Thursday, November 20, 2014

NO CINEMA: The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 (Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1)

Uau... estou de joelhos... Ok, ok, ok... vamos por partes! Quem não curte ler textos longos, que me desculpe, mas tenho que falar. Acabo de assistir Jogos Vorazes - Mockinjay Parte 1. Comecei a acompanhar a série lá em 2012 ainda, lembro de ter entrado no cinema cheio de preconceitos, achando que seria outra daquelas cinesséries voltadas ao público jovem com aquela (falta de) qualidade crepuscular. Nunca li os livros da série, então estou apenas julgando os filmes.

Ao final da sessão saí bastante impressionado e receptivo com a ideia da cinessérie, impressionado principalmente como tratavam do tema do estado totalitário com maturidade e seriedade, sem necessariamente tirar o espetáculo característico das produções de blockbusters. Não havia ainda sido fisgado pela série, mas fiquei bem surpreso com o que vi e decidi acompanhar. Havia a dosagem certa entre espetáculo, desenvolvimento de mundo e de personagens, ironias (ou tapas com luvas de pelica) com os personagens excessivamente coloridos e sorridentes do chamado "Capitólio " no filme, os embates entre vida e morte nas arenas de luta, enfim, uma promissora nova cinessérie que mostrava uma possibilidade de mundo angustiante.

O segundo filme ano passado, Catching Fire, foi o que me fisgou. Inicialmente, quando a continuação começava, parecia seguir de perto a fórmula do primeiro filme, mas aquilo foi somente um artifício para a grande surpresa do twist final que estavam preparando para nós. E a coisa ficou ainda mais bacana e interessante do que já estava no primeiro filme. Os personagens foram ganhando mais vida, mais profundidade, o mundo vai parecendo cada vez mais verossímil e interessante, ao mesmo tempo que te passava aquela sensação amarga de denúncia a todo um sistema governamental que, infelizmente alguns fãs da série entenderam da maneira errada... sério, o que você diz quando ouve gente dizer que gostaria de viver em um mundo daqueles?? Que imbecilidade é essa, criança, me diz? Não é porque eu gosto de uma estória ou personagem que eu necessariamente tenha que querer viajar para ela, se fosse assim eu ficava o tempo todo dizendo que queria morar em Gotham City! Gente, entenda uma coisa, nós que gostamos de estórias, entramos em mundos fictícios para aprendermos algo, tirarmos alguma experiência daquele mundo, ideias que o autor daquele mundo plantou lá, para depois sairmos dele mudados para que possamos mudar a realidade que nos cerca, senão nos tornamos reféns das próprias estórias que gostamos, igual naquele episódio de Além da Imaginação em que a atriz decadente entra no filme projetado na tela porque estava infeliz com o mundo em que vivia, lamento dizer mas não funciona dessa forma, seria muito fácil se funcionasse. Enfim... ignorâncias a parte, um belo segundo filme, que deixou um tremendo cliffhanger (e que cliffhanger!) para esse terceiro de agora.

E a esse terceiro... eu finalmente bato palmas! Foi excelente! Cru, escuro, opressor! O capítulo mais sério e mais gratificante da cinessérie até agora. E que novamente deixa plantado um cliffhanger que deixará a gente com água na boca esperando pela conclusão ano que vem. Mas isso não foi o bastante para os caras... eles tinham que me deixar de joelhos! Após os créditos finais eu já estava bastante animado para assistir a conclusão da saga, o filme já tinha cumprido sua missão, me possuído, olha, você me tem, agora me impressione ano que vem com a conclusão, quando de repente, após o término dos créditos, vem uma sequência que dá o golpe de misericórdia... após ela, não somente a série tem a missão primordial de finalizar bem a estória, mas também a OBRIGAÇÃO de me impressionar, de ser o gran finale para acabar com todos os outros, e é por essa razão que eu digo, último capítulo da saga Jogos Vorazes... NÃO ME DECEPCIONE!!

Observações: Philip Seymour Hoffman fará muita falta e a Jennifer Lawrence é linda!!!!!
LINDA!!!! Meu Deus, que rostinho de anjo!! Que voz!!

The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 (2014)
Título em português BR:
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Nota: 9 / 10

Direção: Francis Lawrence
Produção: Suzanne Collins, Nina Jacobson, Jon Kilik
Roteiro: Peter Craig, Danny Strong, baseado na série de livros de Suzanne Collins
Trilha sonora: James Newton Howard

Estrelando: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore, Jeffrey Wright, Stanley Tucci.

Outros filmes desta cinessérie:
The Hunger Games: Mockingjay - Part 2 (Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2) (2015)
The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 (Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1) (2014)
- The Hunger Games: Catching Fire (Jogos Vorazes: Em Chamas) (2013)
- The Hunger Games (Jogos Vorazes) (2012)

Trailer:

No comments:

Post a Comment