Thursday, September 24, 2015

FILME: Batman: Under the Red Hood (Batman: Contra o Capuz Vermelho) - especial Batman na Tela: edição 25

Durante muito tempo eu fiquei esperando por uma nova animação solo do Batman. Mas eu não queria ver apenas uma animação casual, eu queria ver novamente uma história que fosse complexa, que aprofundasse o personagem e seu mundo, uma história que fosse épica, que tivesse aquela atmosfera beirando o agridoce, ou seja, uma legítima história mais adulta e violenta do Cavaleiro das Trevas. Lembro na época de ter visto a primeira notícia sobre esta nova animação do morcego e ter vibrado somente com a ilustração da capa. Quando eu li, no entanto, sobre os arcos de história que iriam usar, confesso que minha antecipação pela animação esfriou um pouco. Mas logo após ter ido à loja, comprado o DVD e assistido pela primeira vez a animação, ao final eu estava em êxtase! Foi simplesmente uma das melhores animações que já vi de Batman, e isso, já há meia década após o final do universo animado clássico e ainda com um elenco de vozes totalmente diferente do elenco convencional das outras animações.


A história se baseia, aliás, em dois arcos de história diferentes das HQs. O arco A Death in the Family (Morte em Família) de 1988 escrito por Jim Starling e o arco Under the Hood (Sob o Capuz) de 2005, escrito por Judd Winick. Vamos então contar rapidamente o que acontece nestes arcos para podermos entender o que acontece por aqui.

Em A Death in the Family, Batman vai resolver alguns pepinos no Oriente Médio, envolvendo o Coringa. Nesta época, o garoto prodígio por baixo da roupa de Robin não era mais Dick Grayson, mas Jason Todd. O menino acaba se envolvendo nos assuntos de Batman indo também para o Oriente Médio e lá, acaba morrendo em um depósito, após ter sido espancado pelo Coringa com um pé-de-cabra e jogado pelos ares com uma bomba que o Coringa instalou no local. Batman não chega a tempo para socorrê-lo e Robin morre na explosão. Inclusive, Jason morre na história, após decisão dos próprios fãs que a acompanhavam, pedindo aos roteiristas que matassem Jason.

Em Under the Hood, Batman enfrenta o Máscara Negra em uma operação envolvendo um cara chamado Red Hood; esta era a identidade do rapaz que caiu há muitos anos atrás num tanque de produtos químicos e saiu de lá como o conhecido vilão Coringa. Batman então enfrenta Máscara Negra e Red Hood e acaba descobrindo que o último era um fantasma do passado. O Capuz Vermelho então captura o Coringa e o aprisiona em um prédio abandonado. Quando Batman chega lá, o Capuz joga uma arma à Batman e aponta uma para a cabeça do Coringa, e diz a Batman que ele tinha duas escolhas: ou atirava na cabeça de Red Hood ou Red Hood atirava no Coringa. Batman impede que o pior aconteça para ambos e tudo acaba.

Vamos à animação: ela abre com uma breve e rápida, porém eficiente adaptação do clímax de A Death in the Family, mostrando o que aconteceu a Jason anos atrás. Rolam os belos créditos iniciais e caímos agora na adaptação do arco Under the Hood, vendo como Red Hood controla o submundo de Gotham apavorando os criminosos. Tanto Batman quanto o Capuz estão tentando livrar Gotham da influência de Máscara Negra e seu plano de contrabando de drogas. Porém, Red Hood não tem medo nem receio de matar. Com uma pequena ajuda de Nightwing, Batman rastreia e vai atrás de Red Hood, descobrindo sua identidade no processo. O restante rola mais ou menos parecido com a história das HQs, tendo uma grande diferença em relação à volta de um personagem, aliás, diferença essa que nesta animação ficou até mais plausível do que seu retorno nos quadrinhos que se usa de alteração de realidade e truques temporais.

A partir daí a trama se desenrola explorando questões importantes, como o valor de uma vida e a diferença entre ser um assassino e ser um herói quando uma vida é perdida. Aqui o código moral de Batman é posto em cheque através da visita inesperada de um vulto que retorna e questiona as decisões do morcego em manter loucos homicidas aprisionados no Asilo Arkham ao invés de executá-los e livrar a sociedade do mal que provocam. A discussão vai ficando mais quente  com o passar da história até o clímax final em que o morcego terá que fazer sua última decisão e lidar com seus fantasmas. A história, reescrita aqui pelo mesmo Judd Winick que escreveu o arco de 2005 é excelente e nos trás de volta toda aquela atmosfera de Batman TAS, quando haviam mais gangsters e loucos em Gotham do que seres meta-humanos. Até mesmo o traço de Doug Mankhe, que é mantido aqui na animação parece conversar com a série animada clássica, e tem até mesmo uma pequena referência ao prefeito Hamilton Hill em uma notícia antiga de jornal. Quando eu assisti essa animação eu até quis enxergá-la como aquele pequeno pedaço de história que faltou na transição entre Batman TAS e TNBA, e é até irônico pensar nisso, porque dá certinho para encaixar este filme entre os dois seriados animados; apesar dele ter sido feito fora da cronologia das duas séries, o encaixe é perfeito.

