Thursday, February 26, 2015

MATÉRIA: Vencedores do Oscar 2015 - reflexões

Pediram minha opinião esses dias sobre os ganhadores dos Oscars de 2015, então resolvi expressar alguns pontos de vista com relação a esses ganhadores. Mas a verdade sobre mim é que praticamente não ligo para Oscars, por diversos motivos, inclusive eu nem sequer assisto a cerimônia na televisão. Eu simplesmente gosto de assistir bons filmes, e se ocorrer de algum deles ganhar, ótimo pra mim, senão, tudo bem também, isso não irá mudar minha relação com os filmes que eu vi em absolutamente nada. Considero o Oscar um prêmio muito subjetivo, o pessoal da academia que escolhe esses filmes pode entender muito de recursos técnicos, mas pra mim não sabem avaliar um filme pelo impacto que ele gerou nas pessoas; fora que tem alguma manipulação lá por dentro para que algum queridinho acabe ganhando, o que tira pra mim muito da validade desse prêmio. O verdadeiro artista para mim não fica pensando em ganhar estatuetas, mas sim em se expressar livremente, não importa o que os outros irão falar. Basta ver aí exemplos na história de cineastas que vão de Charlie Chaplin a Alfred Hitchcock, cineastas estes que hoje são cultuados, celebrados, consagrados e ensinados nas escolas de áudio-visual... e nunca ganharam uma estatueta sequer da academia! Somente houve uma estatueta simbólica a esses caras, no final da vida deles, pelo conjunto da obra. Prá você ver, caro leitor. Portanto, para mim, o Oscar vale tanto quanto a opinião do Zé da esquina.

Mas vamos lá, por categoria. Aqui farei um esquema diferente dos demais sites por aí. Falarei de apenas algumas categorias que selecionarei, e se tiver uma com filmes que eu não assisti, não comentarei coisa alguma, apenas registrarei aqui no site. Vamos lá então...



1. Melhor filme

Birdman
American Sniper
Boyhood
The Grand Budapest Hotel
The Imitation Game
Selma
The Theory of Everything
Whiplash

Comentários: Birdman para mim foi uma grande surpresa. Especialmente agora, eu estava crente de que o Oscar iria privilegiar algo mais experimental, como Boyhood ou algo mais básico, mas também efetivo como The Grand Budapest Hotel ou The Theory of Everything. Infelizmente ainda não pude assistir Selma, Boyhood ou Whiplash, então não posso falar sobre esses filmes, eu sei por cima do que se tratam, especialmente Boyhood. Eventualmente assistirei e os comentarei, mas mesmo assim, Birdman foi uma enorme surpresa em todos os sentidos, e eu não consigo, dentre os que eu assisti, pensar em candidato melhor para o prêmio.

2. Melhor diretor

Alejandro González Inárritu - Birdman
Richard Linklater - Boyhood
Bennett Miller - Foxcatcher
Wes Anderson - The Grand Budapest Hotel
Morten Tyldum - The Imitation Game

Comentários: Aqui realmente creio que não tem como errar. Ainda não assisti Boyhood e Foxcatcher, mas acredito que Alejandro fez um trabalho ímpar e realmente memorável com a direção de Birdman. De Wes Anderson, conheço até o momento apenas The Royal Tenenbaums, Fantastic Mr. Fox e Moonrise Kingdom. Creio que estes sejam seus trabalhos mais conhecidos. Em The Grand Budapest Hotel, seu trabalho de direção continua ótimo, e o desconhecido Morten Tyldum faz em The Imitation Game um trabalho também irrepreensível, extraindo o máximo de um ator que já é excelente e fazendo ele brilhar em cena. Sim, podem me chamar de "Cumberbitch", mas eu estou cada vez mais admirando este ator! Enfim, do que eu pude ver até agora, Alejandro foi o diretor mais aventureiro de todos e por isso, mereceu a estatueta.

