Thursday, September 10, 2015

FILME: Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) - especial Batman na Tela: edição 23

Poucas foram as vezes que eu vi os heróis das HQs aderirem ao discurso político durante o período que eu efetivamente lia HQs quando mais jovem. Foi aí que comecei a ter contato com algumas histórias. Tive a felicidade de cruzar com este arco escrito pelas habilidosas mãos de Jeph Loeb e desenhado por Ed McGuinness. O traço da animação segue o mesmo estilo que o traço dos quadrinhos, aliás, isso virou uma constante aqui na linha DCUAOM de filmes direto para DVD da WB/DC. O discurso político, aqui é válido nos dias de hoje e tem muito a ver com a volta da discussão de poderes. Esta é a segunda vez em animações que Batman e Superman se juntam para uma tarefa árdua desde World's Finest na série animada de Superman. Aliás, o meu team up favorito do morcego é com o Super por diversas razões, e uma delas é ver os dois agindo em parceria e interagindo como amigos de forma tão natural.



Na história, Lex Luthor é eleito presidente dos EUA. Ele então determina que nenhum super-herói ou meta-humano irá agir à margem da lei, como vinha acontecendo até então. Alguns desses meta-humanos então são comprados pelo discurso hipócrita de Luthor, como Capitão Átomo, Power Girl, Major Force e Black Lightning e passam a trabalhar para o novo presidente... exceto, claro, Batman e Superman que não confiam no discurso do vilão careca e preferem continuar se comportando como a resistência. Alguns outros heróis como Hawkman e Shazam também acabam se virando contra o morcego e o azulão.

Mas o problema é muito maior. Luthor ainda conta com a ajuda de Metallo, o vilão meio homem e meio máquina com a pedra de kriptonita no peito para protegê-lo, enquanto que outros vilões da galeria da DC como Giganta, Nightshade, Bane, Gorila Grodd, Capitão Frio, Black Mantha, Mongul, Deadshot e outros resolvem tirar uma casquinha diante das ordens de Luthor de trazer Superman à justiça por causa de um vídeo que foi veiculado na TV em que o homem de aço supostamente havia matado Metallo. Dessa forma, Batman e Superman viram renegados e fugitivos da justiça. No mesmo instante, um meteoro gigante de kriptonita está prestes a colidir com a Terra e acabar com tudo, enquanto o presidente Luthor tenta salvar o planeta da destruição.

Louca a história, não achou? Com tantas inversões, é trazido a tona o discurso político. Enquanto alguns meta-humanos decidem argumentar que Luthor está no poder e deve ser respeitado, Batman e Superman argumentam que é de uma estupidez muito grande respeitar e obedecer alguém só porque passou a ocupar um alto cargo, especialmente alguém que tem um passado tão desrespeitoso como Luthor. É incrível como esta história de Jeph Loeb conseguiu prever os tempos que vivemos hoje, especialmente aqui no Brasil, não é verdade? Claro, o filme está recheado de ação e pancadaria entre heróis e vilões para todos os fãs de HQs, mas ao mesmo tempo ele mantém um discurso político bastante enraizado em nossa realidade, discurso esse que reverbera não só em um lugar, mas em todos os lugares do globo, e nos convida a fazer estes questionamentos também.

Será que o cara que está lá no mais alto cargo de um país é realmente confiável? Será que ele tem boas intenções como diz ter? Ou será que está somente se aproveitando da situação que se encontra para tirar proveito próprio e conseguir mais poder? Todas estas questões são resumidas no argumento de Batman ao meta-humano Major Force, este último dizia que estava sendo patriota ao defender o presidente, ao que Batman responde: "desculpe, mas não estou vendo nenhum patriotismo aqui, só o que vejo é um psicopata que aceitou uma desculpa para matar pessoas, e que é tão estúpido que não se dá conta que está sendo usado por Luthor!" Cara, se o Batman falasse assim comigo eu acho que nunca mais teria vontade de sair de casa e expôr minha cara em público!

