Monday, August 24, 2015

HQ: Batman #5: The Court of Owls - Part 5: Face the Court (Batman nº 5: A Corte das Corujas - Parte 5: À Mercê da Corte)

Demorei, mas voltei. Agora a história começou a chegar em um ponto bem mais interessante! Durante quatro edições inteiras o Batman ficou investigando essa Corte das Corujas e recebendo pequenos avisos. A questão nem sequer era a investigação em si, pois as histórias do Batman são histórias que envolvem investigação, são contos detetivescos, mas houve uma baita de uma lenga-lenga nesse tempo, principalmente no último número que sinceramente, poderia ser praticamente enxugado em 5 páginas, no máximo. Enfim, finalmente veremos alguma ação ou algo interessante. Anteriormente, Batman sobreviveu à explosão causada pela corte no 13º andar de um prédio e terminou a análise do esqueleto de seu tataravô, concluindo que ele não havia morrido afogado, mas possivelmente esfaqueado. Também revelou como foi seu primeiro trabalho investigativo quando garoto e levou seu caso até os esgotos de Gotham, sendo lá capturado por um membro da Corte e colocado dentro de um labirinto, e é a partir daí que as coisas começam a complicar.

A história da quinta edição dos novos 52 e 5ª parte da saga da Corte das Corujas, lançada em Outubro de 2012 no Brasil se inicia com uma cena entre Bullock e Gordon, nos revelando que Batman já não aparece faz 8 dias. Gordon no entanto insiste em deixar o batsinal aceso para todos que se interessarem, para os aliados, relativos a Batman e também a escória saber que ele pode estar por aí.

Corta a cena e nos deparamos com o labirinto da Corte. Batman está lá dentro fazem 8 dias, sem comer, dormir ou descansar. Sua aparência dá claros sinais de que andou passando por maus bocados dentro do labirinto. Ele decide adotar a estratégia de ficar longe da luz e permanecer na escuridão para que não o encontrem. No entanto, ele dá de cara com uma sala muito iluminada do labirinto contendo uma fonte com uma enorme estátua de coruja. Sedento, bebe a água da fonte e isso aparenta causar-lhe sensação de torpor e talvez até ilusões.

Os enquadramentos destas partes são de uma beleza fantástica, mas a parte mais interessante da história está mais para o meio, quando temos que literalmente virar a revista 90 graus para poder continuar a leitura em enquadramentos cada vez mais detalhados. Depois de quatro páginas assim, viramos a revista de cabeça para baixo para poder ler as próximas sequências, só que na forma invertida, semelhante a um mangá. Isso é muito legal, porque não só vemos que Batman está desorientado com o labirinto, como também sentimos esta mesma sensação de desorientação em nós. Eu não posso dizer com certeza se a intenção foi essa, mas se foi, Greg Cappulo acertou na mosca. Todo este capricho na arte da revista acaba fazendo desta a edição mais interessante da história.

Outra coisa interessante é como a narrativa em off de Batman nos lembra em certos aspectos aquela narrativa na graphic novel Batman: The Cult em determinados trechos, o que até faz sentido, sendo que em The Cult, o morcego se encontrava em situação semelhante de fragilidade. Ele deixa a fonte e tenta voltar para a escuridão, mas cai em outra sala iluminada com as paredes recheadas de quadros por todos os lados. Batman pensa ser todas as pessoas que a Corte matou através dos séculos.

Andando mais um pouco, ele tem agora que enfrentar truques de ilusão. Lembram na edição 2 que Wayne acabou sentindo algum tipo de veneno em suas veias após o confronto com o Talon? Pois é, possivelmente se tratava de alguma droga delirante, e aqui ele acaba sentindo os efeitos após ingerir a água da fonte, que variam entre ver membros da corte em lugares estranhos depois vê-los sumir (aqui é onde começa a sequência fantástica de painéis desorientadores de Cappulo) até ver nomes em uma parede, Thomas e Martha Wayne dentro do labirinto, corujas assassinas e finalmente vemos que Batman cedeu a todas estas ilusões, até que um Talon o esfaqueia no estômago por trás. A situação se torna ainda mais aterradora e complicada para o morcego. Ele fica literalmente perdido no meio do labirinto da Corte, sem saber para onde ir; sua loucura é visível, embora ele consiga, mesmo em sua loucura, manter ainda um pingo de sanidade, pois ele entende que a Corte estava tentando lhe contar uma história, mas o desnorteamento é tão grande que acaba confundindo os sentidos do morcego.

Somos deixados com essas cenas assustadoras e agonizantes e com uma breve sequência final em que o bat-sinal finalmente entra em curto após vários dias ligado e pega fogo, e Robin (Damian) dizendo a Gordon e Bullock para que arranjem outro bat-sinal. Será que o menino irá atrás do pai? É neste ponto que nós leitores ficamos roendo os dedos a espera do próximo número, que só sairia no mês seguinte, curiosos com esta resposta e se perguntando se este seria o fim da linha para o morcego; claro, já imaginando que Snyder teria planejadinho uma explicação para todos estes eventos e para uma provável recuperação de Bruce Wayne no próximo número, afinal de contas sabemos que o Batman já passou por situações piores no passado.

De qualquer forma, chegamos então no ápice do arco da Corte das Corujas, com uma narrativa envolvente e uma das melhores edições da revista do Batman em muito tempo. Eu quando li esta edição me peguei dizendo "caramba, que desenvolvimento bacana!" Fazia bastante tempo que eu não me animava esse tanto com uma história do Batman nos quadrinhos. E assim como a revista, caro leitor, eu vou deixando nossa conversa por aqui novamente, sem saber ao certo quando voltarei a falar sobre isso, mas com a certeza que voltarei em algum ponto, OK?

Sim, eu sei que faz muito tempo desde a minha última postagem sobre essa saga, mas tempo tem sido uma coisa meio escassa para mim. Mas eu voltarei falando sobre os novos 52 novamente, podem ter certeza. No momento, deixo você com a certeza de que mais coisas interessantes estão por vir por aí nessa saga e que eu estarei falando sobre elas em um futuro próximo.

Batman #5 (Março/2012)
Linha: Os Novos 52
Primeira parte do arco: The Court of Owls
Título em português BR: A Corte das Corujas
Título desta edição: Face the Court
Título em português BR: À Mercê da Corte
Nº de edições do arco: 7
Nota: 9,5 / 10

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- The Talons Strike! (Os Garras Atacam!)
- Beneath the Glass (Por Trás do Vidro)
- Face the Court (À Mercê da Corte)
Face the Court (De Frente com a Corte)
The Thirteenth Hour (A Décima Terceira Hora)
Trust Fall (Perda de Confiança)
Knife Trick (Truque com Facas)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiro: Scott Snyder
Desenhista: Greg Cappulo
Colorista: FCO Plascencia
Letrista: Richard Starkings
Editores: Mike Marts, Harvey Richards, Katie Kubert

No comments:

Post a Comment