3. Melhor atriz

Julianne Moore -  Still Alice
Marion Cotillard -  Deux jours, une nuit
Felicity Jones -  The Theory of Everything
Rosamund Pike -  Gone Girl
Reese Witherspoon -  Wild

Comentários: Aqui, os únicos filmes que assisti são The Theory of Everything e Gone Girl. Destes dois, eu teria tranquilamente premiado o segundo para melhor atriz, porque em Gone Girl, Rosamund Pike realmente me fez chegar ao ponto de odiar a personagem dela, digo odiar não no sentido de achar ruim, mas de ter achado crível. Sua atuação é excepcional e Amy Dunne entrará tranquilamente para aquele hall de personagens que amamos odiar. Still Alice, o vencedor eu não vi ainda, mas tenho a plena certeza de que Julianne Moore, sendo a mega atriz que ela é, não decepcionará. Ansioso para vê-la.

4. Melhor ator

Eddie Redmayne -  The Theory of Everything
Steve Carell -  Foxcatcher
Benedict Cumberbatch -  The Imitation Game
Michael Keaton -  Birdman
Bradley Cooper -  American Sniper

Comentários: Aqui eu tenho reclamações sérias a fazer! Olha, eu sei que o Eddie Redmayne fez uma atuação impecável como Stephen Hawking, eu assisti o filme e no final eu aplaudi sua performance de pé! O cara não era mais ele mesmo, era o Hawking. Deve ter sido muito difícil ter que ficar naquela cadeira de rodas sem mexer um músculo nem pra coçar o nariz, fazer aquelas tímidas expressõezinhas que o Hawking costuma fazer, fingir fraqueza e etc, eu reconheço, não deve ter sido fácil chegar naquele resultado. MAS... puta que pariu, olhem só o Keaton lavando a alma em Birdman, olha só o Bradley Cooper lá no filme do Eastwood, gente! O cara se transformou completamente! Você nem pensa naquele sujeitinho franzino de The Hangover, você vê lá na frente um soldado, um atirador texano. Que transformação! O Redmayne fez um Hawking muito bom, excelente eu diria, mas pra mim o Oscar fez vista grossa para aquela galhofagem descarada que o cara aprontou em Jupiter Ascending esse ano. Olha, só aquela diva purpurinada que ele fez no filme pra mim já era razão pra baixar a nota dele, mesmo que o filme dos Wachowskis não esteja nem concorrendo! Sou muito mais a favor do Cooper e do Cumberbatch... aaahh, e o Cumberbatch, gente!! Que atuação sensacional!! Ah não, olha, prêmio de melhor ator pra mim foi a decepção do Oscar! Podem me chamar do que quiser, mas eu não concordo com essa estatueta aqui!



5. Melhor ator coadjuvante

J.K. Simmons -  Whiplash
Robert Duvall -  The Judge
Ethan Hawke -  Boyhood
Edward Norton -  Birdman
Mark Ruffalo -  Foxcatcher


Comentários: Aqui não há muito para eu comentar. Só vi The Judge, grande dupla em cena aliás, Duvall e Downey Jr., mas filme apenas bom, nada espetacular, e Birdman. Preciso muito ver Whiplash e Boyhood, urgente. Enfim, só posso dizer que o Norton estava um excelente escroto em Birdman, brilhante atuação, e só. Vamos ver quando eu conseguir ver o restante dos filmes daqui.

6. Melhor atriz coadjuvante

Patricia Arquette -  Boyhood
Laura Dern -  Wild
Keira Knightley -  The Imitation Game
Meryl Streep -  Into the Woods
Emma Stone -  Birdman

Comentários: Sério mesmo, gente?? Meryl Streep concorrendo por Into the Woods? Ah vá! Sério mesmo que você colocou essa tranqueira pra concorrer a um Oscar? Isso deveria estar no Framboesa! Eu não vi o filme e nem estou interessado em ver, mas olha, só pelo trailer dele eu já senti o cheiro. Enfim... Pelo menos parece que o bom senso bateu, não vi Boyhood ainda, mas... mas... Into the Woods, cara? Sério mesmo? Nada contra a Streep, acho ela uma ótima atriz quando não se mete em canoa furada, mas... ah, deixa pra lá! Fora isso, a Knightley evoluiu bastante como atriz, como eu disse na minha resenha e espero que melhore sempre, mas ainda não compete, e a Emma Stone... menina linda aquela atriz, que rosto, que olhos! Quase me fez esquecer da minha musa em Birdman, a Naomi Watts. Ótima atuação da Gwen Stacy em um excelente filme. Vamos ver quando eu conferir Boyhood.