E eu acho importante a gente ver este exemplo da animação e começar a fazer estes questionamentos para nós mesmos. Será que realmente estamos sendo patriotas de verdade ao defender um auto-proclamado líder de um país, ou será que nós estamos cegos e sendo usados como bonecos de cordas em meio ao discurso ideológico falso desse líder? Fica aí algo para nós pensarmos a respeito.

As interações entre o Superman e o morcego são uma das melhores coisas da animação. É muito bacana ver os dois, de realidades e lados tão opostos apoiarem um ao outro como parceiros de longa data. A parceria entre os dois é tão perfeita que chega-se até a dar risada quando Batman está tentando tirar uma kriptonita que ficou encravada perto ao coração do Super e de repente você ouve os dois conversando banalmente:

Batman: Fique quieto, eu não sei se vou ser rápido o bastante para tirar essa kriptonita de você!
Superman: (rindo) Cadê o Flash quando se precisa dele?
Batman: Me faz um favor, Clark, e perca esse seu senso de humor!
Superman: Faça a nós dois um favor, Bruce, e compre um!


Fan service realizado! Me chega até a lembrar Mel Gibson e Danny Glover na série Lethal Weapon (Máquina Mortífera). Lembrando, é claro que as interações entre estes heróis já existem há muito tempo dada a linha cronológica desta animação, após o primeiro encontro deles em que se estranham e que será mostrado no filme de Zack Snyder em 2016. Outro momento que vale a pena ser destacado é quando os dois vão ver o Toyman (não a versão vilão) para tentar deter o meteorito que está chegando a toda velocidade. Luthor então se envolve e sabota o mecanismo que lançaria um aparato capaz de deter a pedra e Batman se vê na obrigação de arriscar a própria vida e pilotar a coisa sozinho. É aí que Superman revela toda a camaradagem e apreciação que tem por Batman dizendo a Luthor "aquele era meu melhor amigo! E você acaba de matá-lo!" Chega a dar calafrios ver o Superman furioso. De repente a kriptonita do exo-traje de Luthor nem mais parece afetar o azulão!

O roteiro é ótimo e segue bem de perto a história de Loeb, o trabalho de vozes aqui é icônico novamente, com as clássicas vozes de Kevin Conroy (Batman), Tim Daly (Superman) e Clancy Brown (Lex Luthor) brilhando novamente em seus papéis, as lutas são excitantes, a ação é frenética e a premissa principal é muito bem resolvida. O único defeito que eu colocaria aqui, isso aliás considerando outro tipo de audiência, é o excesso de personagens, mas como é um filme voltado aos fãs, eu vejo mais como um fan service que provoca uma boa pancadaria nos momentos certos.

E mesmo que seja um filme mais voltado aos fãs, eu não posso deixar de recomendá-lo a qualquer pessoa que gosta de boa ação, doses cavalares de heroísmos e uma premissa bem desenvolvida e com discussões tão relevantes sobre os bastidores do poder. Filme recomendadíssimo!




Voltar à edição 22                                                                       Ir para edição 24




Superman/Batman: Public Enemies (2009)
Título em português BR: Superman/Batman: Inimigos Públicos
Nota: 9 / 10

Direção: Sam Liu
Produção: Alan Burnett, Michael Goguen, Benjamin Melniker, Bobbie Page, Sam Register, Bruce W. Timm, Michael Uslan
Roteiro: Stan Berkowitz (baseado em arco de história escrito por Jeph Loeb e Ed McGuinness, baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Siegel, Joe Shuster e C. C. Beck)
Trilha sonora: Christopher Drake

Estrelando: Kevin Conroy, Tim Daly, Alan Oppenheimer, Clancy Brown, Xander Berkeley, Corey Burton, Ricardo Chavira, Allison Mack, John C. McGinley, CCH Pounder, LeVar Burton, Calvin Tran, Mark Jonathan Davis, Brian George, Jennifer Hale, Rachael MacFarlane, Andrea Romano, Bruce W. Timm, Jonathan Adams, Michael Gough

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
- Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
- Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
- Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
- Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:


No comments:

Post a Comment