As vozes também ficaram muito boas, considerando que se trata de outra equipe de dubladores. Temos o ator Bruce Greenwood como Batman, conhecido por filmes como I, Robot, Star Trek (2009) e DéjàVu; também temos aqui John DiMaggio fazendo um ótimo Coringa; temos também o Barney Stinson de How I Met Your Mother, Neil Patrick Harris, já experiente em dublagem de personagens também, fazendo Nightwing; como último destaque, o Dean Winchester de Supernatural, Jensen Ackles, fazendo uma ótima voz para o Red Hood.

E assim como Mask of the Phantasm, Subzero e Return of the Joker, o final agridoce com sensação de fecho e tragédia aparece de novo, desta vez na forma de um flashback, e causa uma reação emocional imediata que nos deixa com a sensação de que vimos mais um excelente conto macabro do morcego, um que não se via há tempos! Filme recomendadíssimo tanto aos fãs quanto às outras pessoas, marcante, trágico, memorável e inesquecível! Eu sempre achei o arco de história de Judd Winick uma história bem mais ou menos nos quadrinhos, até mesmo por causa dessa ideia maluca de trazer de volta um personagem que vimos claramente que morreu há anos. Mas aqui, Winick se supera e elabora não somente um roteiro marcante, mas também uma resolução fantástica para o retorno deste personagem. Vale muito a pena assistir esta grande história do Cavaleiro das Trevas.




Voltar à edição 24                                                                       Ir para edição 26




Batman: Under the Red Hood (2010)
Título em português BR: Batman: Contra o Capuz Vermelho
Nota: 9 / 10

Direção: Brandon Vietti
Produção: Alan Burnett, Benjamin Melniker, Bobbie Page, Sam Register, Bruce W. Timm, Michael Uslan, Tim Yoon
Roteiro: Judd Winick (baseado em arcos de histórias escritas pelo mesmo autor e Jim Starling, baseado em personagens e histórias criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Alan Moore)
Trilha sonora: Christopher Drake

Estrelando: Bruce Greenwood, Jensen Ackles, John DiMaggio, Neil Patrick Harris, Jason Isaacs, Wade Williams, Carlos Alazraqui, Robert Clotworthy, Gary Cole, Brian George, Kelly Hu, Phil LaMarr, Alexander Martella, Vincent Martella, Jim Piddock, Kevin Michael Richardson, Andrea Romano, Dwight Schultz, Fred Tatasciore, Keri Tombazian, Bruce W. Timm, Michael Villani

Outros títulos da linha DC Universe Animated Original Movie:
Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) (2016)
Justice League vs. Teen Titans (Liga da Justiça vs. Jovens Titãs) (2016)
Batman: Bad Blood (Batman: Sangue Ruim) (2016)
- Justice League: Gods and Monsters (Liga da Justiça: Deuses e Monstros) (2015)
Batman vs. Robin (Batman vs. Robin) (2015)
- Justice League: Throne of Atlantis (Liga da Justiça: O Trono de Atlantis) (2015)
Batman: Assault on Arkham (Batman: Assalto em Arkham) (2014)
- Son of Batman (O Filho do Batman) (2014)
- Justice League: War (Liga da Justiça: Guerra) (2014)
- Justice League: The Flashpoint Paradox (Liga da Justiça: Ponto de Ignição) (2013)
- Superman: Unbound (Superman: Sem Limites) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 2 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 2) (2013)
Batman: The Dark Knight Returns - Part 1 (Batman: O Cavaleiro das Trevas - Parte 1) (2012)
- Superman vs. The Elite (Superman vs. Elite) (2012)
Justice League: Doom (Liga da Justiça: A Legião do Mal) (2012)
- Batman: Year One (Batman: Ano Um) (2011)
- Green Lantern: Emerald Knights (Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda) (2011)
- All-Star Superman (Grandes Astros: Superman) (2011)
- Superman/Shazam: Return of Black Adam (Superman/Shazam: O Retorno do Adão Negro) (2010)
- Superman/Batman: Apocalypse (Superman/Batman: Apocalipse) (2010)
- Batman: Under the Red Hood (Batman Contra o Capuz Vermelho) (2010)
- Justice League: Crisis on Two Earths (Liga da Justiça: Crise em Duas Terras) (2010)
- Superman/Batman: Public Enemies (Superman/Batman: Inimigos Públicos) (2009)
- Green Lantern: First Flight (Lanterna Verde: Primeiro Voo) (2009)
- Wonder Woman (Mulher Maravilha) (2009)
Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) (2008)
- Justice League: The New Frontier (Liga da Justiça: A Nova Fronteira) (2008)
- Superman: Doomsday (A Morte do Superman) (2007)

Trailer:


No comments:

Post a Comment