Thursday, August 13, 2015

CURTAS: As fan fictions de Batman - especial Batman na Tela: edição 19

Desde o dia que eu resolvi começar este blog, eu sabia perfeitamente que, uma hora ou outra, eu iria falar de Batman; era esperado, eu só estava aguardando o momento certo, a deixa. Não sou apoiador de atitudes fanáticas, mas ironicamente, eu sou um verdadeiro fanático pelo personagem, muitas vezes nem me dou conta e quando eu pisco, pronto, começo a falar dele de novo.


Foi então que eu pensei em fazer este especial aqui para poder extravasar, pôr tudo pra fora, assim eu já falaria tudo o que eu tinha que falar do personagem. Claro, tenho certeza que muitas outras citações ou matérias do personagem virão no futuro, mas talvez não em tão grande número.

O que com certeza vem em grande número e nunca pára de sair, são filmes de fan fictions do personagem. Podem ter certeza, neste exato momento pode ter uma fan fiction do Batman sendo filmada por alguém por aí, esse negócio é que nem um vírus, está espalhado por todo canto e se multiplica cada vez mais.

Não sabe o que é uma fan fiction? Tá, eu explico. Uma fan fiction é quando alguém, que não tem absolutamente coisa alguma a ver com um personagem ou produtora, ou estúdio ou produção oficial dele, simplesmente resolve escrever ou filmar algo com um personagem, sem vínculo algum com os direitos dele e lançar por aí na Internet, sem fins lucrativos, apenas para os outros verem. Até roteiros não produzidos de personagens existem por aí, ou então histórias escritas mesmo! Eu mesmo escrevi uma fan fiction minha do Batman há anos atrás e publiquei aqui no blog para os outros verem. É escrita bem amadora, aliás, foi feito simplesmente com o amor que eu tinha pela coisa, quem quiser é só clicar no link aí em cima e ler, comentar, etc.

Enfim, muitas fan fictions já foram realizadas ao longo de todos esses anos. Vamos então conhecer algumas delas, pelo menos as mais importantes para que você, que não está familiarizado, não fique de fora, comendo poeira. Esta será uma edição diferente, contendo vários filmes de uma vez, portanto não seguirá o mesmo formato que estamos acostumados a ver no meu blog, até porque não preciso ficar muito tempo me alongando em apenas um desses filmes curtos, outros falarei um pouco mais, mas não chega a tanto, OK? Lembrando também que todos estes filmes estão em inglês, se você não manja de inglês, peça ajuda para quem manja, OK? Vamos lá.

SANDY COLLORA, SEM SAÍDA!

Este é o cara que popularizou toda a horda de fan films que vemos na Internet hoje em dia. Ele apareceu de surpresa e surpreendeu a todos. Por mais que existissem pessoas que gostem de um ou outro filme do Batman em live action até aqui, eles nunca foram uma unanimidade. Os filmes do Burton, por exemplo, são melhorezinhos, mas para mim, não são essa Coca-Cola toda. Eu pessoalmente nunca recomendei-os para pessoa alguma, acho-os muito pobres de roteiro, Burton tentou realizar um lance lá, mas não me agradou, tem coisas que são dignas de menção, mas outras eu prefiro esquecer. Tendo essa insatisfação dos fãs em mente com a trajetória live action de Batman nos cinemas, é que esse sujeitinho que atende pelo nome de Sandy Collora realizou um par de curtas que ganhou o carinho de todos os fãs do Batman ao redor do mundo.

Vamos falar sobre Collora, porque é importante que você saiba quem ele é, para entender o que vem por aí. Collora é um designer de logos e efeitos especiais de Hollywood. O cara já chegou a trabalhar com lendas dos efeitos especiais como Stan Winston! Sim, ele mesmo, o cara que fez os designs e efeitos de Terminator e Predator, entre outros filmes famosos! Ou seja, Collora manja da coisa! Foi ele que desenvolveu a logomarca para o filme Jurassic Park de Spielberg nos anos 90 e trabalhou com efeitos e designs em filmes famosos como Men in Black, Dogma, The Crow (O Corvo) e Predator 2. Enfim, o cara já tinha história em Hollywood e o apadrinhamento de Kevin Smith, o nerd máximo de lá e diretor famoso por filmes como Clerks, Dogma, Mallrats, Jay & Silent Bob Strike Back, Clerks 2, Zack & Miri Make a Porno e outras comédias muito legais.

