Thursday, July 16, 2015

CD: Elvis Sings... - Elvis Presley

Quem me conhece sabe que eu aprecio muito o Rock mais tradicional. É aquele tipo de coisa que um cara como eu, que nasceu no despertar dos anos 80, talvez conheceria bem pouco, não fosse a constante exposição que recebi a vida toda de conhecidos, mas principalmente dos filmes clássicos. Sempre fui extraordinariamente curioso, nunca me contentei com o meu próprio tempo, sempre pesquisando aquilo que veio antes de mim. Foi assim que conheci o rei, Elvis Presley.

Eu tenho diversas memórias vívidas de entrar em contato com a música do rei; uma das mais marcantes foi no filme MIB, a cena em que Tommy Lee Jones está no Ford com Will Smith e o carro vira um mega carrão veloz, capaz até de andar pelas paredes. Aí o Lee Jones começa a tocar Elvis no rádio do carro. Ele curtindo aquilo foi me contagiando, de uma forma que de repente eu queria ser ele alí naquele carro, curtindo Elvis. Fiz essa referência porque a música do rei que abre esta magnífica compilação é justamente essa do filme, "Promised Land", o que faz também deste disco, um álbum de fotografias; "ah, essa música eu lembro desse ou daquele filme, essa outra eu ouvi em algum lugar quando eu tinha 15, 18, 20 anos", e por aí vai.

Claro, eu não vou ser hipócrita aqui e dizer que ouço tudo que Elvis fez, tem coisas que eu prefiro deixar para quem curte mesmo, aqui se encaixa o repertório gospel do cara e muitos temas românticos que ele usava para encantar as garotinhas. Verdade também que eu vi muitos filmes que ele fez, uns eu gostei bastante, outros nem tanto, mas em qualquer caso que for, você não pode negar que o cara fazia bem feito.

Esta compilação, lançada em 2014, reúne algumas das melhores interpretações que Elvis deu para artistas famosos de sua época, muitos deles que fizeram sucesso com essas canções, mas elas aqui ganharam uma roupagem toda personalizada do cara. Todo mundo sabe que Elvis não era compositor, ele era um intérprete, fazia músicas que alguém lhe escrevia, ou então músicas de outros artistas que ele apreciava. Mas fazia com esmero! É o que diz Doc Pomus um dos legendários compositores da época, na contracapa desta coletânea: "quando você escrevia uma música para Elvis, você sabia que iria ganhar uma performance plus". E é só escutarmos as músicas do disco aqui para percebermos que ele está certíssimo.

A lenda dos palcos começa com Chuck Berry, e daí vai para Ray Charles com "What'd I Say", The Righteous Brothers e a belíssima balada "You’ve Lost That Loving Feeling", Bob Dylan e as belíssimas "Don’t Think Twice, It’s Alright" e "Tomorrow Is A Long Time", passando até pelas standarts do blues, como "My Babe" de Little Walter e "Got My Mojo Working" de Muddy Waters, baladas pop fantásticas como "Bridge Over Troubled Water" de Simon & Garfunkel, "Words" dos Bee Gees, "Sweet Caroline" de Neil Diamond, e até mesmo passando pelas bandas de Rock mais populares como os Beatles e o Creedence, em performances sensacionais de "Something" e "Proud Mary". E o rei dá aqui uma verdadeira aula de musicalidade, transpira talento e canta para todos, tem um pouco para todo mundo, quem gosta mais de Rock, de Blues, de baladas, de standarts, enfim, tem de tudo um pouco.

Além disso, o cara esbanja seu carisma também, quando na faixa 7 ele começa cantando "mother-in-laaaw..." (inglês para sogra), e parece ter atingido algum tipo de nervo da audiência, falando em seguida "é, não precisa de muito pra faiscar vocês! Umas duas palavras e vocês saem correndo!"; sacana! Mas isso mostra o tanto de carisma que o intérprete esbanjava, não era a toa que fazia tanto sucesso com as meninas da época. E certamente não é a toa que essa é uma das melhores compilações do cara em muito tempo, coisa fina, Elvis pega todas essas músicas de artistas sensacionais e dá aquela sua roupagem inconfundível, a própria "You've Lost That Loving Feeling" fica aqui parecendo um tema para ser tocado em Las Vegas, ganha pompa, ganha arranjos descomunais. Outros artistas aqui como Kris Kristofferson, Willie Nelson, Frank Sinatra, ganham versões sensacionais das músicas que interpretam.

Sem sombra de dúvidas, uma coletânea imperdível para quem curte Elvis e estes clássicos da música mundial aqui tão bem interpretados por um cara que, não a toa, acabou ganhando a alcunha de "rei" em seu tempo e ainda é visto dessa forma por muitas pessoas. Ótima opção para se colocar uma música no carro e sair por aí, talvez até como o Tommy Lee Jones, balançando a cabeça e curtindo um som de primeiríssima qualidade.

Elvis Sings... (2014)
(Elvis Presley)
Nota: 10 / 10

Tracklist:
01. Promised Land (Chuck Berry)
02. What’d I Say (Ray Charles)
03. Early Mornin’ Rain (Gordon Lightfoot)
04. You’ve Lost That Loving Feeling (The Righteous Brothers)
05. My Babe (Little Walter)
06. Don’t Think Twice, It’s Alright (Bob Dylan)
07. Got My Mojo Working / Keep Your Hands Off Of It (Muddy Waters / Jerry Lee Lewis)
08. Bridge Over Troubled Water (Simon & Garfunkel)
09. Help Me Make It Through The Night (Kris Kristofferson)
10. Gentle On My Mind (Glen Campbell)
11. Funny How Time Slips Away (Willie Nelson)
12. Sweet Caroline (Neil Diamond)
13. You Don’t Have To Say You Love Me (Dusty Springfield)
14. Proud Mary (Creedence Clearwater Revival)
15. I Got A Woman (Ray Charles)
16. Words (Bee Gees)
17. Something (The Beatles)
18. You Don’t Know Me (Ray Charles)
19. I’m So Lonesome I Could Cry (Hank Williams)
20. Danny Boy (Frederic Weatherly - Tradicional)
21. My Way (Frank Sinatra)
22. Tomorrow Is A Long Time (Bob Dylan)
23. Only The Strong Survive (Jerry Butler)

Selos: Sony Music / RCA Victor

Discografia:
- Elvis Sings... (2014)
- Moody Blue (1977)
- From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee (1976)
- Today (1975)
- Promised Land (1975)
- Good Times (1974)
- Raised on Rock (1973)
- Elvis (1973)
- He Touched Me (1972)
- Elvis Now (1972)
- Elvis Sings The Wonderful World of Christmas (1971)
- Love Letters from Elvis (1971)
- Elvis Country (I'm 10,000 Years Old) (1971)
- From Memphis to Vegas/From Vegas to Memphis (1969)
- From Elvis in Memphis (1969)
- How Great Thou Art (1967)
- Pot Luck (1962)
- Something for Everybody (1961)
- His Hand in Mine (1960)
- Elvis Is Back! (1960)
- A Date with Elvis (1959)
- For LP Fans Only (1959)
- Elvis' Christmas Album (1957)
- Elvis (1956)
- Elvis Presley (1956)

Site oficial: www.elvis.com

No comments:

Post a Comment