Tuesday, June 2, 2015

HQ: Batman #4: The Court of Owls - Part 4: Face the Court (Batman nº 4: A Corte das Corujas - Parte 4: De Frente com a Corte)

Uma das características que faz do Batman um personagem tão fascinante é o fator humano. Ele pode errar e pode acertar, assim como nós, ele é só um sujeito de carne e osso, assim como nós, e ele às vezes precisa de apoio assim como todas as pessoas. Seu único poder é seu poder aquisitivo, é isso que o faz ser, de uma certa forma, "super", enquanto que os outros heróis tem lá seus superpoderes. Os escritores do personagem sabem muito bem disso, porém, às vezes se deixam levar pela empolgação e acabam endeusando demais o herói. É o que acontece aqui na quarta edição do arco da Corte das Corujas. Vamos então recapitular como sempre fazemos: na edição anterior, Batman já havia investigado todas as famílias de mafiosos de Gotham para procurar saber quem armou para ele e March na edição 2. Também achou uma pista que o levou a um edifício no décimo-terceiro andar, onde ele achou um dos mais recentes ninhos da Corte das Corujas e voou pelos ares por causa de uma explosão aparentemente causada por um dos membros da organização.

Aqui nesta edição, lançada no Brasil em Setembro de 2012, Batman dá seguimento à investigação envolvendo seu tataravô Alan Wayne e acaba chegando em um lugar onde a Corte finalmente o fará bater de frente com ela. A história se inicia com Batman voando pelos ares com a explosão do final da história na edição anterior. Enquanto Batman nos explica, na narração em off quais são os maiores e reais perigos em uma explosão, que ela se trata mais de um instrumento para incutir terror ao adversário do que uma agressão em si, acompanhamos como o morcego sobreviveu e escapou da explosão do 13º andar onde estava investigando um dos ninhos mais recentes da Corte das Corujas. O morcego consegue atravessar a janela do andar e lançar um batgancho à tempo de se pendurar e escapar de morrer carbonizado dentro do lugar onde estava.

Peraí, pausa aí um pouco... sério isso, Snyder? Quer dizer que se alguém causa uma explosão em algum lugar que você está não se trata tanto de uma agressão? Foi só uma coisinha a toa para te falar "buuuuuu, eu tenho um pau maior que o seu!" Cara, que se dane as intenções do maluco que me explodiu, se eu estiver no lugar e voar pelos ares eu vou sim, me sentir agredido! Mas pra você, nããão, é só pro terrorista causar um "medinho"! Ah, se liga, seu Snyder! A intenção maior do cara pode até ser de chamar sua atenção sim, mas um cara menos experiente que o Batman morreria carbonizado em uma situação dessas! Isso foi só pra se fazer cumprir aquela máxima de todo escritor do Batman de que o morcego é um semi-deus, é um pica das galáxias. Enfim...

Corta para a batcaverna onde vemos Dick Grayson chegando para conversar com Bruce. Nos quadros de diálogo, Dick conversa com Alfred em off sobre a falta de repouso do patraozinho, e aqui mais um exagero do Snyder, quando ele faz Alfred tacar 5 miligramas de indutor do sono para o morcego dormir... 5 miligramas! Até o Dick se espanta! A essa hora o Batman teria se encontrado com o Coringa no além e o palhaço dizendo pra ele "quer saber como que eu consegui essas cicatrizes?" Mas tá legal, o Batman é o pica das galáxias e nada derruba ele. Lá está Bruce, segurando na mão o crânio de seu bisavô Alan Wayne como se fosse o Hamlet e Dick passa uma mensagem de Gordon dizendo que Batman pode estar sendo muito cético neste caso com a datação dos cadáveres de seu avô e do joão-ninguém assassinado a facadas na edição 1. Isso é manobra para dizer que Bruce anda trabalhando de forma mais obcecada do que o normal e que isso pode estar afetando sua saúde.

Então Bruce revela a Dick que crê não existir uma Corte das Corujas porque já havia investigado isso no passado, algum tempo após a morte de seus pais por Joe Chill. Ele conta a história de como foi seu primeiro trabalho como detetive, AINDA CRIANÇA. Não adianta, Snyder está impossível nesta edição! Ele quer toda hora colocar o Batman lá nas alturas! O que redime Snyder aqui é que, no meio de sua investigação, o Batminho quebra a cara. Havia ele chegado quando criança em um edifício de encontros chamado Harbour House e só encontrado pó lá dentro, mais nada, nem Corte nem mandante algum do assassino de seus pais. Bruce termina a narrativa dizendo que isso lhe foi valioso para construir seu perfil como detetive, e nunca mais se deixar guiar pelas emoções em uma investigação. OK, seu Snyder, se saiu bem desta vez!

Seguimos com Batman para os esgotos de Gotham, e o morcego está seguindo uma pista que indica que seu antepassado Alan Wayne pode não ter morrido afogado nos esgotos, mas sim a facadas. Na narração em off, Batman revela que encontrou em torno de 50 perfurações ósseas no cadáver de seu tataravô. O raciocínio do detetive é interrompido por uma entidade que parece o Talon, declamando o poema da Corte para Batman e o agarrando pelo pescoço. Abduzido, o morcego de repente se vê fora do sistema de esgoto de Gotham e dentro de uma espécie de labirinto com sujeitos com máscaras de corujas o observando, e a história desta edição acaba por aqui.

Esta edição, fico triste em dizer, padece de alguns problemas estruturais. Se arrasta demais na lenga-lenga para chegar em algum lugar e fica endeusando demais um cara que é fascinante justamente por ser apenas um ser humano de carne e osso vestido de morcego. O título da história que nos dava a garantia de que finalmente iria haver um confronto direto do Batman contra a corte fica só na promessa e fecha no labirinto, deixando a parte realmente interessante para a próxima edição de mesmo título, que finalmente irá mostrar o interessante embate de forças que vem nos prometendo desde o início da narrativa. Veremos então, daqui algum tempo, como esse embate se desenrolará.

Batman #4 (Fevereiro/2012)
Linha: Os Novos 52
Primeira parte do arco: The Court of Owls
Título em português BR: A Corte das Corujas
Título desta edição: Face the Court
Título em português BR: De Frente com a Corte
Nº de edições do arco: 7
Nota: 7,5 / 10

Arco de histórias com os seguintes títulos:
- The Talons Strike! (Os Garras Atacam!)
- Beneath the Glass (Por Trás do Vidro)
- Face the Court (À Mercê da Corte)
- Face the Court (De Frente com a Corte)
The Thirteenth Hour (A Décima Terceira Hora)
Trust Fall (Perda de Confiança)
Knife Trick (Truque com Facas)

Editora: DC Comics
Formato: Revista mensal
Roteiro: Scott Snyder
Desenhista: Greg Cappulo
Colorista: FCO Plascencia
Letrista: Richard Starkings, Jimmy Betancourt
Editores: Mike Marts, Harvey Richards

No comments:

Post a Comment