7. Melhor roteiro original

Alejandro González Iñárritu e outros -  Birdman
Richard Linklater -  Boyhood
Dan Futterman, E. Max Frye -  Foxcatcher
Wes Anderson, Hugo Guinness -  The Grand Budapest Hotel
Dan Gilroy -  Nightcrawler

Comentários: Nada muito importante a comentar aqui, a não ser uma coisa... estou achando que rolou uma injustiçazinha aí com Nightcrawler. Puta que pariu, o roteiro dele é ferino e o comentário social é poderoso. Me falta ver Boyhood e Foxcatcher aqui, mas sei lá, já tô meio que achando Birdman a escolha óbvia dos caras da academia. Mas tudo bem, foi mesmo um filme incrível.

8. Melhor roteiro adaptado

Graham Moore -  The Imitation Game
Jason Hall -  American Sniper
Paul Thomas Anderson -  Inherent Vice
Anthony McCarten -  The Theory of Everything
Damien Chazelle -  Whiplash

Comentários: Puxa, até que enfim olharam para The Imitation Game! Já estava na hora! Só acho que desta vez, deeesta vez, o filme do Eastwood mereceu mais! Fazer o quê? Eu já me assumi como um Cumberbitch, então posso me livrar da culpa, desta vez para mim o Jason Hall escrevendo para minha inspiração máxima, Clint "fuckin'" Eastwood deveria ter levado essa!

9. Melhor longa de animação

The Boxtrolls
How to Train Your Dragon 2
Song of the Sea
Kaguya-hime no Monogatari

Comentários: Fiquei super feliz de ver que Big Hero 6 da Pixar levou o prêmio! Para mim foi, realmente o melhor filme de animação que vi ano passado. Ótimo roteiro, grandes personagens, drama, aventura, uma moral linda e emocionante, olha, filme sensacional, fechando meu ano de 2014 com chave de ouro! The Boxtrolls ainda não vi, mas quero muito ver, não consegui assistir ano passado. How to Train Your Dragon 2 eu fiz questão de ver no IMAX! Outra animação excelente, para mim a competição deste ano ia ficar mesmo entre ele e Big Hero 6. Enfim, grande acerto do Oscar!

10. Melhor documentário em longa-metragem

Citizenfour
Last Days in Vietnam
Virunga
Finding Vivian Maier
O Sal da Terra

11. Melhor longa estrangeiro

Ida (Polônia)
Leviafan  (Rússia)
Tangerines (Estônia)
Timbuktu (Mauritânia)
Relatos Selvagens  (Argentina)

Comentários: Fiquei meio triste de ver que Leviatã não levou! Eu não vi os outros estrangeiros, mas olha, Leviatã é sensacional, vale a pena assistir!

12. Melhor curta-metragem

The Phone Call
Aya
Boogaloo and Graham
Butter Lamp
Parvaneh

13. Melhor documentário em curta-metragem

Crisis Hotline: Veterans Press 1
Joanna
Our Curse
The Reaper (La Parka)
White Earth

14. Melhor animação em curta-metragem

The Bigger Picture
The Dam Keeper
Me and My Moulton
A Single Life

Comentários: Feast foi o único curta animado que assisti ano passado. Animação bonitinha, passa antes de começar Big Hero 6, tem um cachorro que fica a todo momento tentando comer algo, bem bacaninha, divertida, mas não achei a melhor que a Pixar já fez. Não vi as outras, mas agora fiquei curioso pra ver mesmo se Feast mereceu a estatueta.

