Thursday, October 10, 2013

CD: Made in Japan - Whitesnake

Desde quando o Whitesnake realizou sua passagem pelo Brasil em 2011 com sua turnê conjunta com o Judas Priest, não consigo dissociar mais a memória carinhosa que tenho da banda quando era mais jovem aos momentos maravilhosos e inesquecíveis que David Coverdale e sua trupe proporcionaram ao mero mortal que vos fala. Desde meus 14 anos, a banda tem exercido influência decisiva em minha pessoa, em especial seu frontman, David, esta serpente branca que consegue nos envolver a todo momento com suas explosivas performances carregadas de muita paixão... e Campari.


Enfim, David Coverdale sempre foi um dos meus grandes heróis. Sim, herói, como Batman. Foi ele que me ensinou a fazer cara fechada para cantar o Rock. Ele é o Clint Eastwood no duelo final de The Good, the Bad and the Ugly; ou talvez Ulisses, navegando pelos sete mares e despejando sua fúria contra os soldados Romanos, como na mitologia de Homero. Em suma, uma tremenda inspiração para mim e um verdadeiro ícone do Hard Rock. Nada me impediria de prestigiá-lo na turnê de 2011 e quanto a isso, posso dizer de consciência limpa que não tenho arrependimentos, faria de novo de diversas maneiras diferentes.

O que me leva a este grande lançamento de 2013 que é a apresentação que a banda fez na turnê Japonesa, simbolicamente intitulada Made in Japan... humm... será que David quer reafirmar sua conexão com uma certa ex-banda sua? Enfim, devaneios. Esta não é a questão imediata, o que importa é que a banda nos traz um grande presente na melhor tradição de sua trajetória. Seu Made in Japan evoca toda aquela atmosfera que experimentei no show de São Paulo e da qual guardo com carinho na memória cada momento. E o que mais contribui para este resultado é o pack luxuoso que o grupo Inglês montou, contendo três discos, sendo o primeiro o DVD da apresentação em Saitama, na Saitama Super Arena durante o Loud Park Festival, no dia 15 de Outubro de 2011, o segundo sendo o CD com a trilha sonora do DVD e o terceiro sendo a passagem de som da banda antes do show e versões acústicas para alguns de seus sucessos.

Vamos falar então do primeiro disco, o DVD distribuído pela Frontiers Records. Com um trabalho de primeira categoria e boa produção, o filme documenta com detalhes a passagem da banda pelo oriente trazendo seu show de forma magnífica e extasiante. David grita, se esguela, conversa com o público, toma Campari antes da execução de uma das músicas e mostra a simpatia de sempre, bem como seu esmero vocal, considerando a idade avançada que se encontra. A boa e velha serpente não perde a mão e executa muitos sucessos dos anos 80 e 90 basicamente e suas novas canções dos álbums mais recentes, Good to be Bad e Forevermore. Dedica a música título de seu mais recente disco para todos os fãs e agradece com classe e categoria todos os anos que seus fãs o acompanharam em sua carreira em uma curta, porém apoteótica apresentação com exata marcação de 73 minutos de duração.

Apenas senti falta aqui das músicas da época do Deep Purple que o David vinha executando nas apresentações e que inclusive executou na tour Brasileira, como a dobradinha "Burn/Stormbringer" e a belíssima "Soldier of Fortune" a capela. Uma pena não estarem aqui neste registro Japonês.

O DVD ainda conta com escolha de som 2.0 PCM e 5.1 DOLBY, formato de tela Widescreen 16-9 e extras como fotos de turnê da banda, de David e dois fã vídeos de "Forevermore" e "Steal Your Heart Away", mostrando a preocupação da própria banda em valorizar seu fã.

O CD contendo o áudio deste mesmo concerto apresenta uma boa produção com áudio cristalino e capturando todos os bons momentos da apresentação Japonesa.

É bom também destacar o show à parte da banda, especialmente a grande dupla de guitarristas Reb Beach, que sempre vou lembrar com carinho lá dos tempos de Winger e Dokken e Doug Aldrich, ex-guitarrista do saudoso Dio. Brian Tichy (Foreigner, Billy Idol, Ozzy) também tem seu grande momento para brilhar nas baquetas e demonstra porque foi escolhido para tocar ao lado de David e companhia. Soma-se à formação o baixista Michael Devin (Lynch Mob) e o tecladista convidado Brian Ruedy (Bret Michaels) que também dão show.

O terceiro e último disco deste pack inclui versões acústicas e principalmente passagens de som de algumas músicas da turnê, tornando-se então item indispensável para o fã da banda.

O encarte do pack é luxuoso e conta com uma capa frontal temática bem estilosa, um livreto contendo um pequeno diário de Michael Devin que conta com comentários datados de 15 a 24 de Outubro de 2011, sendo portanto posterior às apresentações ocorridas em São Paulo, cuja data exata, se não me falha a memória foi 10 de Setembro de 2011. e também inclui fotos diversas do show nas cidades Japonesas.

Enfim, resumindo, um lançamento que o fã do Whitesnake não pode de jeito nenhum deixar passar batido. A trilha sonora do show já cansou de rolar no meu carro, ao mesmo tempo que eu vou recordando a magia e os momentos inesquecíveis que meus heróis me proporcionaram naquela simbólica noite no estádio Anhembi. Pena que não saiu um "Made in Brazil", pois para mim foi uma noite histórica, e que ficará marcada para sempre em minha memória. E isso porque eu não falei do show do Judas que aconteceu logo após, mas essa é outra história.

Bom Monsters of Rock para todos com o Whitesnake mais uma vez por aqui em 20 de Outubro vindo trazer sua mágica mais uma vez! E torçamos também para que estes nossos heróis não nos abandonem tão cedo.

Made in Japan - Deluxe Edition - 2 CD/DVD (2013)
(Whitesnake)
Nota: 9 / 10


Setlist e Tracklist do DVD/CD ao vivo:
01. Best Years
02. Give Me All Your Love
03. Love Ain't No Stranger
04. Is This Love
05. Steal Your Heart Away
06. Forevermore
07. Six String Showdown
08. Love Will Set You Free
09. Drum Solo
10. Fool For Your Loving
11. Here I Go Again
12. Still Of The Night

Tracklist do terceiro disco:
Bonus Audio CD "Sound Check" Versions
From the 2011 Japanese Tour.


01. Love Will Set You Free
02. Steal Your Heart Away
03. Fare Thee Well (Live Acoustic Soundcheck)
04. One of These Days (Live Acoustic Soundcheck)
05. Lay Down Your Love
06. Evil Ways
07. Good to Be Bad (Live Acoustic Soundcheck)
08. Tell Me How (Live Acoustic Soundcheck)

Selo: Frontiers Records

Whitesnake é:
David Coverdale: voz
Doug Aldrich: guitarra
Reb Beach: guitarra
Michael Devin: baixo
Timothy Drury: teclados
Brian Tichy: bateria

Discografia anterior:
- Flesh & Blood (2019)
The Purple Album (2015)
Made in Japan (2013)
- Forevermore (2011)
- Good to Be Bad (2008)
- Restless Heart (1997)
- Greatest Hits (1994)
- Slip of the Tongue (1989)
- Whitesnake (1987)
- Slide It In (1984)
- Saints & Sinners (1982)
- Come an' Get It (1981)
- Ready an' Willing (1980)
- Lovehunter (1979)
- Trouble (1978)
- Snakebite (1978)

Website: www.whitesnake.com

No comments:

Post a Comment