Thursday, January 30, 2014

FILME: 올드보이 (Oldboy)

Este texto é uma adaptação para o português de minha resenha, originalmente postada no site IMDB. Trata-se do segundo exemplar da famosa Trilogia da Vingança, escrita e dirigida pelo diretor sul-coreano Park Chan-wook.

"Existem poucos filmes na minha imensa lista que conseguem nota 10 / 10. Este é certamente um deles. Eu não consigo parar de assistir meu Blu-Ray, é o tipo de filme que faz você ponderar por dias e dias. Park Chan-Wook dirige aqui a obra-prima de sua carreira.

Belissimamente filmado, incrivelmente dirigido, inteligente, bem roteirizado, com atuações fantásticas, é diferente de tudo que você viu antes. Algumas pessoas podem achar meio doentio ao assistir", até mesmo pela estética kubrickiana de Chan-Wook e seu estilo vagaroso e angustiante, "mas é como um acidente de trem, uma vez que você começa a olhar, não consegue parar, não importa o quanto queira virar a cabeça. Sim, é bem viciante. Te dá sentimentos mistos. Você pode pensar no protagonista como um bastardo doentio, mas ao mesmo tempo você torce por ele por causa de seu confinamento, pelo que ele passou, pelas coisas que ele perdeu na vida.

Esta história, se você realmente parar para pensar por um momento, é a abordagem moderna do conto do Édipo. Aquele tipo de cara que aparentemente não fez coisa alguma de errado, mas ele vem a descobrir que suas ações tiveram consequências maiores e mais terríveis do que ele inicialmente pensou. O tipo de cara que pensou que enganou o destino, que tomou as rédeas de sua vida, mas ele acaba sendo passado para trás por uma força muito maior e, no fim das contas, termina se tornando justamente aquilo que mais odeia.

A ideia é profunda, e ainda, como falei, causa uma mistura de sentimentos. É errado, mas ao mesmo tempo muito divertido, de mentalidade distorcida, mas ao mesmo tempo, deliciosamente insano. E isto é em decorrência do elenco de personagens. Choi Min-Sik se mostra um ator inacreditável aqui, tendo a rara habilidade de transitar de uma atuação séria para abobalhada, de herói para vilão, de sujeito normal para doido varrido em um piscar de olhos.

Tudo no filme tem um sentido e está lá por uma razão, toda ação, toda solução de roteiro, mesmo se você achar sem sentido na primeira olhada, leva a algo e vai te manter atento e em estado de tensão até o clímax final. Após tudo isso, sua primeira ação será voltar ao início e assistir o filme novamente para pegar os fragmentos do filme que pensava que era algo no início e reassistí-los sob uma nova luz.

É uma grande experiência de proporções épicas que eu mais do que  recomendo a qualquer cinéfilo." São 120 minutos de treinamento não-imaginário que podem sim, ser postos a prova.

올드보이 (2003)
Título em português BR: Oldboy
Nota: 10 / 10

Direção: Park Chan-Wook
Produção: Im Seung-yong, Kim Dong-joo
Roteiro: Hwang Jo-yoon, Im Joon-hyeong, Park Chan-wook (sugerido pelo mangá escrito por Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi)
Trilha sonora: Jo Yeong-Wook

Estrelando: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jung

Outros filmes desta cinessérie:
- 친절한 금자씨 (Lady Vingança) (2005)
올드보이 (Oldboy) (2003)
- 복수는 나의 것 (Mr. Vingança) (2002)

Trailer legendado em inglês:

No comments:

Post a Comment