15. Melhor canção original

"Glory", por John Legend, Common -  Selma
"Everything is Awesome", por Shawn Patterson, Joshua Bartholomew, Lisa Harriton, The Lonely Island -  Uma Aventura LEGO
"Grateful", por Diane Warren - Beyond the Lights
"I'm Not Going to Miss You", por Glen Campbell - Glen Campbell: I'll Be Me
"Lost Stars", por Gregg Alexander, Danielle Brisebois, Nick Lashley, Nick Southwood -  Mesmo Se Nada Der Certo

Comentários: Tudo que posso dizer aqui é que me dá muito alento de que uma musiquinha sem-vergonha e pegajosa como "Everything is Awesome" ficou sem o prêmio. Eu já não havia gostado muito daquele filme do Lego, pra mim haviam muitas maneiras melhores de fazer algo com aquele universo sem precisar ser um Toy Story / Wreck it Ralph wannabe. A música do Lego pelo menos serve para ofuscar um pouco aquela do Frozen que também já encheu o saco, mas não precisava ser tão genérica. Enfim, bom senso bateu de novo e venceu uma melhorzinha. Mas não é também algo que se diga, nossa, que música essa "Glory" é bem genérica também. Mas novamente, o mercado musical americano anda num constante declínio de qualidade.

16. Melhor fotografia

Emmanuel Lubezki -  Birdman
Robert D. Yeoman -  The Grand Budapest Hotel
Ryszard Lenczewski, Łukasz Żal - Ida
Dick Pope - Mr. Turner
Roger Deakins -  Invincible

Comentários: De fato, a fotografia de Birdman foi muito bonita, e a câmera que segue os personagens e o caráter quase como se fosse uma peça de teatro de take único do filme, sensacional. Mas achei, sinceramente, a fotografia de The Grand Budapest Hotel mais bem feita em termos de detalhes e riqueza de ângulos. Creio que o pessoal do Oscar deve ter considerado o caráter experimental da coisa, que não é também uma novidade de fato, mas no sentido de ousadia. Enfim, no final das contas é bom ver um filme como Birdman recebendo tantos elogios. Ainda preciso ver o filme da Jolie, Invincible.

17. Melhor figurino

Milena Canonero -  The Grand Budapest Hotel
Mark Bridges -  Inherent Vice
Colleen Atwood -  Into the Woods
Anna B. Sheppard, Jane Clive -  Maleficent
Jacqueline Durran -  Mr. Turner

Comentários: Prêmio óbvio esse, convenhamos! Dava pra saber de cara quem iria ganhar!

18. Melhor maquiagem e cabelo

Frances Hannon, Mark Coulier -  The Grand Budapest Hotel
Bill Corso, Dennis Liddiard -  Foxcatcher
Elizabeth Yianni-Georgiou, David White -  Guardians of the Galaxy

Comentários: Como não sou nenhum estilista, nem nada disso, só digo parabéns à equipe de The Grand Budapest Hotel pelo prêmio.

19. Melhor mixagem de som

Whiplash
Invincible

Comentários: Não deu para eu ver Whiplash nem Invincible, mas olha, eu estava apostando todas as minhas fichas de que Interstellar iria leva essa! Se tivesse apostado mesmo...

20. Melhor edição de som

Alan Robert Murray, Bub Asman -  American Sniper 
Martín Hernández, Aaron Glascock -  Birdman
Brent Burge, Jason Canovas -  The Hobbit: The Battle of the Five Armies
Richard King -  Interstellar
Becky Sullivan, Andrew DeCristofaro -  Invincible

Comentários: De novo, pensei que iria dar Interstellar ou The Battle of the Five Armies. Creio que American Sniper tenha se beneficiado pela falta de música de fundo.