Collora então quis se tornar um diretor e resolveu fazer dois projetos relacionados ao Batman, que ficaram sendo seus dois projetos autorais mais conhecidos. Tratam-se dos curtas Batman: Dead End de 2003 e do fan trailer World's Finest, de 2004. Os projetos saíram pela sua própria produtora, a Montauk Films.

Batman: Dead End (2003)
Nota: 8 / 10

Em Dead End, vemos uma ideia simples: Batman (Clark Bartram) ouve que o Coringa (Andrew Koenig) escapou do Asilo Arkham de novo e vai atrás dele. O morcego encurrala o palhaço do crime e os dois conversam, quando um Alien (de Alien, do Ridley Scott) mata o palhaço e encurrala o Batman que luta contra ele. Então um Predador (de Predator, do John McTiernan) mata o Alien e Batman mata o Predador. Aí uma horda de Predadores encurrala o morcego e ele puxa duas bat-navalhas do cinto e se prepara para o combate climático no meio da chuva, e é aí que o filme acaba. Bem simples. Mas bem bacana e badass! O filme foi uma verdadeira sensação em uma época em que o Batman estava no fundo do poço nos filmes em live action. O curta conseguiu o feito de ser aclamado por Kevin Smith como "possivelmente o mais verdadeiro e melhor filme do Batman já feito", e quem estivesse na San Diego Comic-Con em 2003 também dizia que o curta de Collora era melhor do que todos os quatro filmes de Burton e Schumacher JUNTOS! Minha opinião? O filme é muito legal e realiza meu sonho de ver o Batman em seu traje clássico dos quadrinhos e da animação combatendo vilões, isso é verdade, mas a ideia em si fica só nisso, sem muita profundidade. Em termos visuais e execução, realmente supera e muito os quatro filmes do Batman realizados de 1989 a 1997. Ponto. Eu acho, sinceramente. Agora, se for colocar os longas animados no meio, aí você me desculpe, mas nenhum supera Mask of the Phantasm, que para mim é superior a todos, em termos visuais, de conteúdo de ação, enfim, superior em tudo. Assista o curta.





World's Finest (2004)
Nota: 8 / 10

Com o sucesso de Dead End, não tardou para Collora filmar mais um curta, desta vez envolvendo o Batman e o Superman, no ano seguinte. Engraçado como as coisas são cíclicas, não é? Algumas edições atrás eu mostrei que os dois heróis já haviam se encontrado na série animada do Superman, e no final da década de 90 e início da próxima, havia nos estúdios Warner, planos para fazerem um encontro dos dois heróis que foi engavetado. Só agora em 2016, após muitos anos, que veremos uma produção live action envolvendo os dois, mas Collora já havia plantado a semente lá em 2004 com seu fan trailer World's Finest. A ideia de Collora era simplesmente fazer um trailer, e se isso vingasse, conseguir a verba para fazer a tão sonhada reunião entre os heróis. Não aconteceu, mas o fan trailer foi também bastante elogiado e as produções de Collora catapultaram outros também a fazerem seus fan films, que vamos falar a seguir. 




O MORCEGO AO SOL POENTE

Eis que uma nova produtora independente de filmes surgiria um ano antes de Collora lançar seu Dead End, chamada simbolicamente de Bat in the Sun, produtora essa que existe ainda hoje.

A produtora, inaugurada pelos irmãos Aaron e Sean Schoenke teve alguns de seus melhores trabalhos relacionados ao universo do morcego. Vamos destacar aqui então o que eu gosto de chamar de BITS Universe (Bat in the Sun Universe), ou o bat-universo independente de baixo orçamento. Gosto de pensar em um bat-universo porque foram feitos vários curtas com os atores retornando em seus papéis. Portanto, o BITS Universe até agora conta com os seguintes curtas:


