Thursday, October 15, 2015

MATÉRIA: 5 filmes para o Dia dos Professores

Ser professor não é uma coisa fácil. Especialmente se você mora em um país cujo governo não está nem aí para o ofício de educar e ensinar, como o Brasil. Dessa forma, resolvi homenagear esta profissão tão importante para o desenvolvimento de uma nação me lembrando de 5 professores que me marcaram no cinema e mandando um feliz dia do professor para todos aqueles que nunca desistem de aprender e ensinar e que fazem da profissão uma vocação.

Aqui vão eles:

1. Glenn Holland, de Mr. Holland's Opus (Mr. Holland: Adorável Professor)

Foi um dos primeiros professores da ficção que vi no cinema, e me encantei com seu carisma, persistência e determinação em fazer com que seus alunos de música conseguissem atingir seus objetivos e serem pessoas melhores. Mr. Holland nos ensina que ensinar requer que tudo esteja em perfeita harmonia para que as notas certas sejam atingidas. Um grande aplauso aos professores!



2. John Keating, de Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos)

O professor de literatura interpretado pelo saudoso Robin Williams nos mostra que ensinar e inspirar as pessoas nada tem a ver com receitas ou equações, mas com emoção e dedicação, perseverança. O grande personagem de Williams nos inspira e nos impulsiona a sempre sermos brilhantes. "Oh, captain, my captain!"




3. Dewey Finn, de School of Rock (Escola do Rock)

Dewey Finn faz parte da porção anárquica que todos nós temos. Aquela porção que nos diz que não é somente preciso ensinar as ferramentas necessárias aos alunos para terem sucesso, mas também é necessário lhes ensinar a sentir, a se emocionar com o que aprendem. As vezes até a se rebelar contra um sistema que não lhes proporciona isso; e qual ferramenta melhor do que a música e o Rock'n'Roll para isso? Viva a música!




4. Detetive John Kimble, de Kindergarten Cop (Um Tira no Jardim da Infância)

Ah, as sessões da tarde com este grande personagem de Arnold Schwarzenegger! Se tem uma coisa que ele nos ensina é que ensinar é um dom. O cara é um tira infiltrado no jardim da infância e faz a alegria da meninada com seus ensinamentos de ordem, disciplina e várias coisas do dia-a-dia. Carismático, ele conquista o coração de todos.





5. John Nash, de A Beautiful Mind (Uma Mente Brilhante)

O professor da vida real aqui é interpretado por Russel Crowe no filme dirigido por Ron Howard. Nash passa por dificuldades em sua vida pessoal, mas prova que não importa qual sejam as dificuldades, nunca podemos deixar de sermos inquisitivos e um pouco loucos, o suficiente para quebrarmos barreiras e atingir nosso potencial.




UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PROFESSORES QUE NOS INSPIRAM, QUE NUNCA DESISTEM E NUNCA PERDEM A ESPERANÇA POR DIAS MELHORES!

No comments:

Post a Comment