21. Melhores efeitos visuais

Captain America: The Winter Soldier
Dawn of the Planet of the Apes
X-Men: Days of Future Past

Comentários: Aqui eu juro que não consegui entender! Achava que filmes como Guardians of the Galaxy e Dawn of the Planet of the Apes tinham tudo pra levar esta categoria. Então foi uma surpresa escolherem Interstellar. Mas eu não estou criticando, aliás, fico feliz que mais um filme do Christopher Nolan esteja no Oscar, e aproveitando o ensejo, penso que só por filmes como The Dark Knight e Inception, filmes sensacionais na minha opinião, o Nolan já teria que ter ganho uns 4 Oscars no mínimo, 2 de melhor filme e dois de melhor diretor. Eu já disse a vocês o meu problema com o Oscar, não é? O fato de o prêmio esnobar muitas produções em detrimento de outras. Pois é. A coisa piora mais ainda se tal diretor já fez algum filme baseado em HQs ou comédias como é o caso do Jim Carrey, aí meu amigo, pode esquecer sua estatueta. Mas como eu disse inicialmente, estou pouco me lixando pra isso. Nolan, continue a fazer os ótimos filmes que sempre fez. E parabéns por mais um prêmio merecido pela sua grande odisseia espacial do ano passado. Não é um Kubrick e nem era pra ser, é um excelente filme ao modo Christopher Nolan.

22. Melhor design de produção

Adam Stockhausen, Anna Pinnock -  The Grand Budapest Hotel
Maria Djurkovic, Tatiana Macdonald -  The Imitation Game
Nathan Crowley, Gary Fettis, Paul Healy -  Interstellar
Dennis Gassner, Anna Pinnock -  Into the Woods
Suzie Davies, Charlotte Watts -  Mr. Turner

Comentários: Aqui eu acho que estava meio óbvio que The Grand Budapest Hotel iria ganhar. O escopo da produção era belíssimo, os cenários e todo aquele visual, realmente impressionante. Outros candidatos como The Imitation Game e Interstellar, por outro lado tiveram também designs belíssimos, destaco aqui o TARS, o robô de Interstellar, eu assistia o filme no cinema e, nas duas vezes que eu vi, eu só ficava pensando que queria um robô daqueles pra mim. Enfim, não vi Mr. Turner e Into the Woods, mas quanto aos outros três, grandes indicações, e qualquer um que ganhasse para mim iria ser justo.

23. Melhor montagem

Whiplash
Boyhood
The Grand Budapest Hotel

Comentários: Como não deu para eu ver Whiplash e Boyhood, então vamos falar dos indicados que não ganharam. Desses, pra mim American Sniper teve a melhor montagem, detalhando com muito cuidado a trajetória do atirador dos Navy Seals.

24. Melhor trilha sonora

Alexandre Desplat -  The Grand Budapest Hotel
Alexandre Desplat -  The Imitation Game
Hans Zimmer -  Interstellar
Gary Yershon -  Mr. Turner
Johann Johannsson -  The Theory of Everything

Comentários: Por fim, a última categoria. Aqui eu achei injusto, houve favoritismo. Eu daria a estatueta fácil, fácil para Hans Zimmer. Não é sua melhor trilha, mas que eu achei a melhor aqui dos indicados, eu achei. Enfim, parabéns a Alexandre Desplat porque seu trabalho foi ótimo também.

---

Isso conclui minhas reflexões sobre os resultados do Oscar, pessoal. Se concordam ou discordam de alguma coisa, escrevam, opinem, mas saibam que para mim, e eu volto a enfatizar, a opinião da academia é tão debatível quanto a minha ou a sua, portanto não tenha medo de dizer que gostou de algo que o Oscar esnobou. Faz parte do jogo. Tenho pouquíssimos filmes na minha coleção que são vencedores de Oscars, e isso é porque não dou bola para estas premiações. Alfred Hitchcock em seu primeiro filme hollywoodiano fez uma ótima obra, Rebecca, de 1940; o pessoal do Oscar esnobou este filme para dar mais prêmios para Gone with the Wind. Eu preferia 10 cópias deste clássico de Hitchcock do que uma do filme de Victor Fleming, que acho bom também, mas enfim, é isso. Agora é esperar os vencedores e indicados ao Framboesa de Ouro para tirarmos um sarro.

Até a próxima!

No comments:

Post a Comment