Batman Beyond: Year One (2003)
Nota: 7 / 10

Neste curta de aproximadamente 30 minutos o diretor Aaron Schoenke interpreta o papel de Terry McGinnins, o Batman de 2039. O curta se passa após o primeiro episódio da série Batman Beyond, mostrando o primeiro ano do novo homem-morcego como o defensor de Neo-Gotham. No curta, temos a presença dos Jokerz e uma trama que mostra alguns amigos de Terry dos seus tempos de delinquência juvenil. Não é o melhor do BITS Universe, até mesmo por ser o primeiro tem uma fotografia um pouco mais precária, especialmente nas tomadas externas, mas vale a pena conferir, por ser uma das poucas coisas que alguém fez em filme dessa série do universo animado. Só não espere ver até o final, porque a parte 4 parece que foi retirada do Youtube, mas compensa conferir pelo valor da produção.






Dark Justice (2003)
Nota: 7,5 / 10

Este é o segundo filme do BITS Universe e o primeiro cronologicamente deste universo. No vídeo anterior vimos como a produção foi um pouco mais simples, porém boas ideias apareceram no curta. Aqui nota-se a evolução na produção e no cuidado que o diretor Aaron Schoenke colocou em seu filme. No curta, Batman (Tanoai Reed) ajuda Gordon (Kim Hunt) a resgatar sua filha Barbara Gordon (Kim Weber) de um bandido que Gordon prendeu anos atrás. O filme tem só 9 minutos de duração mas funciona e tem uma trilha sonora bastante atmosférica e envolvente e boa ação e cenários.






Patient J (2005)
Nota: 8,5 / 10

Patient J talvez seja um dos três mais interessantes curtas feitos no BITS Universe. Neste curta de 30 minutos aproximadamente, vemos um psicólogo (Kurt Carley) entrevistando o Coringa (Paul Molnar) no Asilo Arkham para escrever um livro sobre ele. Durante a entrevista, o palhaço do crime vai se lembrando de diversos momentos-chave nas HQs, como quando aleijou Barbara Gordon (Nicole Klepper), quando matou Jason Todd (Robert Tovani), seu primeiro contato com o morcego (Kevin Porter) que nos leva a uma linda sequência com Batman vestindo seu traje do fim dos anos 30, e muitas outras surpresas que valem a pena conferirmos, incluíndo, uma breve aparição de Harley Quinn (Rachel Nicole). Paul Molnar (hoje conhecido como Paul Miller) faz um bom Coringa neste universo, não chega a ser um Mark Hamill na voz, mas sua interpretação é envolvente e apropriada para o palhaço do crime, destacando bem o lado teatral do vilão.





Batman Legends (2006)
Nota: 7 / 10

Este é um curta de 4 minutos e meio também dirigido por Aaron Schoenke e que tem como única função fazer uma colagem de cenas de arquivo e novas cenas de Batman e seus aliados e vilões, não há história, só o que conta é o efeito visual, mas é um ótimo fan-service para os aficionados que vale a pena conferir. Aparecem nele Batman (Kevin Porter), Robin (Robert Tovani), Nightwing (Aaron Schoenke), Barbara Gordon (Kim Weber), Superman (Scott Cranford), Coringa (Paul Molnar), Bane (Tanoai Reed), Charada (Rusty Locke), Gordon (Kim Hunt), Harley (Rachel Nicole) e outros vilões.





City of Scars (2010)
Nota: 9,5 / 10

Este curta, me perdoem a empolgação, mas é simplesmente sensacional! Merece ser visto e espalhado! Facilmente o melhor curta do BITS Universe, nele, Batman (Kevin Porter) investiga a morte dos pais de um menino, que foram mortos em circunstâncias semelhantes à morte dos Wayne. Além disso, uma médica do Asilo Arkham quase é morta pelo Coringa (Paul Molnar). O palhaço vai tecendo sua teia de insanidade enquanto o morcego pressiona o submundo de Gotham para achar o assassino dos pais do menino. O curta tem uma produção impecável, drama, desenvolvimento de personagens e uma atmosfera noir fantástica, e em seu fechamento, Batman novamente se questiona se o que vem fazendo pela cidade realmente está fazendo a diferença na vida das pessoas ou se foi o responsável no fim pelo puxar do gatilho que terminou uma vida. Bem escrito, com um clímax excepcional e trilha sonora ótima, novamente contando com as atuações excelentes de Kevin Porter, que pra mim é um ótimo Batman, e Paul Molnar que fez um grande Coringa neste universo, além das ótimas atuações aqui de Jay Caputo como o Ventríloquo e Madelynn Rae como Harley, o BITS Universe finalmente entrega o seu magnum opus aqui nesta ótima produção independente. Assista e espalhe para todos que você conhecer!





