Monday, July 28, 2014

FILME: Mad Max (Mad Max)

Começando hoje a maratona Mad Max, relembrando os três filmes da série com Mel Gibson no papel principal, antes de chegar o quarto filme em 22 de Maio de 2015 com Tom Hardy. Mad Max é uma franquia que surgiu em 1979, a partir do filme australiano independente dirigido pelo diretor estreante George Miller e estreado pelo ator Mel Gibson, que despontava na carreira como a mais nova promessa do cinema mundial. 

Parte 2: The Road Warrior...


O primeiro filme da série é uma produção australiana independente, feita com poucos recursos financeiros e atores completamente desconhecidos na época, incluíndo Gibson, que era uma cara nova no cinema.



Basicamente um filme de vingança, aliás um dos melhores já feitos. Claro, nem George Miller e nem os outros realizadores tinham noção na época da dimensão que a série iria tomar, então temos basicamente três filmes com estéticas e abordagens totalmente diferentes um do outro. O que não difere são os vilões exóticos e a loucura anunciada de Mel Gibson, em seu início de carreira, muito antes da fama e bem longe das controvérsias que se mete hoje, longe de ser persona non grata em Hollywood.

Toecutter, o arqui-vilão do primeiro filme da série

Hoje em dia, Mel é tão azarado, que está difícil ele se engajar em um filme decente, quase ninguém quer trabalhar com ele. Vamos ver se The Expendables 3 pode ser um ressurgimento ou se o cara vai continuar estagnado do jeito que está.

"You should just fucking SMILE and BLOW ME"... tá, OK, mas vê se pelo menos arranca essa barba, energúmeno!

Enfim, filmão de vingança e grande promessa que catapultou uma das sequências mais legais que o cinema já produziu, mas isso fica pra próxima vez. Também apresentou ao mundo, um dos carros mais bacanas que uma franquia de filmes já produziu, o Interceptor.



Ah sim... o final é um dos mais fodas que eu já vi. Lembro de anos atrás vendo esse filme na TV com meu pai e curtindo aos montes. Vale a pena!

Curiosidades:

Você sabia que Mel Gibson não compareceu às audições para o papel de Max que o tornou famoso? Pois é, para quem não sabe, os atores, antes de pegar um papel, comparecem a uma audição para ver se serão apropriados para aquele papel. O que aconteceu foi que Gibson foi junto com um amigo dele que estava audicionando para o papel de Max, mas como o cara tinha acabado de sair de uma briga de bar (eita!) da noite anterior e estava com a cabeça parecendo (segundo ele mesmo)... hã-hãããmm... "uma abóbora preta e azul", disseram a Mel que ele poderia voltar e audicionar em três semanas, porque, segundo a produção disse, "precisamos de malucos". É, conseguiram um...

George Miller conseguiu o dinheiro que teria que usar em sua produção independente através de um trabalho que realizou como médico de emergências.

O filme foi rodado em 12 semanas com a modesta quantia de 350.000 dólares. Uau!

George Miller pagou um motorista de caminhão para passar por cima de uma moto em uma das cenas finais (eu acho que podemos dizer que um louco se entende com outro...), porém, o motorista não queria que nada acontecesse com a carcaça de sua truck. Acabou que a equipe do filme teve que pintar um escudo e instalá-lo para se parecer com a frente da jamanta.

Parte 2: The Road Warrior...

Mad Max (1979)
Título em português BR: Mad Max
Nota: 8 / 10

Direção: George Miller.
Produção: Byron Kennedy, Bill Miller.
Roteiro: James McCausland, George Miller, Byron Kennedy.
Trilha sonora: Brian May

Estrelando: Mel Gibson, Joanne Samuel, Hugh Keays-Byrne, Steve Bisley, Tim Burns, Roger Ward, David Bracks, Mathew Constantine, Jerry Day, Vincent Gil, Jonathan Hardy.

Outros filmes desta cinessérie:
- Mad Max: Fury Road (Mad Max: Estrada da Fúria) (2015)
Mad Max Beyond Thunderdome (Mad Max - Além da Cúpula do Trovão) (1985)
The Road Warrior (Mad Max 2: A Caçada Continua) (1981)
Mad Max (Mad Max) (1979)

Trailer (sem legenda):


No comments:

Post a Comment