Thursday, July 9, 2015

FILME: Batman & Mr. Freeze: SubZero (Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero) - especial Batman na Tela: edição 14

Vamos falar sobre um filme do Batman que considero especial. Ele envolve Batman, Robin, Batgirl e o vilão Mr. Freeze. Se eu viesse com essa conversa com você, caro leitor, você provavelmente diria algo como "mas Ricardo, você já falou de Batman & Robin, aliás, você fez questão de massacrar o filme!" Sim, falei; e sim, massacrei aquele filme hediondo e massacraria de novo com muito gosto. Felizmente não é sobre aquele filme que estou falando, e sim sobre o segundo longa animado baseado na série clássica Batman TAS, que foi batizado de Batman & Mr. Freeze: SubZero. Pois é, creio eu que o choque por ver aquela aberração dirigida por Joel Schumacher não mexeu somente com os fãs, mas também com os criadores da série animada do Batman. Por isso, decidiram fazer uma história dos personagens no DCAU que fosse decente para compensar a falta de bom senso do filme de 1997 que quase destruiu a franquia Batman nos cinemas. E felizmente, a equipe campeã da série obteve sucesso novamente em mais um grande longa animado.


Desta vez, a equipe do DCAU do Cavaleiro das Trevas decidiu não arriscar mais um lançamento para as salas de cinema como fizeram com Mask of the Phantasm e decidiram manter o formato de longa animado direto para home-video, formato este que eles vem trabalhando até os dias de hoje. O principal idealizador de Batman TAS, Boyd Kirkland, que infelizmente nos deixou em 2011, volta aqui neste filme para dar sua última contribuição ao universo animado do Batman.

Neste ano, a nova série do Batman, TNBA já estava rolando a todo vapor com os novos designs, mas para este filme, a equipe decide retornar ao incrivelmente belo visual clássico da série em animação art-deco, visual este que eu sentia muita falta.

A história nos mostra Mr. Freeze, com sua esposa Nora e um menino chamado Koonak vivendo nas regiões geladas do Ártico na esperança de poderem terminar a pesquisa que trará a cura para Nora. Só que um submarino contendo um grupo de exploradores acaba ruindo o local em que estão e quebrando o conteiner em que está depositada Nora Fries, fazendo com que o cientista e doutor que não consegue viver em lugares quentes tenha que se mudar para um lugar isolado do porto de Gotham. Ele sequestra um médico, o Dr. Gregory Belson, que tentado pelas ofertas de riqueza de Fries, ajuda o vilão a encontrar um doador compatível para fazer um transplante de coração para Nora, e acabam encontrando a filha do Comissário Gordon, Barbara Gordon, a Batgirl.

Eles sequestram Barbara, Dick Grayson vai atrás deles mas não consegue alcançá-los. É então que Batman e Robin entram no jogo para recuperar Barbara. Ao longo da narrativa temos uma história contendo ação, drama e o nível épico que sempre foi padrão de qualidade da série animada de TV. Nesta narrativa sombria e gélida, os criadores nos trazem sutilmente questionamentos em relação à família. Tomando novamente o caráter trágico do personagem Mr. Freeze como nos foi mostrado na série animada lá no episódio "Heart of Ice", somos obrigados a nos colocar no lugar do vilão e nos perguntar até onde iríamos para salvar uma vida.

Isso, claro, não alivia a barra de Freeze, ele ainda é o vilão da história, frio, gélido, indiferente à dor alheia, quase incapaz de sentir qualquer coisa perto de emoção humana a não ser por sua esposa Nora. O que ele faz é errado e merece ser punido; ele sequestra Barbara, aprisiona ela com correntes e mente que fará apenas uma transfusão de sangue simples, sem contar os maus tratos à menina, ameaçando-a e atirando nela com sua arma de gelo; mas ao mesmo tempo, simpatizamos com sua dor, pelo que ele perdeu lá atrás, pela sua condição corporal que não permite sentir um toque humano ou qualquer sensação perto de calor humano.

Isto acaba nos colocando em uma saia justa, em que apesar de simpatizarmos com a dor do trágico vilão, queremos também que ele pague pelos seus crimes. E é aí que a ilustre figura heróica do morcego vem a tona novamente. O clímax da história se passa em uma plataforma de petróleo abandonada onde Freeze e o Dr. Belson iriam executar a operação de Nora, mas com a intervenção e o excepcional trabalho detetivesco de Batman, que sempre foi ilustremente mostrado durante a série animada, a plataforma pega fogo, forçando os personagens a saírem dalí. Em um dado momento, Freeze se vê em dificuldades e é nestes últimos minutos do clímax que vemos Batman ajudá-lo e até tentar salvá-lo arriscando a própria vida, mesmo depois de tudo que o vilão fez.

O final da história é um fecho muito bacana e adequado à saga dos Fries na série e ao mesmo tempo em que nos emocionamos em ver Nora finalmente curada, sentimos por Victor Fries que não mais poderá ver sua esposa após tudo ter acabado, fazendo com que o filme tenha um excepcional final agridoce, uma semi-tragédia. Uma linda e excelente contribuição final do saudoso Boyd Kirkland à sua cria e mais um longa animado excepcional da equipe de diretores e roteiristas que melhor traduziram o Batman para as telas. Uma mais do que compensação aos pecados que Schumacher cometeu em seu filme e um filme que eu recomendo altamente a todos aqueles que procuram histórias edificantes e emocionantes.

E aqui vai a minha tardia, porém sincera homenagem ao grande Boyd Kirkland, que desde moleque me inspirou e que me deu muito orgulho de ser fã do Cavaleiro das Trevas!

Descanse em paz, cara! Você nos orgulhou!


Voltar à edição 13                                                                         Ir para edição 15




Batman & Mr. Freeze: SubZero (1998)
Título em português BR: Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero
Nota: 9 / 10

Direção: Boyd Kirkland
Produção: Haven Alexander, Boyd Kirkland, Benjamin Melniker, Randy Rogel, Michael Uslan
Roteiro: Randy Rogel, Boyd Kirkland (baseado em personagens criados por Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Gardner Fox, Carmine Infantino, David Wood, Sheldon Moldoff, Archie Goodwin, Howard Chaykin, Sean Catherine Derek, Laren Bright, Mitch Brian, Eddie Gorodetsky e Brynne Stephens)
Trilha sonora: Michael McCuistion

Estrelando: Kevin Conroy, Michael Ansara, Loren Lester, Rahi Azizi, Efrem Zimbalist Jr., George Dzundza, Robert Costanzo, Bob Hastings, Mary Kay Bergman, Marilu Henner, Dean Jones, Mari Devon, Liane Schirmer

Dubladores do Batman brasileiro: Sérgio Moreno, Carlos Campanile, Orlando Viggiani, César Leitão, Wellington Lima, Carlos Eduardo "Cadu", Angélica Santos

Outros filmes desta cinessérie:
Batman: Mystery of the Batwoman (Batman: O Mistério da Mulher-Morcego) (2003)
Batman Beyond: Return of the Joker (Batman do Futuro: O Retorno do Coringa) (2000)
Batman & Mr. Freeze: SubZero (Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero) (1998)
Batman: Mask of the Phantasm (Batman: A Máscara do Fantasma) (1993)

Trailer:

No comments:

Post a Comment