Seeds of Arkham (2011)
Nota: 8 / 10

Este, até agora, é o último curta do BITS Universe. Mostra vilões no Asilo Arkham como Croc (Xango Henry) e Hera Venenosa (Alexa Mey) tentando um golpe para causar um tumulto geral, aproveitando que o lugar tem sido um inferno desde que um famoso e perigoso vilão morreu no curta anterior. Além disso, Batman (Kevin Porter) terá que resgatar Nightwing (Aaron Schoenke) que foi capturado por Hera para que ela pudesse testar um composto que deixaria o garoto sob o controle dela. A pergunta que fica agora é se os irmãos Schoenke irão ou não terminar este arco de história ou vão deixar ele aberto, uma vez que estão engatados em outro projeto recentemente que se chama Super Power Beat Down, onde personagens diversos de diferentes editoras e universos se juntam para degladiarem, como Batman, Superman, Wolverine, Darth Vader, Gandalf, Lara Croft, Nightwing, Gambit, Thor, Deadpool, Scorpion, entre outros mais. De qualquer forma eu estou aguardando qualquer movimentação dos irmãos em continuarem seu bem construído universo e recomendo a todos que assistam o vídeo, excelente curta.





OUTROS TÍTULOS QUE FIZERAM SUCESSO

Grayson (2004)
Nota: 7,5 / 10

Este é outro fan trailer. Na trama, Batman é morto e Dick Grayson (John Fiorella) volta à caçada para achar o assassino do morcego. Esta produção é muito bem montada e merece menção porque mostra o Robin de um jeito que eu sempre achei que deveria ser mostrado. É como se o garoto de Batman TAS que já tem um tom mais sombrio, embora ainda tenha seu espírito leve, tenha evoluído para um homem capaz de honrar o legado do morcego. Junto com seu retorno, outros vilões e aliados reaparecem, como Superman (Paul Hasenyager), Mulher-Maravilha (Kate Clarke), Coringa (Brian C. Bethel), Pinguim (Buddy Daniels Friedman), Gordon (Mark Brodkin), entre outros mais. O curta fez bastante sucesso e se tornou até mesmo uma referência que os fãs do morcego usavam à época caso Christopher Nolan fosse usar o Robin em sua trilogia.




Batman: New Times (2005)
Nota: 7,5 / 10

Este foi um trabalho universitário que alguns estudantes de computação gráfica desenvolveram. O filme animado com visual de Lego mostra Batman tendo que sair de uma festa em sua mansão para deter o Coringa durante a noite de ano novo de Gotham. O curta conta com os talentos vocais de Adam West (Batman), Mark Hamill (Coringa), Dick Van Dyke (Gordon) e Alan Shearman (Alfred). Falem a verdade, isso dá o que pensar, não é? O Batman dos anos 60 encontra com o Coringa dos anos 90 e tem a ajuda do Bert de Mary Poppins! É ou não é um verdadeiro mindfuck? Imperdível!



TURMA DO BARULHO

E não é só isso! Um website foi criado, especialmente para ser um repositório de fan fictions do personagem, o Batman Fan Films! Ele é um endereço que redireciona e cataloga todas as produções independentes do morcego, contendo desde produções sérias até filmes que foram feitos para zoar mesmo o universo. Sim, zoar; você acha que com tanta gente por aí com uma câmera alguém não iria aproveitar a chance e fazer algo para simplesmente tirar uma casquinha? Pois é, eles tem os próprios Feira da Fruta deles por lá também. Vou dar dois exemplos aqui.

Batman's Cool Internet Video (2008)
Nota: 6 / 10

Eis um. É uma esquete de dois caras que tem um perfil chamado Smosh. Na esquete, Robin chama a atenção de Batman para um vídeo de palhaçada que está circulando pela Internet e resolve gravar o seu próprio pra ficar famoso no Youtube. Daí pra frente é só palhaçada! Os trajes por si já são risíveis!


