderes pelo bem comum. Isso também acaba chamando a atenção do vilão Darkseid, em seu planeta Apokolips, que acaba raptando Kara para virar uma guerreira gladiadora, fazendo com que Superman, Batman e Mulher Maravilha vão até Apokolips para pegá-la de volta.

O que se nota de imediato é que a história está cheia de subtramas, e uma fica se sobrepondo à outra de maneira meio intrusiva e distrativa. Pessoalmente, eu teria achado melhor os roteiristas terem dividido este filme em duas partes, para melhor poder contar a história das origens da Supergirl, que é o foco principal aqui. Mas como este é um especial do Batman, vamos falar do papel importante do morcego aqui, uma vez que eu só estou relacionando este filme aqui no especial por causa da junção de Batman com Superman novamente, o que achei meio errôneo também e injusto, pelo fato de que a Mulher Maravilha também teve papel primordial aqui no filme, até mesmo porque há nele uma batalha épica do exército de Temíscera contra as forças de Darkseid que vale a pena ver, e nem assim a amazona é mencionada como protagonista do filme. Achei que o filme deveria tê-la incluído como protagonista também, até porque Superman e Mulher Maravilha são muito mais protagonistas deste filme do que o homem-morcego.

Enfim, Batman aqui tem um importante papel, uma vez que, estando em Apokolips, é ele que engana Darkseid e consegue a passagem de Kara de volta para a Terra. A amizade e companheirismo entre o morcego e o Super também é meio abalada em relação a Public Enemies, devido ao fator de que Clark tem que fazer o papel de protetor e responsável de Kara, e Batman pensa que Clark é muito tiozão e permissivo com a moça, atitude essa que é antagonizada pelo morcego e Mulher Maravilha, que acham que o homem de aço deveria ter uma postura mais rígida com sua prima pelo bem comum.

O roteiro, como eu falei, ficou meio desencontrado, não focando nem em uma coisa e nem em outra, o andamento da história está mediano para os padrões da equipe de animação da DC, enfim, este é aquele filme que foi feito única e exclusivamente para os fãs, não tendo portanto tanto peso quanto outros filmes que a gente já avaliou aqui. Recomendo ele, é outra animação com desenho primoroso, muita ação e heroísmos e fan services a perder de vista, mas para outras pessoas em geral, não acho um bom ponto de partida.


Voltar à edição 25                                                                       Ir para edição 27




Superman/Batman: Apocalypse (2009)
Título em português BR: Superman/Batman: Apocalipse
Nota: 7 / 10

Direção: Lauren Montgomery
Produção: Alan Burnett, Benjamin Melniker, Lauren Montgomery, Bobbie Page, Sam Register, Bruce W. Timm, Michael Uslan, Tim Yoon
Roteiro: Tab Murphy (baseado em arco de história escrito por Jeph Loeb e Michael Turner, baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Siegel, Joe Shuster, William M. Marston e Jack Kirby)
Trilha sonora: John Paesano

Estrelando: Kevin Conroy, Tim Daly, Susan Eisenberg, Summer Glau, Andre Braugher, Julianne Grossman, Edward Asner, John Cygan, Dave B. Mitchell, Rachel Quaintance, Andrea Romano, Salli Saffioti, Tara Strong, Jim Ward, Gregory Alan Williams, April Winchell

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
- Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
- Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
- Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:


No comments:

Post a Comment