Monday, February 9, 2004

CD: Um Círculo Mágico - Frank Solari

O segundo álbum de Frank Solari, lançado em 1998 realmente enfoca como Frank é um cara versátil. Suas influências aqui continuam claras, mas Frank já adquire um estilo bem mais próprio, além de passear por mais estilos musicais do que no último disco, fazendo com que seu trabalho seja bem melhor aqui, sem querer desmerecer seu primeiro, que já é um clássico! Aqui nesse disco sua banda de apoio continua a mesma, porém, também temos várias participações especiais. O mais legal no som de Solari, é que um disco é diferente do outro, em todos os aspectos, nunca Frank se repete ou se prende a uma fórmula, tornando seu trabalho bastante interessante e de uma qualidade indiscutível.

O disco já começa com um grito da guitarra de Solari, mandando a excelente slow rock "Aline" (não me pergunte quem é!), onde Frank passeia por influências de rock e jazz, sempre com solos brilhantes e arrasadores, cheios de feeling, contando novamente com a participação de Pedro Figueiredo, que manda muito bem no sax. Essa é seguida da excelente e com muito groove "Latin Lady Groove", e como diz o próprio nome, Frank evoca novamente suas influências latinas, dando um toque bem 'Carlos Santana' em seu som, com muita maestria e algumas pitadas de jazz, aliás em nenhum outro disco, Frank explorou tanto o jazz como neste.

A seguir temos a boa "Porto Alegre", como o nome diz, música dedicada à sua cidade natal, com uma batida eletrônica sampleada bem contagiante, contando ainda com a participação de André Gomes tocando baixo e 'pilotando' o sampler MPC3000. Segue com a ótima "In Front Of You", uma maravilhosa composição de Cau Netto, tecladista aliás que se junta novamente à banda de Solari, junto com a participação especial de Torcuato Mariano, que manda muito bem na guitarra, com um belo dueto entre ele e Frank, ambos explorando muito suas influências de jazz. A seguir, temos a animada  "Círculo Mágico", um jazz fusion com misturas de funk alucinante! Muito bem trabalhada essa música, realmente excelente, e ainda conta com três participações especiais: Idriss Boudrioua mandando bem no sax barítono, Jessé Sadoc no trumpete e Eduardo Trentin nos teclados.

"Miles", entrega de vez as influências de Allan Holdsworth, Larry Carlton e outros do jazz fusion, além de contar novamente com três participações: Jorginho do Trumpete, Arthur Maia no baixo e Eduardo Trentin nos teclados, mais para o final, Frank manda um solo matador e muito bem colocado. Segue com a bonita e introspectiva "Highlands", talvez uma das mais bonitas que Frank já compôs, com um clima bem viajante, parece que se está no alto de uma montanha. "Essência" é uma bela salsa cheia de feeling e com um som bem introspectivo, com o toque pessoal da guitarra Frank, belíssima música, que ainda conta com André Gomes tocando cítara. "La Dolce Vita" traz mais uma vez as influências de Santana e Allan Holdsworth de Frank, com um boa música, "Good Vibes" é um som bem introspectivo, com uma batida africana e uma harmonia em jazz, com a participação de Alex Fonseca na percurssão, tocando tablas. E para finalizar, uma releitura de um clássico do choro, "Rabo De Foguete", com o prório Ricardo Silveira acompanhando Frank, numa belíssima performance, terminando em uma batida carnavalesca.

Esse disco de Frank sem dúvida é um dos melhores de sua carreira, porém, não é para qualquer pessoa. O som de Frank Solari de certa forma, tem raízes roqueiras, e uma guitarra com uma técnica realmente apurada, além de ter um feeling absurdo, mas é completamente irrotulável, e livre. Portanto, se você tiver a mente aberta, e gosta de boa música, não importando o rótulo não deixe de ir atrás desse excelente lançamento do cara, que se supera à cada disco lançado!

Um Círculo Mágico (1998)
(Frank Solari)
Nota: 9,5 / 10

Tracklist:
01. Aline
02. Latin Lady Groove
03. Porto Alegre
04. In Front of You
05. Círculo Mágico
06. Miles
07. Highlands
08. Essência
09. La Dolce Vita
10. Good Vibes
11. Rabo de Foguete

Selo: independente

Discografia:
- Acqua (2003)
- Um Círculo Mágico (1998)
Frank Solari (1994)

Site: Rock Gaúcho

No comments:

Post a Comment