Robin's Big Date (2010)
Nota: 6 / 10

Este aqui foi feito com atores famosos de Hollywood, acredite! Os doidos da vez são os atores Sam Rockwell (Batman) conhecido por filmes como Moon (Lunar), The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (Guia do Mochileiro das Galáxias) e The Green Mile (À Espera de Um Milagre) e Justin Long (Robin), que talvez a única coisa melhorzinha que tenha feito foi Zack and Miri Make a Porno (Pagando Bem, que Mal Tem?). No curta, Robin está em um encontro com uma garota em um bar e o Batman aparece para estragar tudo. Mas... assista!




RETORNO À BATCAVERNA

Recentemente tivemos o aniversário de 75 anos do Batman em 2014 e uma série de curtas comemorativos foram feitos pela WB e exibidos no Cartoon Network. Não são todos exatamente fan films, mas merecem menção aqui na categoria, porque foram feitos para prestarem homenagens aos 75 anos de Batman. Entre estes curtas, temos criadores antigos voltando a seus universos e homenagens a produções clássicas que fizeram sucesso. Vamos então revisitar alguns desses curtas que saíram no ano passado e que comemoram os 75 anos do, possivelmente, melhor herói da ficção nas HQs que já foi concebido por alguém, contando também com a reaparição de alguns personagens que já não apareciam faz bastante tempo. Eu sinceramente não consigo me lembrar de outro personagem que recebeu tantas homenagens quanto a criação de Finger, Kane e Robinson.


Batman TAS: The Live Action Remake (2014)
Nota: 7,5 / 10

Esta é uma re-encenação em live-action da abertura da clássica série Batman: The Animated Series, um dos maiores sucessos envolvendo o Batman de todos esses anos e da qual já falamos em uma das edições do especial. Aqui temos mais um exemplo de como a série ficou muito popular e ganhou o carinho e reconhecimento entre os fãs do homem-morcego, sendo considerada como a melhor representação do Batman fora das HQS.






Darwin Cooke's Batman Beyond (2014)
Nota: 9 / 10

Este curta é um retorno ao universo de Batman Beyond, onde temos Terry como o Batman e Bruce Wayne velho como seu guia. Aqui, os dois tem a caverna atacada por Batmen androides, remetendo ao arco de história de Batman TAS do computador H.A.R.D.A.C., com cada Batman robô sendo uma encarnação de Batman, seja nas HQs, em animação ou em live action. O curta ainda conta com o retorno das vozes originais dos personagens, Will Friedle como Terry e Kevin Conroy como Bruce.






Batman: Strange Days (2014)
Nota: 10 / 10

Por fim, e para fecharmos esta edição de nosso especial, algo muito especial, bom, pelo menos para mim. Bruce Timm, o gênio por trás de Batman TAS senta na cadeira de diretor mais uma vez para retornar ao seu universo animado tão querido por todos com o curta Strange Days, onde Batman (Kevin Conroy) encara Solomon Grundy para salvar uma donzela (Tara Strong) dos experimentos do prof. Hugo Strange (Brian George). O curta, lindamente ambientado em preto e branco, dá aquele sentimento nostálgico e a mim, me deixa com aquela vontade enorme de que Bruce Timm voltasse para seu universo animado para quem sabe mais uma temporada da série.




UFA! Terminamos! Foram muitos curtas, não é? Pois é! E você ainda pode achar muitos outros mais por aí, especialmente se acessar aquele endereço acima, o Batman Fan Films, te garanto que lá tem muito mais. Nenhum outro herói em qualquer mídia causou ou causa essa tamanha comoção que causa o Batman, tendo tanto material produzido sobre ele. Mas se formos falar sobre todos os outros fan films que o personagem ganhou, vamos acabar ficando aqui pelo resto de nossas vidas; eu te deixei os principais, aqueles que você deve conhecer. Passemos adiante então, porque aí vem mais bat-universos para falarmos sobre, OK? Até a próxima!


Voltar à edição 18                                                                         Ir para edição 20




Realizadores: Sandy Collora, Aaron Schoenke, John Fiorella, Jeffery Scheetz, Smosh, Will Carlough, Tomi Pietila, Bruce Timm

No comments:

Post a Comment